Mensagens: 1,646
Tópicos: 26
Registado: 9/2016
Mota: VFR800X Localização: Sobral de Monte Agraço
11-10-2017 às 16:20 (Mensagem modificada pela última vez: 11-10-2017 às 16:21 por
LWillow.)
Pessoal , não tenho uma ideia bem formada sobre o assunto, por isso.... digam lá de vossa justiça :
É desaconselhável e traz efeitos negativos , ou é 'tranquilo' e 'sem stresses' , colocar pneus diferentes (mas com 'pisos idênticos ' ou parecidos ) á frente e atrás ?
Tenho instalados um par de Metzeler Tourance Next, mas o pneu traseiro está a acabar enquanto o dianteiro está 'a meio' . Tencionava comprar um Pirelli Angel GT para trás . Há 'crise' ??
Mensagens: 5,923
Tópicos: 248
Registado: 2/2015
Ouvi dizer que isso pode provocar impotência sexual, e em casos mais graves pode ser até acompanhado de situações extremas de incontinência!
Se fosse a ti tinha cuidado...
Mensagens: 12,907
Tópicos: 216
Registado: 4/2015
Mota: Maria das Curvas, Dorothy, Artax e BabieKa Localização: Zaragoza
Eu não aconselho.
Porquê?
A ideia que tenho, baseada na minha experiencia e no que tambem já ouvi por aí, é que os pneus passam por um processo de produção base, que e diferente de marca para marca, que confere as carcaças maior ou meno rigidez. Ora um pneu vai interactuar contigo atravez da suspenção e do chassis, e essa interactuação é assimilada por ti. Se as carcaças são diferentes, a sensação que tenho é que essa interacção é poluida, como se fosse a de uma radio que por algum motivo nunca consegue estar bem sintonizado (dificil de explicar). Isso traduz-se em confiança e parace que a mota não esta fina de todo, algo encaixa mal.
Por isso, tento sempre por pneus do mesmo fabricante.
Legalmente é permitido e já ouvi que isso não se trata de uma mesquinhice minha!
Experimenta e depois diz de tua senteça!
Mensagens: 13,481
Tópicos: 237
Registado: 11/2014
Localização: Lisboa
11-10-2017 às 17:00 (Mensagem modificada pela última vez: 28-04-2018 às 09:47 por
carlos-kb.)
Opinião sobre isso.... é como as pilas... cada um tem a sua.... e pior.... cada um defende a sua como a melhor.
Há quem diga que, embora não sendo do mesmo modelo frente/trás, que é bom pelo menos os pneus serem do mesmo fabricante.. Porque o desenho das carcaças é idêntico, porque os processos de fabrico e os vários compostos derivam das mesmas "famílias", porque foram optimizados para o mesmo tipo de andamento, etc., etc.
Mas nem sempre é possível, por motivos vários ter o mesmo jogo para a frente e trás.
Da parte que me toca... e em mais de 25 anos disto das duas rodas, já montei pneus do mesmo jogo em ambos os rodados... como também montei modelos e marcas diferentes à frente e atrás. E se queres que te diga, nunca achei senti reacções negativas ou estranhas que comprometessem de sobre-maneira o comportamento da moto.
Óbvio que cada modelo de pneu é vocacionado para um tipo de uso específico e sobretudo, o comportamento em diferentes tipos de piso e condições atmosféricas, pode variar muito. Daí que embora não sendo do mesmo jogo, tem todo o sentido que penses sempre em meter algo mais ou menos equiparado, em termos de uso, para que as reacções a cada momento, não sejam totalmente díspares.
Acho mais grave um(ns) pneu(s) deformado(s) e em mau estado (ainda que do mesmo jogo), que ter duas unidades de marca e/ ou modelo diferentes, mas em bom estado.
Olha agora, por exemplo... na Pégasus tenho montado atrás um Pilot Road 4 GT e um BT016 na frente. Tenho noção que é um "casamento" estranho, ainda que até agora e no uso que tenho dado, não tenha comprometido de todo.
Mas são os pneus que ela trazia e por agora, até dar cabo deles (especialmente o da frente, que já não falta muito), vão-se manter. Depois logo pensarei em meter algo mais coerente com o sapato que ela tem atrás, que esse sim, é o apropriado para ela.
