Piscas LED
#1

Bem, vamos lá ver se alguém me dá uma explicação e já agora sugestão para corrigir o problema!

Comprei uns piscas LED para substituir os originais da minha XJ600 Diversion. Para além de os originais serem enormes, estavam com a parte de plástico preta estalada. Ora primeiro problema quando da montagem, nos da frente tudo normal, excepção feita depois à intermitência, quando montei os traseiros, deixava de piscar, ficava fixo. Numa primeira fase deixei apenas os da frente em LED e os traseiros de origem até vir o relé para corrigir aquilo. Hoje fui montar o relé e a intermitência ficou no ponto!

Lá vou eu de testar a montar os traseiros e aqui é que surge o problema principal! Depois de ligados os piscas traseiros, quando ligo o pisca para qualquer um dos lados, eles piscam os dois. Na frente, tudo normal!

Que raio se pode passar ali? É normal? Terá a ver com a mota, pelo tipo de instalação que tem e por ser de uma era em que nem se sonhava com a utilização deste tipo de equipamento?
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#2

Como se costuma dizer... essa mota está com uma brasa qualquer...

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#3

Luis quantas ligações tem o relé de origem e o relé que compraste?

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#4

As ligações por baixo do plástico ficaram bem feitas? Com a ordem correcta?
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#5

Normal a alternância dos piscas estar estranho. A resistência eléctrica de um led não tem nada a ver com uma lâmpada.

Mas normalmente tem apenas a ver com a velocidade, algo que com a ligação de uma resistência em linha resolve esse problema.

Agora o ligar e o nao ligar etc já não sei.
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#6

Certifica-te que tens os cabos ligados correctamente, a minha XJ veio com uns piscas em Led manhosos que mal se viam, voltei a colocar os originais e num dos piscas tinha os fios trocados e fez a mesma coisa...os da frente funcionavam, mas os de trás não desmonta e volta a montar...mesmo que funcionem, verifica o funcionamento dos 4 piscas, se estiverem mal, mesmo que funcionem individualmente, através do botão tb não funcionam.
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#7

(06-04-2017 às 22:15)nelsonajm Escreveu:  Como se costuma dizer... essa mota está com uma brasa qualquer...

Enquanto a brasa não pegar fogo... menos mal smile

(07-04-2017 às 01:00)LoneRider Escreveu:  Luis quantas ligações tem o relé de origem e o relé que compraste?

No caso o relé que comprei é de 2 bornes, o de origem é de 3.
Este é o de origem
[Imagem: s0MaH7x.jpg]
[Imagem: et3g3tE.jpg]
Este é o que comprei
[Imagem: HJQ50423143A_20150423012344761.JPG]

O que me tinham dito é que o de dois pinos servia perfeitamente porque o 3ºpino fazia serviço para motas que tivessem a função de 4piscas. Coisa que a Diversion não tem.

A questão é que já com o relé de origem quando tentei montar os 2 traseiros ficavam os dois acesos, não piscavam, pensava eu que fosse por causa do relé, mas já ficavam os dois acesos. Coisa que pensei que fosse por causa do relé também ou algo do género. Mas no caso na frente só pisca um para cada lado conforme deve acontecer, seja com os piscas traseiros originais, seja com os traseiros de LED. Daí a minha estranheza.

(07-04-2017 às 09:42)OFFICER Escreveu:  As ligações por baixo do plástico ficaram bem feitas? Com a ordem correcta?

Sim, por aí não há dúvidas. Desliguei um lado de cada e liguei o de led também um de cada vez já para não haver confusões. Inclusivamente para o caso de haver problemas de polaridades, testei de uma forma e de outra.

(07-04-2017 às 09:48)mr_trecolareco Escreveu:  Normal a alternância dos piscas estar estranho. A resistência eléctrica de um led não tem nada a ver com uma lâmpada.

Mas normalmente tem apenas a ver com a velocidade, algo que com a ligação de uma resistência em linha resolve esse problema.

Agora o ligar e o nao ligar etc já não sei.

Exacto. E no caso da intermitência, ao ligar o relé novo, a intermitência voltou ao normal.

(07-04-2017 às 10:15)pneves33 Escreveu:  Certifica-te que tens os cabos ligados correctamente, a minha XJ veio com uns piscas em Led manhosos que mal se viam, voltei a colocar os originais e num dos piscas tinha os fios trocados e fez a mesma coisa...os da frente funcionavam, mas os de trás não desmonta e volta a montar...mesmo que funcionem, verifica o funcionamento dos 4 piscas, se estiverem mal, mesmo que funcionem individualmente, através do botão tb não funcionam.

No caso, neste momento a mota está com os piscas frontais já de LED e os traseiros ainda de origem, e o relé para LED. E o funcionamento está normal. Ao trocar os traseiros para LED, acaba-se o funcionamento normal. Na frente continua tudo bem, os traseiros piscam ao mesmo tempo. Volto a colocar os originais atrás... e volta tudo ao normal!
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#8

Entretanto lembrei-me de uma coisa que nem tinha posto em questão. Poderá ser algum dos piscas que estou a montar atrás que esteja com problema? Do tipo de interiormente alguma das soldas estar a meter corrente na massa e ele fechar o circuito por outro lado? Faz algum sentido que isto possa acontecer e provocar este comportamento? Ainda tenho de fazer esse teste, ligar um de cada vez e de forma alternada a ver se é apenas um deles que provoca o problema. E se for ainda faço se calhar o teste de o montar na frente na vez de um dos que lá está para ver se o problema se transfere para a frente. Nem sequer tinha colocado a hipotese de ser o pisca que não esteja em condições. Mas é estranho que possa ser a instalação electrica da mota!
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#9

Tão mais fácil usar piscas normais... ou trocares a mota por uma Suzette... eh eh

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#10

Tanto quanto sei, em algumas motas há que fazer mais algumas alterações para além da mudança do relay. Pode ser necessário aplicar resistências nas ligações aos piscas, já que os leds precisam de menos potência que as luzes normais.

Também há quem mencione que o simples facto de desligar a luz do indicador de piscas resolve o problema - luz "não led" no mesmo circuito,
que afeta o comportamento dos piscas.
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