[Primeira mota] Mota certa?
#1

DONO

- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: A
- Altura: 172cm
- Peso: 74kg
- Idade: 25 
- Pendura (S/N): Não
- Será 1ª moto (S/N): Sim

MOTO

- Estilo preferido: Desportivas 
- Custo (em euro): 3000~3500€
- Nova/Usada: Usada

PERCURSO

- Regularidade (diario, semanal, mensal): semanal/diario
- Tipo de estrada: AE, via rapidas e serra bigsmile
- Numero aproximado de KM: +/- 50km/dia 

RESUMO:
Já há muito tempo que andava a pensar em tirar a carta de mota e finalmente tive a oportunidade de o fazer.  
Por enquanto não preciso da mota para fazer grandes percursos diários, porque estou em teletrabalho. A minha ideia seria pegar nela, no fim do trabalho e ir praticar bastante nela, dar umas voltas ao fim-de-semana, para quando voltar ao trabalho presencial, deslocar-me de mota com mais confiança. 
De momento estou de olho numa CBR 600f sport, dizem que é uma boa mota e fiável. O preço, pelo que vejo anda à volta dos 3000 a 3500€, não sei se é um preço alto para uma mota de 2001, mas gostava de saber a vossa opinião tanto da mota, como do preço.
Também estou aberto a outras sugestões.  
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#2

Bom, antes de mais, bem-vindo.
Para começar da forma mais assertiva possível, se queres começar com uma desportiva e é primeira mota, desaconselho vivamente a procurares CBR 600, R6, zxr6, GSXR 600, etc.
Se eu fosse a ti, concentrava-me em motos A2 mas verdadeiras A2, como exemplo R3, RC390, zxr300 ou 400, etc.
Com as motas que desaconselhei facilmente te vais encontrar em limites que não estás confortável e vai dar raia muito rápido.
2º ponto, se já estás com ideias de praticar condução desportiva, investe em equipamento condizente! Prepara uns 800€ que já dá para um fato, botas, luvas e capacete de gama de entrada (orçamento em lojas online).
No fim vais fazer o que te der na gana mas pelo menos tens um conselho...
Boas curvas

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#3

(02-03-2022 às 21:44)Bal4av Escreveu:  Bom, antes de mais, bem-vindo.
Para começar da forma mais assertiva possível, se queres começar com uma desportiva e é primeira mota, desaconselho vivamente a procurares CBR 600, R6, zxr6, GSXR 600, etc.
Se eu fosse a ti, concentrava-me em motos A2 mas verdadeiras A2, como exemplo R3, RC390, zxr300 ou 400, etc.
Com as motas que desaconselhei facilmente te vais encontrar em limites que não estás confortável e vai dar raia muito rápido.
2º ponto, se já estás com ideias de praticar condução desportiva, investe em equipamento condizente! Prepara uns 800€ que já dá para um fato, botas, luvas e capacete de gama de entrada (orçamento em lojas online).
No fim vais fazer o que te der na gana mas pelo menos tens um conselho...
Boas curvas

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Obrigado! bigsmile
Eu quando disse que queria praticar, era mais no sentido de ganhar o jeito com a mota, fazer manobras de baixa velocidade etc. 
Não tenciono a andar a alta velocidade em curvas ou em serra, andar rápido seria apenas em AE e com muito cuidado pois tenciono aproveitar a vida de motard durante muitos anos tong 
Em relação as motas que recomendaste, sempre gostei muito da R3, vou procurar algum deal interessante também.
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#4

A R3 e as outras "trezentos" são motas mais permissivas e melhores para aprender. A questão é, se respeitares os teus limites com seriedade, até uma mil pode ser primeira mota. Realisticamente, ninguém sem experiência que pegue numa mil vai saber limites nenhuns!
A CBR 600F é uma excelente moto. Das "seiscentos" é talvez a melhor para aprender. Mas não te enganes, é imensamente rápida! E com isso vem tudo o que é inerente: adrenalina, vontade de puxar e aí os erros podem pagar-se caro!

O problema é que com esse orçamento vais encontrar muitas CBR e nenhuma R3

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#5

O que acho importante, e nessa fase de primeira mota e tesão de querer comprar acaba negligenciado, é não esqueceres que estás a ver motas com ~20 anos. Antecipa teres de comprar pneus (deves confirmar o ano de fabrico dos que vêm na mota, não basta terem piso). E depois é retificadores de corrente, tensores de distribuição, discos e calços e até embraiagem e cabos.
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#6

não esquecer que qualquer 300cc nova (usada mas recente) vem com abs, algumas controlo de tração, etc, o que se traduz numa mota muito mais permissiva a erros comuns nos iniciantes, eu desde que tenho motas com tc conto pelo menos 3 ou 4 situações que muito provavelmente foi o tc que me salvou o coiro, especialmente em chuva é algo importante.

[Imagem: 3a28d74fcda810d6526bb56e69702394.jpg]
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