[Primeira mota] O que fazer?
#1

DONO

- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: B (a ponderar tirar A)
- Altura: 1,84
- Peso: 75
- Idade: 28
- Pendura (S/N): Apenas quando ganhar confiança na moto
- Será 1ª moto (S/N): Sim

MOTO

- Estilo preferido: Naked
- Custo (em euro): Do que vi novas, no máximo 7.000/8.000 (seria sempre a prestações/crédito)
- Nova/Usada: -

PERCURSO

- Regularidade (diario, semanal, mensal): Diário
- Tipo de estrada: E, AE, IC
- Numero aproximado de KM: 70/80km diários (ida e volta) sem contar com fins de semana

RESUMO:

Boas Motonliners, sempre tive interesse (ou não estava aqui) mas nunca consegui investir. E portanto tenho aqui algumas questões e espero que me consigam ajudar. vou tentar detalhar o máximo possível:

A minha ideia seria trocar o carro por mota e começar a fazer o percurso (que nao é pequeno) para o trabalho. Bagagem para o trabalho é pouca mas é algo que faz falta.
  1. O trajeto (pelo menos nos planos atuais) é entre a Póvoa Sta Iria e Oeiras. Todos os dias (9h/9h30 e 18h30/19h00) algo assim do género.
  2. Um colega de trabalho com percurso similar, aventurou-se logo na primeira moto com uma 700. Algo que também pondero, pelas estradas que iria apanhar. Posto isto, gostava de saber o que recomendam, visto que convém ser algo minimamente confortável e económico qb a ponto de me compensar a troca entre veículos.
  3. Depois da experiência e o à vontade, a ideia seria fazer os percursos de verão e de fim-de-semana com o pendura, nessa mesma mota.
PS: Também gosto das desportivas e das tracers, se bem que prefiro o aspeto naked. E do que aprendi aqui no fórum, assumindo que vou cair nos primeiros tempos, prefiro evitar carenagens  bigsmile
Das poucas reviews que vi (porque ainda nao sei para que lado me virar) gostei da Benelli 752s

Obrigado desde já blink
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#2

Honestamente, nesse estilo e nesse range de valores, diria que tens a vida facilitada. Para mim as motas a considerar: cb650r pela qualidade geral e pelos 4 canecos, MT07 pelo estilo irreverente e a SV650 porque é das melhores motas para iniciar na gama de cilindrada média. Todas na casa dos 7 aos 8k. De salientar que a Honda já tem quickshift de origem e que normalmente até o metem de graça no negócio.
A minha escolha recairia na Honda.
A Benelli peca pela cilindrada. Como tem 754cc paga o dobro de IUC.

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#3

(09-07-2020 às 13:34)afiuza Escreveu:  Das poucas reviews que vi (porque ainda nao sei para que lado me virar) gostei da Benelli 752s

Pelo preço, pelo aspecto e pelo imposto de circulação (que a 752s ultrapassa por uns míseros cc) não iria nunca para a Benelli. Para gamas baixas, nada contra (até tive uma). São motinhas pequenas e baratas. Para gamas médias e valores de venda equiparáveis, mesmo essa tendo equipamento que a concorrência não tem (brembos e jantes e o caraças), não arriscaria.

Obviamente que tenho de sugerir a CB650R. Para primeira mota é uma excelente escolha. Mas acima de tudo é uma questão de gosto, no aspecto e no motor.

[Imagem: images?q=tbn:ANd9GcSBKDKs6yFSsA6jXIrK7LO...Fbu3pya-zl]
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#4

Obrigado pelas dicas malta, realmente parecem ser ótimas motas.

O que me chamou à atenção na benelli foi apenas a comparação à famosa mt-07, que apesar de mais recente, tinha os travões brembo (que considero algo que vá usar muito nos primeiros tempos)

No entanto, avaliando o IUC, essas que sugeriram rondam o mesmo valor?
E consumos? Tinha ideia de conseguir fazer algo de 80€ no máximo por mês (de preferencia menos) - o carro faz cerca de 120€ ou mais...

Posto isto, prefiro sempre marcas japonesas, seja carro ou mota por isso essa Honda parece-me das melhores para já. Todos os modelos da cb650r são recomendáveis ou há algum ano melhorzito?

Agradeço a ajuda, mais feedback é sempre bem-vindo smile
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#5

São motos que andando devagar, não passando muito do meio da gama de rpm, gastam na medida dos 5L/100. Se enrolares mais o punho também gastam em concordância lol. Quanto a IUC, sim, SV, CB e MT estão todas no mesmo patamar.

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#6

(09-07-2020 às 21:41)afiuza Escreveu:  Posto isto, prefiro sempre marcas japonesas, seja carro ou mota por isso essa Honda parece-me das melhores para já. Todos os modelos da cb650r são recomendáveis ou há algum ano melhorzito?

Todos os modelos como? Só há um. tong A mota foi lançada o ano passado e a versão de 2020 nao tem qualquer diferença. Provavelmente por causa da situação do covid, agora estão a ser fabricadas no Japão em vez de na Tailândia.

De consumos é muito aceitável. Tou com quase 7mil km e a média geral andará entre os 5.2-5.5L aos 100 (mas o display marca mais 0.3-0.5L/100 que o consumo real). Nunca fiz um depósito abaixo de 5 e nunca acima de 6.2 (no display), ou seja, a autonomia por depósito ronda tem-me dado entre os 240-280km. Mas claro, depende do ritmo e percurso. Apesar de ser um modelo novo (mesmo tendo por base o da 650F já com uns anos), não se têm verificado problemas de maior, com excepção de algumas braçadeira com alguma ferrugem. Nada de mais. É a melhor opção se não gostares do aspecto ou do motor das mt07/xsr700.

Existem também muitas no mercado de usado com muito poucos km. Gente que não gosta do motor ou é o covid a apertar. Consegues poupar uns bons 500-700€ face a uma nova que, pelo que sei, continuam com uns meses de tempo de espera de encomenda, face ao grande sucesso de vendas que estão a ter.

https://www.olx.pt/anuncio/honda-cb650r-...954e899586

https://www.olx.pt/anuncio/honda-cb650r-...954e899586 (cuidado com esta e os famosos escapes cagalhão - perdão, escorpião) lol

[Imagem: images?q=tbn:ANd9GcSBKDKs6yFSsA6jXIrK7LO...Fbu3pya-zl]
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