Mensagens: 1,323
Tópicos: 73
Registado: 11/2014
11-10-2017 às 17:07 (Mensagem modificada pela última vez: 11-10-2017 às 17:08 por
n00b1e.)
(11-10-2017 às 16:20)LWillow Escreveu: Pessoal , não tenho uma ideia bem formada sobre o assunto, por isso.... digam lá de vossa justiça :
É desaconselhável e traz efeitos negativos , ou é 'tranquilo' e 'sem stresses' , colocar pneus diferentes (mas com 'pisos idênticos ' ou parecidos ) á frente e atrás ?
Tenho instalados um par de Metzeler Tourance Next, mas o pneu traseiro está a acabar enquanto o dianteiro está 'a meio' . Tencionava comprar um Pirelli Angel GT para trás . Há 'crise' ??
Uso pneus diferentes para a frente e traseira, embora do mesmo fabricante, e não vejo/sinto qq inconveniente. Antes pelo contrario.
Mas já agora... Um GT para a Crossrunner? Tencionas engordá-la para o Natal?
Mensagens: 3,316
Tópicos: 76
Registado: 11/2014
Mota: Mito/Scrambler/R1200S
Pneus diferentes afecta o comportamento da moto.
É indiscutível. Até mesmo com pneus do mesmo "modelo" gerações diferentes pode acontecer.
E algumas combinações podem afectar mais do que outras.
Só que... a borracha é cara!
E dependemos dessa preciosidade para somar quilómetros.
Logo... desde que se tenha consciência e adapte a condução de forma adequada, não vejo problema.
Mensagens: 1,646
Tópicos: 26
Registado: 9/2016
Mota: VFR800X Localização: Sobral de Monte Agraço
11-10-2017 às 18:24 (Mensagem modificada pela última vez: 11-10-2017 às 18:26 por
LWillow.)
(11-10-2017 às 17:07)n00b1e Escreveu: Uso pneus diferentes para a frente e traseira, embora do mesmo fabricante, e não vejo/sinto qq inconveniente. Antes pelo contrario.
Mas já agora... Um GT para a Crossrunner? Tencionas engordá-la para o Natal?
Quero experimentar este modelo de pneu (Pirelli Angel GT ) , só tenho ouvido dizer maravilhas acerca do grip e conforto de condução (embora se desgastem mais rápido que os actuais Metzeler Tourance Next ) e no fórum internacional da CR há bué de gajos a trocar para os Angel GT e a dizerem que já não querem outra coisa.
Mas 'prontos' , já vi que não vale a pena 'inventar' , vou substituir o de trás por um igual e só depois meto então o par dos Angel GT .
Thanks for the comments !
Mensagens: 2,312
Tópicos: 30
Registado: 12/2014
Mota: Yamaha Localização: Beira Interior
Boas;
Concordo plenamente com o que o Dfelix ecreveu e também já andei com borrachas diferentes em cada uma das rodas pelos mesmos motivos.
A principal questão aqui prende-se com o uso que pretendes dar à moto, se queres uma moto com pneus "semi-trail" para andar em pisos degradados ou queres uma moto mais apurada dinamicamente.
Numa moto como a tua, preferia andar com Pirelli Angel ST. Quando gastares o dianteiro substitui por um do mesmo modelo que tens atrás.
Mensagens: 1,646
Tópicos: 26
Registado: 9/2016
Mota: VFR800X Localização: Sobral de Monte Agraço
(11-10-2017 às 19:10)Johnny_1056 Escreveu: Numa moto como a tua, preferia andar com Pirelli Angel ST. Quando gastares o dianteiro substitui por um do mesmo modelo que tens atrás.
Pirelli Angel ST ? Até são mais baratos que os Angel GT , mas não tenho qualquer feedback acerca deles . Vou 'imbestigar' !
Mensagens: 5,854
Tópicos: 82
Registado: 11/2014
Mota: Suzettes... Localização: Portugal
Tão simples como calçares uns ténis adidas no pé esquerdo, uns LA Trainers, e no pé direito calça uns NIKE qualquer coisa.... Como achas que te vais sentir?
Mesmo assim... Não ligo muito a isso... É recorrente usar pneus diferentes em cada roda, excepto quando tem de levar os dois em simultâneo, nesse caso monto um jogo do mesmo modelo.