[Personalidades do Motociclismo] Tadao Baba
#1

Desta feita e para variar um pouco relativamente às personalidades do motociclismo que se destacaram mais por andar de mota, chegou a altura de falar também daqueles que foram responsáveis pela evolução no desenho e construção das mesmas. E neste panorama, seria impossível não falar em... Tadao Baba.

Citar:Tadao Baba é um engenheiro de motas japonês aposentado, o criador original da Honda FireBlade.

[Imagem: tadao-baba-fireblade.jpg]

Carreira
Baba ingressou na Honda Motorcycles a partir do liceu, em 1962, aos 18 anos - a empresa tinha apenas 14 anos de idade. Trabalhando na secção de máquinas, ele fez cárteres e cabeçotes para as Honda CB72 e Honda CB77. Aos 20 anos, Baba mudou-se para o departamento de R&D da Honda, onde passou o resto de sua carreira até se aposentar em 2004. Ele continuou a trabalhar como consultor até 2009.

Controlo Total
No final dos anos 80, as motas desportivas eram muito rápidas, com revistas classificando-as pela sua velocidade máxima. Para abrigar um motor de 1000cc, as motas ficaram pesadas, enquanto para garantir a estabilidade das motas em alta velocidade, o chassis ficou mais longo. O resultado foi uma série de motos rápidas, que não funcionavam nas curvas. Baba afirma isso como a razão que o inspirou a desenhar a FireBlade:

"Foi em 1989 e eu estava andando com um grupo de engenheiros da Honda em algumas das máquinas dos concorrentes. Havia uma Suzuki GSX-R1100, uma Yamaha FZR1000 e a nossa própria Honda CBR1000F. Eu estava pensando: "Como podem ser chamadas de motas desportivas quando são tão grandes e pesadas?" Elas não mereciam esse nome."

[Imagem: C0qe1FlVIAAEiV8.jpg]

Baba começou a desenvolver um novo conceito em motas desportivas sob o título "Controle Total", baseado nos fundamentos da diversão de pilotar, fácil de controlar.

A primeira moto desenvolvida sob o Controle Total foi a Honda CBR750RR em torno de um motor de 750cc, mas a Honda já tinha a Honda VFR nesse segmento; a ideia de desenvolver a moto no mercado das 1000cc também foi descartada, com a já existente Honda CBR1000F . Em vez disso, Baba propôs desenvolver o Controle Total em torno das dimensões do chassis de um 750, usando o mesmo motor de base, mas com um aumento no curso para criar um motor de 893cc, mantendo-o mais próximo e competitivo com as 1000cc existentes.

[Imagem: baba.jpg]

Depois de conquistar a equipa da Honda Marketing, que estava céptica sobre a criação de uma nova classe de motas, a nova classe de 900cc foi criada com uma mota de todos os fabricantes do mundo. Isso criou um risco de marketing, mas também uma vantagem tecnológica, caso a classe descolasse. O resultado do FireBlade original em 1992 no mercado, que era 90 libras (41 kg) mais leve do que o concorrente mais próximo, foi que ele vendeu tantas unidades capturando as vendas da tourer e das atuais gamas de motas desportivas. Isto resultou no facto de a concorrência não ter recuperado até a Yamaha ter criado a R1 1000cc mais leve em 1998, o que criou a moderna categoria Supersports de 1000cc.

[Imagem: tadao-baba-cbr900rr-2-1.jpg?ssl=1]

Vida Pessoal
Casado, Baba tem uma reputação entre os pilotos de teste da Honda e os jornalistas como um fumador que muitas vezes destrói as suas motas, embora ele afirme que só bateu com quatro FireBlades.

[Imagem: Tadao-Baba-copie-950x632.png]

Fonte: Wikipedia

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#2

Boas;
Aqui está um personagem que eu muito admiro que infelizmente está ligado a uma marca que pouco me diz. smile
O Tadao Baba é um Senhor!!
O homem que não hesitava em discutir com o Soichiro Honda e só desistia quando levava a sua avante.

A parte da Hurrucane 750 é mentira!! Essa moto surgiu como "Plano B" após o rotundo falhanço que foi a anterior série VF. Com receio que a VFR não fosse aceite pelo mercado, foi decidido avançar com um modelo alternativo. Apenas produziram poucas centenas de motos que acabaram por ser consumidas no mercado doméstico.

Como curiosidade deixo dois factos ligados à famosa CBR 900:
- todas as motos concebidas pelo Tadao Baba, o "B" de FireBlade é maiúsculo;
- a sua última CBR tinha colectores de titânio que ele exigiu porque sem ele saber houve ordens expressas da direcção para usar materiais mais pesados obrigando a moto a ficar mais pesada do que ele a tinha concebido.


Outra curiosidade, após a sua merecida reforma dedicou-se à colecção de caças japoneses da 2ª Guerra Mundial, que de acordo com a sua opinião é o único tipo de máquina que o consegue entusiasmar mais que as moto.
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