[Primeira mota] Ajuda na escolha mota 500cc
#1

DONO

- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO:B e A brevemente.
- Altura:175
- Peso:80
- Idade:25
- Pendura (S/N):N
- Será 1ª moto (S/N)confused

MOTO

- Estilo preferido:Cruiser/custom, naked .
- Custo (em euro): 2000€ no máximo.
- Nova/Usada:usada 500 cc no máximo

PERCURSO

- Regularidade (diario, semanal, mensal): diario
- Tipo de estrada: Nacional/cidade/ AE
- Numero aproximado de KM: 10-20 km.

RESUMO:


Será  moto para o dia a dia , e para de vez em quando ir dar uns passeios pelas estradas regionais, ando a ver nas 500cc. De momento estou interessado em uma cb 500, o que sugerem em relação a outro tipo de motas da mesma CC Cruiser/custom?
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#2

Até 2000€ não há muito a dizer no tipo de moto que procuras. CB 500 parece-me a escolha mais acertada. Se o que te preocupa é a cilindrada, deverias ver mais a questão da potência. Aí poderias ir ver uma Suzuki Freewind 650, por exemplo (paga o mesmo de impostos e tem a mesma potência que a CB). Já se arranjam nessa gama de valores e são boas motos. A GS 500 poderá também interessar-te mas experimenta porque a posição de condução não é a mais confortável se for a versão com semi-guiador.

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#3

scorpion7010: 1ª moto e logo uma 500cc, apesar de não ser impossível penso que não seria o mais aconselhado... talvez o mais sensível fosse "estagiares" primeiro numa 125cc ou 250cc... e depois sim dares o salto para uma 500cc ou 600cc... mas tu é que decides, obviamente

com um orçamento até € 2 000 e motos naked/custom a rondar os 500cc tens algumas opções no mercado, como por exemplo:

- Cagiva River 600
- Honda CM400
- Honda Falcon 400
- Honda CB500
- Honda Hornet 600
- Kawasaki EN500
- Kawasaki GPZ 500 N/S
- Suzuki Bandit 400
- Suzuki GS 500 E
- Yamaha XS400
- Yamaha Virago 535
- Yamaha XJ 600 Diversion N/S

as mais fiáveis destes exemplos serão possivelmente as CB500 e GS 500 E; ganhando a Honda em termos de conforto, acabamentos e suavidade, mas é +/- "ela por ela"

cumprimentos

BMW R1150 RT 1130cc-95cv + Yamaha FJ 1100 1097cc-125cv
ex-BMW K 100 RT | Yamaha XJ 600 Diversion S | Suzuki GS 500 E | Suzuki GN 125 | Suzuki AYWR 50 Katana
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#4

Com 2 mil euros estarás sempre muito limitado. Terás de te resignar a motas já com uns bons anos no lombo.

Não quer dizer nada, porém... há motos velhas bastante bem cuidadas, mantidas e em óptimo estado. Mas pensa que encontrar uma também é uma questão de sorte e oportunidade.

Claro que as utilitárias de finais de 90, qualquer uma se enquadra nesse âmbito... à CB500, adiciona a XJ600, a GS 500, a ER-5, a GSF600 (ou até a 400 se conseguires alguma em bom estado) ou ainda a NTV650.
Apesar de não falares delas, tenta ver alguma sport-tourer... as GSXF600/650 também poderão ser boa opção. Ou até mesmo uma mais rara GPZ500.

Em relação a "ferros", nas pianolas tens as XV 250 e 535, ou as posteriores Dragstar 650. Na frangaria, as Shadow 600 ou um pouco abaixo, as Rebel 250. Nos teares, as Marauder 250 e na marca hortícola, uma (para mim) das mais interessantes, a EN500 (que tem o mesmo motor da GPZ). Mas por norma, as cruiser, mesmo que antigas, estão estupidamente sobrevalorizadas por cá.

Agora, vê o que mais gostas, pesquisa (muito) e faz umas quantas visitas, para encontrares a tua futura menina.

[Imagem: zX4Kq81.png]

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#5

(06-08-2020 às 15:54)vitorino Escreveu:  scorpion7010: 1ª moto e logo uma 500cc, apesar de não ser impossível penso que não seria o mais aconselhado... talvez o mais sensível fosse "estagiares" primeiro numa 125cc ou 250cc... e depois sim dares o salto para uma 500cc ou 600cc... mas tu é que decides, obviamente

com um orçamento até € 2 000 e motos naked/custom a rondar os 500cc tens algumas opções no mercado, como por exemplo:

- Cagiva River 600
- Honda CM400
- Honda Falcon 400
- Honda CB500
- Honda Hornet 600
- Kawasaki EN500
- Kawasaki GPZ 500 N/S
- Suzuki Bandit 400
- Suzuki GS 500 E
- Yamaha XS400
- Yamaha Virago 535
- Yamaha XJ 600 Diversion N/S

as mais fiáveis destes exemplos serão possivelmente as CB500 e GS 500 E; ganhando a Honda em termos de conforto, acabamentos e suavidade, mas é +/- "ela por ela"

cumprimentos

Boas

Não consigo concordar com a questão de que deves começar com uma 125 ou uma 250, a não ser que queiras mudar de moto 6 meses depois. Eu comecei com uma 650 e não tive qualquer problema pela cilindrada.

