Primeira Mota
#1

DONO

- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: A
- Altura: 1,80
- Peso: 76kg
- Idade: 42 anos
- Pendura (S/N): Não
- Será 1ª moto (S/N): Sim

MOTO

- Estilo preferido: Naked (correção) / Sport Turing
- Custo (em euro): 4000€
- Nova/Usada: Indiferente

PERCURSO

- Regularidade (diario, semanal, mensal): 2x por semana / talvez ao fim de semana também
- Tipo de estrada: AE e Cidade
- Numero aproximado de KM: 100km

RESUMO:

Bom dia, acabei de tirar a carta A, estou indeciso entre algumas motas, por exemplo a XJ6 Diversion, CB600F, ER-6F, GSF 650, pelo que a malta amiga diz, o problema das motas antigas (2009 até 2016 +/-), mesmo com poucos quilometros vão começar a dar problemas, por causa da idade, acredito que seja verdade visto que é como os carros lolol tubagens e afins acabam sempre por dar o "berro" ao fim de alguns anos, mas depois, depende sempre do tratamento que o dono lhes dá.
Gosto bastante das motos Sport Turing, porque acabam por dar alguma proteção contra o vento, as naked também gosto bastante, visto que aprendi a conduzir numa CB600F a carburador e...fiquei apaixonado lol mas lá está, sendo a primeira mota que andei lolol às vezes pode dar chatices lol mas também pelo que a malta diz, as motas são compradas com a "paixão" e não com a "razão" lolol

O que me aconselham?
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#2

É verdade que motas com mais anos podem levar a alguns problemas relacionados com a idade, mas se foram cuidadas, não deverá ser um grande problema. Aqui a questão é encontrar uma em bom estado e realmente cuidada. Porque ter poucos quilómetros é sempre de duvidar... Ou não as usavam e não é o melhor, ou são martelados...

Se queres fazer alguns passeios as sport-touring ajudam pela protecção que tem, e as de média cilindrada costumam mexer-se bem. Os modelos que falas não estão mal, talvez tentaria ir para uma que não seja muito pesada. Principalmente mano início até ganhar prática, o peso em manobras a baixa velocidade é tramado.

Por preços não te consigo ajudar porque não estou ao dia de como está, mas em Portugal é costume estar bastante inflacionado. Como suponho não tenhas muita experiência com motas, talvez o melhor é comprar em stand, não é garantia de não ser enganado, mas pelo menos tens garantia e a lei que sempre dará alguma segurança.
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#3

(11-12-2024 às 21:22)michelfpinto Escreveu:  É verdade que motas com mais anos podem levar a alguns problemas relacionados com a idade, mas se foram cuidadas, não deverá ser um grande problema. Aqui a questão é encontrar uma em bom estado e realmente cuidada. Porque ter poucos quilómetros é sempre de duvidar... Ou não as usavam e não é o melhor, ou são martelados...

Se queres fazer alguns passeios as sport-touring ajudam pela protecção que tem, e as de média cilindrada costumam mexer-se bem. Os modelos que falas não estão mal, talvez tentaria ir para uma que não seja muito pesada. Principalmente mano início até ganhar prática, o peso em manobras a baixa velocidade é tramado.

Por preços não te consigo ajudar porque não estou ao dia de como está, mas em Portugal é costume estar bastante inflacionado. Como suponho não tenhas muita experiência com motas, talvez o melhor é comprar em stand, não é garantia de não ser enganado, mas pelo menos tens garantia e a lei que sempre dará alguma segurança.

A Er-6f é uma sport-touring e até acho bastante bonita, quero ver se consigo ir testar alguma.
Pois, apesar de ter tirado a carta numa cb600f e até achei um peso porreiro, não achei mto pesada, mas é verdade, já com os carros é a mesma coisa, se a mota apesar dos quilómetros for sempre bem tratada, pode fazer muitos e bons quilómetros.
A minha primeira opção é mesmo stand, também por causa da garantia e também por ter um cartão oferta para gastar.
Obrigado pela ajuda Michelfpinto !
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#4

As Kawasaki no geral não são de dar chatices, e a ER-6F é uma boa escola, tem o suficiente para que possas divertir-te e fazer umas voltinhas maiores sem morrer de tédio. Se encontras uma em bom estado e preço razoável, é uma boa opção. blink
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#5

