Pressão dos pneus
#1

Boa noite.

Procuro opiniões do pessoal mais experiente sobre a pressão dos pneus da minha CBF 600sa.

Tenho montados uns Battlax BT-021  120/70 ZR17M/C (58W) à frente e BT-023  160/60 ZR17M/C (69W) atrás e segundo apurei, devem ter respetivamente 2.5 e 2.9 bar de pressão.

Desde que a tenho nunca verifiquei o nível dos mesmos, até ontem. Sei que o devia ter feito muito antes e muito mais frequentemente, mas como de nada serve bater no ceguinho, saltemos esse sermão do Santo António aos peixes.

Como dizia, ontem fui verificar os níveis e senti que os pneus levaram muito ar até atingir esses valores especificados. Depois disso senti a condução muito diferente. Mais medo e mais insegurança, que pode ser derivada da não habituação a esta pressão. A moto "saltava" bem mais devido às irregularidades do piso da estrada e claro que fui sempre com muito cuidado para tentar perceber os seus limites. A pressão foi colocada com os pneus frios.

A minha pergunta, no fundo é se isto é normal, se já sentiram algo do género, se devo ficar preocupado e que conselhos têm. Embora não sentisse a mota fugir ao curvar, não sou propriamente um exemplo porque contínuo muito medricas na abordagem das mesmas.

Obrigado a todos pela possível contribuição.

[Imagem: zD43YvL.jpg]
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#2

Se for essa a pressão recomendada pelo fabricante da mota, acho que deves comprovar a pressão noutro local. O comportamento estranho da mota, pode ser por apenas estar diferente do que estarias habituado e sentes falta de segurança.

E não esqueças que deve ser sempre com ar comprimido e não com aquelas bombas de pé ou semelhantes.

verificar a pressão dos pneus regularmente, alem da segurança, faz-te poupar dinheiro em pneus.
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#3

OS Bridgestone no geral são pneus rijos o que faz com que se sinta mais as irregularidades do piso, os Michelin por exemplo são mais simpáticos. Se eles estavam baixos é normal que sintas agora a diferença, mas se tem a pressão correta é essa que deves manter. Podes verificar noutro local como referiu o ClaXav só para teres uma "segunda opinião", mas diria que isso está relacionado com a habituação de andares com os pneus mais vazios.

As minhas máquinas (e ex):
Kawasaki Versys 1000 / KTM 1290 Super Duke GT
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]

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#4

KOK posso baralhar a coisa?

Compra uma boa bomba de pé e um manómetro de medição.
O Claudio esquece-se que a bomba de pé comprime o ar de igual modo que os compresores, com a diferença de que é a broa!

Mede sempre com o mesmo manometro para nao haver confusões.
Sempre com o pneus frios.
Sempre com as pressões recomendadas pelo fabricante.


Ja agora, essas sensações de rigidez são normais, dado de que boa parte das sensações eram absorvidas pelo pneus. Mas pensa que ganhaste agilidade e retiraste 80kg de peso sa mota.
Sem esse peso e acrescimo de agilidade já te podes começar a deitar nas curvas!

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#5

(21-09-2015 às 21:26)Mr_Kok Escreveu:  Procuro opiniões do pessoal mais experiente sobre a pressão dos pneus da minha CBF 600sa.

Então não é bem comigo mas segue bitaite na mesma... blink

(21-09-2015 às 21:26)Mr_Kok Escreveu:  Como dizia, ontem fui verificar os níveis e senti que os pneus levaram muito ar até atingir esses valores especificados. Depois disso senti a condução muito diferente. Mais medo e mais insegurança, que pode ser derivada da não habituação a esta pressão. A moto "saltava" bem mais devido às irregularidades do piso da estrada e claro que fui sempre com muito cuidado para tentar perceber os seus limites. A pressão foi colocada com os pneus frios.

Com os pneus na pressão correcta, que é a mesma dos teus embora eu tenha uns (120/70-ZR17) e (180/55-ZR17) já que a minha CB é um nadinha mais "larga de ombros"  blink, sinto a mota "mais leve" tanto em andamento normal, a direito, como e aqui bem mais perceptível, a mudar de direcção. Quando estão um pouco abaixo da pressão parece que fica ligeiramente mais "pastelona" tanto a andar como, e especialmente, a mudar de direcção.

Aliás, hoje em dia, basta-me subir a rampa da garagem para perceber imediatamente se tenho de parar na bomba mais próxima para umas bombadas extra ou posso seguir viagem sem mais. blink

[Imagem: wrong-bike.jpg]
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#6

Noobie e isso tudo não é um problema de estanquidade!
O responsável por isso é uma coisa chamada ciclos de temperatura! Se andares todos os dias com a mota não é tão frequente a necessidade de ver a pressão dos pneus.
Alem disso, este problema deve-se em parte ao sistema tubless.
Nas rodas de camara não é tão evidente.

I just don't run with the crowd!

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#7

Obrigado a todos pelo feedback.

Vou então a outra estação de serviço confirmar isso. E se se mantiver, vou "apalpando" terreno até me habituar melhor à nova pressão. Mas é verdade que a senti mais leve... Não a quero é leve demais.

LoneRider, à velocidade média que costumo andar, se me deitar mais nas curvas, adormeço.

[Imagem: zD43YvL.jpg]
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#8

Onde encho os meus pneus, nas bombas, na maior parte o indicador diz-me antes de começar a encher a quanto está a pressão inicial. Da próxima vez, toma atenção a isso já que o tempo que demora a encher pode ser por ou os pneus estarem com pressão a menos ou porque a bomba não debita muito ar.

No entanto, devo dizer que tens sorte ao teres escolhidos os Bridgstones. Os Michelins são bem mais sensíveis a pressões, e em pouco mais de uma semana pode perder 0,2 a 0,5 Bar. Pelo menos nos meus eram assim.

Quanto à sensação, é normal. Estavas habituado ao comportamento com o pneu na pressão errada e agora vais ter que te habituar a andar na pressão correcta.
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#9

Também tentei reparar nisso da possível pressão anterior, mas não indicou.
Creio que a da BP dá isso.
Vou tentar. Obrigado

[Imagem: zD43YvL.jpg]
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#10

(21-09-2015 às 23:10)LoneRider Escreveu:  Noobie e isso tudo não é um problema de estanquidade!
O responsável por isso é uma coisa chamada ciclos de temperatura! Se andares todos os dias com a mota não é tão frequente a necessidade de ver a pressão dos pneus.

Pois!... Realmente até poderá ser isso... ou não!  Já que o par anterior não perdia tanto ar nas mesmas condições.  blink

[Imagem: wrong-bike.jpg]
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