07-10-2022 às 15:00
Apesar de alemã, até ter sido um dos maiores fabricantes de motos, em meados do sec. XX, célebre pelos seus motores "boxer", rivalizando com a "conterrânea" BMW e chegando a fornecer o exercito germânico nos tempos conturbados da 1ª metade do século... no imaginário "tuga" , não as podemos dissociar porém de alguns construtores nacionais de motorizadas, para os quais a Zundapp produziu, forneceu e mais tarde até cedeu direitos de produção para motores 2t de baixa cilindrada.
Pois as Zundapp, estão de regresso... E não são dessas... nem das "outras"... são das chinocas, agora! .
Como já acontece com tantas outras marcas, é "ressuscitada" (como não poderia deixar de ser,) pela mão dos chineses e (re)apresenta-se em solo germânico, na Intermot.
Também à semelhança dessas outras, é de produção chinesa mas com branding europeu... que esta coisa do marketing e ter "os bois com o devido nome", é fundamental para ajudar a vender. Tal como imagem... afinal, qualquer semelhança com a Multistrada, não será certamente mera coincidência.
___________________________________________________________
Intermot 2022, Zündapp ZXA Adventure 500: A leste tudo de novo
By Redação on 6 Outubro, 2022
Num dos pavilhões da Intermot em Colónia, está em destaque a nova Zündapp ZXA Adventure 500 (530 TT). Este renascimento do fabricante alemão tem por base uma unidade motriz chinesa de 500cc já amplamente utilizada.
As feiras sempre reservam surpresas. Este ano, na Intermot de Colónia, que está a decorrer até ao próximo dia 9 de outubro, está exposta uma nova trail que leva um nome emblemático, bem conhecido dos portugueses: Zündapp.
A nova Zündapp não é fabricada na Alemanha. O fabricante de motos alemão – ou mais precisamente bávaro – fechou os portões da sua fábrica em 1984. Ainda assim, os direitos de marca e da maquinaria foram para a China. Desde 2017, novas motos foram oferecidas novamente sob o nome Zündapp, também, e especialmente, na Alemanha. A sede da Zündapp Vertriebsgesellschaft é em Munique. A gama de produtos também inclui bicicletas e a empresa Karcher de Birkenfeld está envolvida na venda das motos.
A nova ZXA Adventure 500 apresentada na Intermot 2022, parece à primeira vista seguir as pisadas da Ducati Multistrada – e isso provavelmente é intencional. Como os outros modelos atuais da Zundapp, esta nova 500 também é produzido na China.
Por detrás da sua carenagem pontiaguda, esconde-se um motor biciclindrico em linha de 476 cc arrefecido a água, muito utilizado em motos de origem chinesa ou de marcas europeias mas cujo fabrico provém desta região. Os representantes no local não nos disseram se era uma base de Gaokin, Loncin ou outra. Da mesma forma, o nome da moto não parecia bem definido: 530 TT, ZXA 500… Resumidamente, ainda a mesma base mecânica inspirada no motor da Honda CB500F, alojada num quadro convencionail em aço.
Este aventureira ostenta um conjunto completo de malas, jantes de 17 polegadas e está equipada com pneus de terra… e estão a pedir por ela na Alemanha 7.499 euros.
O equipamento é moderno, a apresentação está em sintonia com os tempos, mas a relação entre a marca Zündapp e esta trail capaz de receber a certificação A2 é, no mínimo abstrata.
FONTE
Pois as Zundapp, estão de regresso... E não são dessas... nem das "outras"... são das chinocas, agora! .
Como já acontece com tantas outras marcas, é "ressuscitada" (como não poderia deixar de ser,) pela mão dos chineses e (re)apresenta-se em solo germânico, na Intermot.
Também à semelhança dessas outras, é de produção chinesa mas com branding europeu... que esta coisa do marketing e ter "os bois com o devido nome", é fundamental para ajudar a vender. Tal como imagem... afinal, qualquer semelhança com a Multistrada, não será certamente mera coincidência.
___________________________________________________________
Intermot 2022, Zündapp ZXA Adventure 500: A leste tudo de novo
By Redação on 6 Outubro, 2022
Num dos pavilhões da Intermot em Colónia, está em destaque a nova Zündapp ZXA Adventure 500 (530 TT). Este renascimento do fabricante alemão tem por base uma unidade motriz chinesa de 500cc já amplamente utilizada.
As feiras sempre reservam surpresas. Este ano, na Intermot de Colónia, que está a decorrer até ao próximo dia 9 de outubro, está exposta uma nova trail que leva um nome emblemático, bem conhecido dos portugueses: Zündapp.
A nova Zündapp não é fabricada na Alemanha. O fabricante de motos alemão – ou mais precisamente bávaro – fechou os portões da sua fábrica em 1984. Ainda assim, os direitos de marca e da maquinaria foram para a China. Desde 2017, novas motos foram oferecidas novamente sob o nome Zündapp, também, e especialmente, na Alemanha. A sede da Zündapp Vertriebsgesellschaft é em Munique. A gama de produtos também inclui bicicletas e a empresa Karcher de Birkenfeld está envolvida na venda das motos.
A nova ZXA Adventure 500 apresentada na Intermot 2022, parece à primeira vista seguir as pisadas da Ducati Multistrada – e isso provavelmente é intencional. Como os outros modelos atuais da Zundapp, esta nova 500 também é produzido na China.
Por detrás da sua carenagem pontiaguda, esconde-se um motor biciclindrico em linha de 476 cc arrefecido a água, muito utilizado em motos de origem chinesa ou de marcas europeias mas cujo fabrico provém desta região. Os representantes no local não nos disseram se era uma base de Gaokin, Loncin ou outra. Da mesma forma, o nome da moto não parecia bem definido: 530 TT, ZXA 500… Resumidamente, ainda a mesma base mecânica inspirada no motor da Honda CB500F, alojada num quadro convencionail em aço.
Este aventureira ostenta um conjunto completo de malas, jantes de 17 polegadas e está equipada com pneus de terra… e estão a pedir por ela na Alemanha 7.499 euros.
O equipamento é moderno, a apresentação está em sintonia com os tempos, mas a relação entre a marca Zündapp e esta trail capaz de receber a certificação A2 é, no mínimo abstrata.
FONTE