[Mota seguinte] A seguir à primeira moto
#1

DONO

- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: A1
- Altura: 180 cm
- Peso: 70 kg
- Idade: 26
- Pendura (S/N): Sim
- Será 1ª moto (S/N): Não

MOTO

- Estilo preferido: Scooter 125cc
- Custo (em euro): até 3000€
- Nova/Usada: Preferencialmente nova

PERCURSO

- Regularidade (diario, semanal, mensal): Deslocações diárias.
- Tipo de estrada: Todo tipo de estrada de cidades e estradas nacionais.
- Numero aproximado de KM: cerca de 25 km diários

RESUMO:

Tenho uma scooter SYM Orbit 50 cc há cerca de 10 anos mas pretendo fazer o upgrade para uma scooter 125cc. Apesar da scooter ser para utilização diária em cidade (maioritariamente sem pendura), ao fim de semana pretendo dar uns passeios maiores com pendura (como ir até à praia +/- 35 km de distância). Será maioritariamente para andar em estradas nacionais, contudo, poderei necessitar de utilizar vias rápidas / auto estradas dentro da cidade.
Não pretendo mota para elevadas velocidades, dou preferência ao design, à funcionalidade e ao conforto (para mim e para a minha pendura). Para já, gostei da Peugeot Django 125cc e da SYM Fiddle III 125cc. Também gostei da Vespa Primavera ou da GTS mas estão fora do orçamento... Não sou grande fã do design de scooters como a Piaggio Medley ou a Honda SH, nem das super scooters, como a PCX...

Obrigado pela ajuda!
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#2

Boas

Se dás preferencia a funcionalidade e conforto diria que ficas bem servido com uma Medley ou mesmo uma Tweet ou Django da Peugeot.

A tweet é confortável pelo que tive oportunidade de conduzir, a Medley não conheço pessoal/ mas dizem ter bastante espaço de carga. Existe aqui um user Carlospira que tem uma já com 60/70 mil kms que te pode falar mais sobre a mesma.

Boa sorte
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#3

Yamaha NMAX 125...mas não tem de ser 125cc podes sempre ir ver uma de 3 rodas tipo piaggio mp3 300cc...

A PCX não é de todo uma superscooter...se ainda dissesses a Forza 125...
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#4

Buscas algo com funcionalidade e estilo....
Salvo o fenómeno Vespa (por causa da carga histórica) , nem sempre a funcionalidade é amiga do estilo.

Por isso eliminas precisamente as scutres mais funcionais das tuas preferências.

Tens algum impedimento físico, psicológico, emocional ou económico que elimine a possibilidade de tirar a carta de mota?
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#5

Muito obrigado pelas respostas!

Tirar a carta A não é tanto do meu interesse, pois além de ter de pagar a carta, os custos das motos (uma 300cc eventualmente) também seria superior.
Efectivamente, estou mais numa de apostar num estilo mais "retro", principalmente modelos em que o banco é largo e confortável.

A NMAX 125 cc é já um estilo mais desportivo que não aprecio muito. Desse género, acho que preferia a SYM Jet 14 mas continua a gostar mais da Django...
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#6

LML Star 125 Automatic. Relativamente ao aspeto é "cópia" das Vespa PX 125 mas novas. Tecnologicamente não são tão evoluídas quanto as que referes (Django e cenas) mas tem o cheiro a vespa (com caril).

Não sei é se é indicado para vias rápidas ou usar com pendura, já que tem uma potência de 9cv e velocidade máxima de 92km/h (segundo o site da LML pt).

[Imagem: 125-4t-aguacate.png]
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#7

Obrigado a todos pelas respostas smile
Entretanto, estou a ponderar abdicar um pouco do design para ganhar na funcionalidade. Tenho visto com outros olhos a SH 125i ou até mesmo a Vision 110. Nota-se muita diferença entre elas em termos de desempenho?
No entanto, a roda da frente grande e fina não me transmitiste muita confiança na estabilidade da mota, não será melhor a roda mais pequena e espessa?
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#8

Ora bem...

A SH (Scoopy) é em quase todas os campos a melhor opção. Mais bem construída, melhores acabamentos e um motor que a faz ser das mais vendidas nas metrópoles com mais motos por mil habitantes (Barcelona e Roma).

Uma scutre com jante pequena é muito mais compacta, o que deixa mais espaço para os tarecos. No entanto, comparadas com as scutres de jante grande, são algo menos ágeis tem um curso de suspensões mais curto e tendem a não gostar de pisos irregulares.
É aqui que encontras a maior diferença entre as duas.
Uma scutre de roda plana é algo mais confortável porque o conjunto rodas/suspensões é mais eficiente em terrenos irregulares. Existe mais altura livre ao solo (não é a mesma coisa que altura do assento). É verdade que o met-in é mais pequeno que noutras scutres, mas tem estrado plano!
Isso permite por exemplo, levar para casa um saco de 50kg de batatas sem grandes problemas mantendo o centro de gravidade da mota baixo.

Os pneus finos existem por dois motivos.
Tornam a mota mais ágil e precisa e diminuem o atrito economizando em combustível.
Se te aperceberes, nas motas a menor cilindrada mais fino é o pneu e menor diámetro da jante, mais grosso é o pneu.

Boa sorte! V
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#9

Como o Lone te disse, a Sh acaba por ser a opção muito usada nas grandes cidades europeias devido a ter jante 14 se não me engano, uma scooter mais capaz de atalhar por caminhos de electricos, passeios e piso irregular que por exemplo uma pcx não consegue ou por vezes falha e pode ir ao encontro do empedrado e teres de comprar ou retocar tupperwares...

Por isso, a ser a escolhida, é uma boa escolha na planópia dos aspiradores thumbsup
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#10

Jante 17 Pedro, jante 17!blink
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