Por 4 mil euros, mais coisa menos coisa, já consegues comprar uma BMW F800ST (tive uma). Uma sport-tourer bastante equilibrada, diferente, muito bem equipada, bastante económica, polivalente, tanto fazes com ela commuting, como viagens maiores, com prestações já bem interessantes. E com a vantagem de ter correia de transmissão, que descarta a necessidade de manutenções regulares e tem maior durabilidade.

https://www.olx.pt/d/anuncio/bmw-f800-sp...Itvls.html

https://www.olx.pt/d/anuncio/bmw-f-800-st-IDIkBaZ.html

https://www.olx.pt/d/anuncio/bmw-f800st-...IxoFd.html

https://www.olx.pt/d/anuncio/bmw-f800st-...IsD7W.html

[Imagem: QKmafvp.png]
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#6

Isso não ha uma quantidade de anos específicos para darem problemas. Até uma mota com 5/6 anos vai dar se for mal cuidada. Agora, lógico que uma mota com 20 anos poderá requer um olhar mais atento por ter mais idade do que uma com 5 anos. No entanto, encontrar uma mota dos anos 90 em bastante bom estado pode ser difícil, mas se achares uma, provavelmente a longo termo até pode e dar menos problemas se tiver sido bem mantida e porque? Porque não tem tecnologia praticamente nenhuma para avariar, especialmente se for a carburador.

Espreita também a Suzuki SV. Mexe se bastante bem e não é especialmente cara.
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#7

(12-12-2024 às 18:32)michelfpinto Escreveu:  As Kawasaki no geral não são de dar chatices, e a ER-6F é uma boa escola, tem o suficiente para que possas divertir-te e fazer umas voltinhas maiores sem morrer de tédio. Se encontras uma em bom estado e preço razoável, é uma boa opção. blink

Obrigado pela opinião blink já adicionei aqui algumas que encontrei no OLX, ver se ficam para venda até o próximo mês, pq ai já tenho o € "completo" para poder comprar tong
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#8

(13-12-2024 às 16:19)carlos-kb Escreveu:  Por 4 mil euros, mais coisa menos coisa, já consegues comprar uma BMW F800ST (tive uma). Uma sport-tourer bastante equilibrada, diferente, muito bem equipada, bastante económica, polivalente, tanto fazes com ela commuting, como viagens maiores, com prestações já bem interessantes. E com a vantagem de ter correia de transmissão, que descarta a necessidade de manutenções regulares e tem maior durabilidade.

https://www.olx.pt/d/anuncio/bmw-f800-sp...Itvls.html

https://www.olx.pt/d/anuncio/bmw-f-800-st-IDIkBaZ.html

https://www.olx.pt/d/anuncio/bmw-f800st-...IxoFd.html

https://www.olx.pt/d/anuncio/bmw-f800st-...IsD7W.html

Desde já obrigado pela opinião blink
Conheço algumas pessoas que têm BMW e avisaram-me que a manutenção é cara, sendo que, aqui perto de mim não tenho ninguém que mexa em BMW sad por isso é que não fui à procura de umas, disseram-me para escolher também consuante tenha mecânicos na minha zona que mexam nessas marcas, que não é o caso de BMW.
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#9

(14-12-2024 às 21:41)Nfilipe Escreveu:  Isso não ha uma quantidade de anos específicos para darem problemas. Até uma mota com 5/6 anos vai dar se for mal cuidada. Agora, lógico que uma mota com 20 anos poderá requer um olhar mais atento por ter mais idade do que uma com 5 anos. No entanto, encontrar uma mota dos anos 90 em bastante bom estado pode ser difícil, mas se achares uma, provavelmente a longo termo até pode e dar menos problemas se tiver sido bem mantida e porque? Porque não tem tecnologia praticamente nenhuma para avariar, especialmente se for a carburador.

Espreita também a Suzuki SV. Mexe se bastante bem e não é especialmente cara.

Antes de mais, obrigado pela opinião blink
Sim, verdade, o mesmo se passa com os carros, os carros novos são dão chatices...e sei bem o que isso é, nomeadamente FAP´s e afins...tristeza lolol
Também já tenho a SV aqui nos meus favoritos para em janeiro ir ver se ainda estão para venda blink
Obrigado mais uma vez
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