[Primeira mota] Dúvida em qual comprar
#1

Antes de mais, Olá a todos!
Chamo-me David e é um prazer conhecer-vos a todos.
Acabei à poucos dias de tirar a carta para motos de 125cc como é obvio.
Ando à procura de uma mota mas é aí que tenho bastantes dúvidas e gostava da vossa opinião já que têm muito mais conhecimento do que eu!
Antes de mais, a minha maior dúvida é se devo comprar uma mota a 2 tempos ou a 4 tempos. Toda a gente sabe que as motas 4 tempos são mais fiáveis e consomem menos mas pelo que eu tenho visto na internet (e já tive a oportunidade de sentir) o prazer de conduzir uma 2 tempos ou uma 4 tempos é totalmente diferente! Eu ainda não tenho muita experiência a conduzir motos por isso qual dos 2 tipos acham que era uma mota boa para aprender? Dizem que as 4 tempos são mais seguras mas que com as 2 tempos tornas-te um melhor condutor a longo prazo.
Outro fator que entra em jogo é o consumo. Maior parte das 4 tempos consomem por volta de 3l aos 100km enquanto as 2 tempos é entre 5 e 6l aos 100km. Por dia vou se capaz de fazer por volta de 20kms por isso ao fim de um mês ainda se nota bastante diferença nos gastos da "gasosa"  lol .
De um lado tenho o prazer, velocidade, menos fiabilidade e mais consumo e do outro tenho menos prazer, menos velocidade, mais fiabilidade e menos consumo. Sinceramente estou bastante na dúvida em qual dos 2 lados escolher!!
Já agora digam motas que acham porreiras 125cc tanto 2 tempos como 4 tempos!
Antes de mais, muito obrigado!


Abraço  thumbsup
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#2

Tive umas quantas 125, até chegar a 600cc que tenho.
Todos a 4 tempo, Honda.
A ultima que tive, e já foi aqui em Portugal, foi uma cbf que comprei em segunda mão.
Não tenho nada contra a apontar, ao contrario.
Com relação ao consumo, 1,3 Litros ao cem, e mais nada.
A respeito das de 2 tempos não posso passar a te nada, a não ser que já são coisa do passado.
boa compra.

[Imagem: Qfzl0I1.png]
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#3

Acabaste de tirar a carta de 125 e não fazes a mínima ideia que a tua carta não dá para conduzir a maioria das 125cc 2T ?! lol 

A maioria das 125 2T têm mais de 11kw, cuidado com isso, porque é o mesmo que seres apanhado sem carta, ou com uma 600cc!

Tendo isso em conta eu aconselho mais uma com motor a 4 tempos por várias razões:
- Mais económicas
- Trocar o pistão deixa de fazer parte da manutenção prevista (vá abrir o motor pelo menos)
- Combustível mais barato (pelo menos não leva óleo na gasolina)
- Regra geral as motas 125 com motores 4T são mais modernas. Nem sei se ainda há 125 ou qualquer 2T na gama dos 11kw deste ano.

XJ 600 Diversion Owner!
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#4

Eu acho que existe aqui uma confusão qualquer entre "tempos" e "cilindros"...

[Imagem: zD43YvL.jpg]
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#5

Sim, claro que tenho noção que não posso conduzir muitas motos 125cc 2T. Em princípio vou comprar uma monta em 2ª mão e honestamente adorei a Honda NSR (com 11kw claro!). O problema é mesmo os tópicos que já referi: menos fiabilidade, fazer a mistura, mais consumo e por vezes aquele cheiro a óleo queimado! E aliás é um pouco difícil encontrar motas a 2T que foram bem cuidadas e mantidas..  sad .
O ponto positivo que as 2T têm e que me mete em dúvida é que elas têm aquela "alma" que nenhuma 4T tem.
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#6

Caros amigos,

Um motor convencional 2T veja-se por exemplo o da dtr125 e de origem faz km mais que suficientes para não ter qualquer preocupação com fiabilidade.

Deve-se prestar particular atenção ao óleo mistura, que tem reservatório próprio e dura aproximadamente 750-900km, intervalo superior ao que todos devíamos lubrificar as nossas correntes. Se nunca entornarem e sujarem o frasco nunca sujam as mãos. Já na corrente não costuma ser fácil...

Relativizando esta questão e como não te posso dar um conselho de conduzires uma mota ''sem carta'', tens imensas 125cc 2T no mercado com 11kW no livrete. Mas não compres! lol 

Eu por acaso durante 9 anos andei com motas 'estranguladas' de livrete para as quais não tinha habilitação legal para conduzir caso estivessem deslimitadas. Mas não tomes essa decisão! lol

Várias op stop, nunca nunca tive problemas mesmo com motas bem achanatadas e alteradas, mas tu podes ter um já amanha. Não faças isso! lol


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#7

Guiei uma DTR125 de um aluno meu "limitada"...11kw...yah...pois...com o andamento que ela tinha devia mesmo ter...parecia uma 250...
O moço diz que a mota é fiável, mas o óleo da mistura convém ser bom, o que encarece a coisa...e depois...puxas por ela...bebe que nem uma maluca...

[Imagem: 7STkQ4B.jpg]
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