07-03-2019 às 23:29
(Mensagem modificada pela última vez: 07-03-2019 às 23:32 por marco.clara.)
Desta feita e para variar um pouco relativamente às personalidades do motociclismo que se destacaram mais por andar de mota, chegou a altura de falar também daqueles que foram responsáveis pela evolução no desenho e construção das mesmas. E neste panorama, seria impossível não falar em... Tadao Baba.
Fonte: Wikipedia
Citar:Tadao Baba é um engenheiro de motas japonês aposentado, o criador original da Honda FireBlade.
Carreira
Baba ingressou na Honda Motorcycles a partir do liceu, em 1962, aos 18 anos - a empresa tinha apenas 14 anos de idade. Trabalhando na secção de máquinas, ele fez cárteres e cabeçotes para as Honda CB72 e Honda CB77. Aos 20 anos, Baba mudou-se para o departamento de R&D da Honda, onde passou o resto de sua carreira até se aposentar em 2004. Ele continuou a trabalhar como consultor até 2009.
Controlo Total
No final dos anos 80, as motas desportivas eram muito rápidas, com revistas classificando-as pela sua velocidade máxima. Para abrigar um motor de 1000cc, as motas ficaram pesadas, enquanto para garantir a estabilidade das motas em alta velocidade, o chassis ficou mais longo. O resultado foi uma série de motos rápidas, que não funcionavam nas curvas. Baba afirma isso como a razão que o inspirou a desenhar a FireBlade:
"Foi em 1989 e eu estava andando com um grupo de engenheiros da Honda em algumas das máquinas dos concorrentes. Havia uma Suzuki GSX-R1100, uma Yamaha FZR1000 e a nossa própria Honda CBR1000F. Eu estava pensando: "Como podem ser chamadas de motas desportivas quando são tão grandes e pesadas?" Elas não mereciam esse nome."
Baba começou a desenvolver um novo conceito em motas desportivas sob o título "Controle Total", baseado nos fundamentos da diversão de pilotar, fácil de controlar.
A primeira moto desenvolvida sob o Controle Total foi a Honda CBR750RR em torno de um motor de 750cc, mas a Honda já tinha a Honda VFR nesse segmento; a ideia de desenvolver a moto no mercado das 1000cc também foi descartada, com a já existente Honda CBR1000F . Em vez disso, Baba propôs desenvolver o Controle Total em torno das dimensões do chassis de um 750, usando o mesmo motor de base, mas com um aumento no curso para criar um motor de 893cc, mantendo-o mais próximo e competitivo com as 1000cc existentes.
Depois de conquistar a equipa da Honda Marketing, que estava céptica sobre a criação de uma nova classe de motas, a nova classe de 900cc foi criada com uma mota de todos os fabricantes do mundo. Isso criou um risco de marketing, mas também uma vantagem tecnológica, caso a classe descolasse. O resultado do FireBlade original em 1992 no mercado, que era 90 libras (41 kg) mais leve do que o concorrente mais próximo, foi que ele vendeu tantas unidades capturando as vendas da tourer e das atuais gamas de motas desportivas. Isto resultou no facto de a concorrência não ter recuperado até a Yamaha ter criado a R1 1000cc mais leve em 1998, o que criou a moderna categoria Supersports de 1000cc.
Vida Pessoal
Casado, Baba tem uma reputação entre os pilotos de teste da Honda e os jornalistas como um fumador que muitas vezes destrói as suas motas, embora ele afirme que só bateu com quatro FireBlades.
Fonte: Wikipedia