Mas lá está são opiniões...

bjs
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#6

"As opiniões são como as vaginas: cada um tem a sua e quem quiser dá-la, dá-la.
- Dra. Ruth Remédios
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#7

Boa tarde,

Desde já agradeço imenso as vossas opiniões, no entanto as únicas motas que me agradam até ao momento são estas:

Yamaha Virago 535- preços demasiado altos para a idade da mota 3000+ existe alguma alternativa, outro  modelo etc?
suzuki gs 500- ja se encontram por 1000-1500 com facilidade.
cb 500- 1500-2500 € a minha favorita até agora.


Quais são os componentes que levam mais desgaste e que merecem atenção quando se compra motas usadas com esta idade/km?
Que equipamentos vocês  recomendam  capacete/luvas?

Cumprimentos
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#8

(12-08-2020 às 13:53)gonzas Escreveu:  "As opiniões são como as vaginas: cada um tem a sua e quem quiser dá-la, dá-la.
- Dra. Ruth Remédios

Não podia estar mais de acordo blink

bjs
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#9

(13-08-2020 às 14:24)scorpion7010 Escreveu:  Boa tarde,

Desde já agradeço imenso as vossas opiniões, no entanto as únicas motas que me agradam até ao momento são estas:

Yamaha Virago 535- preços demasiado altos para a idade da mota 3000+ existe alguma alternativa, outro  modelo etc?
suzuki gs 500- ja se encontram por 1000-1500 com facilidade.
cb 500- 1500-2500 € a minha favorita até agora.


Quais são os componentes que levam mais desgaste e que merecem atenção quando se compra motas usadas com esta idade/km?
Que equipamentos vocês  recomendam  capacete/luvas?

Cumprimentos

todas bicilíndricas; 1 é custom/chopper (V-Twin); as outras 2 são utilitárias (I2)- as posições de condução, maneabilidade, praticalidade e conforto são diferentes

Virago 535:

+ veio de transmissão que te irá poupar €€€ na troca do kit de distribuição da GS/CB500 a cada 20 000 km
+ estilo diferenciador, muito personalizável
+ ronco do motor V-Twin

- pneu traseiro de 15" acoplado a dois amortecedores clássicos perdes no conforto para o rabo e costas
- tambor traseiro é q.b.
- a mais pesada e consumidora das 3

CB500:

+ a mais potente, veloz e com mais binário das 3
+ imagem de marca
+ qualidade de construcção

- dois amortecedores traseiros clássicos, embora ajustáveis
- por ter refrigeração líquida tem um pouco de manutenção acrescida €€
- a 2ª que consome mais a seguir à Virago 535

GS 500:

+ avanços,quadro duplo-berço e caixa de 6 vincam a personalidade desportiva
+ a mais económica das 3
+ forquilha e mono-amortecedor traseiro ajustável em 7 posições

- perde em velocidade de ponta e binário para CB500
- a 2ª mais pesada, a seguir à Virago
- menos qualidade de construcção que a CB500

------------------------Virago 535-----------CB500--------------------GS500
motor-------------------2 cilindros em "V"---2 cilindros em linha-----2 cilindros em linha
potência----------------44cv @ 7 500 rpm-----58cv @ 9 500 rpm---------45cv @ 9 200 rpm
binário-----------------43 Nm @ 6 000 rpm----47 Nm @ 8 000 rpm--------39 Nm @ 7 600 rpm
refreigeração-----------ar-------------------líquida------------------ar
caixa-------------------5 velocidades--------6 velocidades------------6 velocidades
amortecedor traseiro----2 amortecedores------2 amortecedores----------mono-amortecedor ajustável
travão frontal/traseiro-mono-disco + tambor--mono-disco + mono-disco--mono-disco + mono-disco
pneu frontal/traseiro---19" + 15"------------17" + 17"----------------17" + 17"
peso em seco------------182 kg---------------170 kg-------------------173 kg
depósito----------------13.5 L---------------18 L---------------------17 L
consumo médio-----------5.68 L/100 km--------5.52 L/100 km------------4.9 L/100 km
velocidade média--------159 km/h-------------186 km/h-----------------162 km/h

se estiveres indeciso entre a CB500 e a GS500 nada como marcares test-drives com elas (2 diferentes de cada, por exemplo) para veres de qual gostas mais

tenta procurar motos com boa aparência, poucos kms, poucas alterações estéticas (que podem esconder anteriores quedas), manutenção registada, já com o kit de transmissão e pneus mudados, e de resto o habitual: motor, embraiagem e caixa, rigidez do conjunto, verificar folgas, historial de donos nos seguros/IMT, etc.

boas curvas

BMW R1150 RT 1130cc-95cv + Yamaha FJ 1100 1097cc-125cv
ex-BMW K 100 RT | Yamaha XJ 600 Diversion S | Suzuki GS 500 E | Suzuki GN 125 | Suzuki AYWR 50 Katana
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#10

Equipamento depende do orçamento e do que vais fazer. Por exemplo, se sabes que não vais andar à chuva mas vais andar de inverno sem chuva, aconselho um casaco allweather, umas luvas de verão e umas de inverno. A juntar a isto um passa montanhas para o inverno.

Como equipamento mesmo base. No que descrevi gastas a partir dos 250€ e depois é até onde a carteira te levar.

Investimentos a considerar antes de alterações na mota, calças e botas.

Claro que podíamos entrar aqui no ramo das loucuras e dizer que deves também comprar fato mono peça para os track days e curvas de fim de semana na serra, mas acredito que o orçamento seja comedido, tal como o é para a moto.

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