Matrícula Roubada - O Que Fazer?
#1

Ontem foi dia de sair tarde e, não me tendo apercebido disso antes do regresso a casa, hoje de manhã quando cheguei à garagem reparei que a mota tinha a traseira "mais leve". Faltava a matrícula. Os riscos associados ao roubo de uma matrícula envolvem, entre outros, a sua utilização noutras motos para furto, abastecimento de combustível sem o respetivo pagamento ou passagem indevida em portagens e pórticos. Como tal, não é uma situação a encarar de ânimo leve, porque muito provavelmente dará muita chatice no futuro.

Fica aqui então o que pode ser considerado um guia sobre o que fazer no caso de nos roubarem a matrícula da "burra":

1. Dirigi-me à esquadra mais próxima para apresentar queixa (na realidade, dirigi-me a duas, já que na primeira deram-me um tempo de espera de duas horas). A queixa pode ser apresentada numa esquadra da PSP, GNR, ou também online via Queixa Eletrónica. Esta última opção não é muito interessante, porque depois a queixa tem de ser validada presencialmente (numa esquadra ou serviço do SEF) ou através do serviço ViaCTT. O importante, no final, é ficarmos com cópia do respetivo auto da ocorrência para os fins que forem posteriormente necessários.

2. Contactei a Via Verde, primeiro através do número de apoio ao cliente (707 500 900) onde me deram a indicação de que poderia enviar cópia do auto por e-mail para o endereço cliente@viaverde.pt. Pelo menos assim já ficam informados do sucedido, o que pode ser benéfico na resolução de possíveis situações futuras em que a matrícula possa ser utilizada para passar indevidamente em portagens ou pórticos.

3. Contactei a minha mediadora, que me indicou que a nível de seguro não é necessário fazer qualquer tipo de comunicação ou notificação.

Ultrapassada a fase mais burocrática da coisa, foi tempo de procurar um local onde se façam matrículas, e de preferência que não levem uma semana a entregá-las. Uma possibilidade é recorrer a uma daquelas lojas de consertos rápidos que existem em qualquer shopping. No meu caso tentei em duas lojas da Botaminuto, mas na primeira não faziam as matrículas na hora, e na segunda tentaram mas não conseguiram... Posto isto fui ter com quem sabe realmente do assunto. Dirigi-me à Matricauto, loja especializada em matrículas, na Av. Óscar Monteiro Torres, próximo do Campo Pequeno, onde me deram a matrícula em menos de 5 minutos. Para tal basta apenas fazerem-se acompanhar do DUA (quer serve não só para ver a matrícula mas também para comprovar a propriedade da viatura de forma a minimizar cenários ilícitos). Paguei 8 euros.

Resta partilhar que no meio do azar, tive um pormenor de sorte, que foi o facto de há uma semana atrás ter encomendado o suporte de origem para a matrícula, que em boa hora chegou hoje, podendo assim substituir o suporte adaptado que foi partido durante o processo de "subtração" da matrícula da minha "alemã de sotaque italiano".
Responder
#2

Tópico útil, clap , pena a situação que a ocasionou redeye
Responder
#3

Antes de mais obrigado pelo guia informativo...Marco, tens um azar do caraças, não sei o que se passa, mas não te invejo dead

Ex Suzuki GS500
Ex Yamaha YZF600R - Thundercat
Ex Yamaha R1
Suzuki GSX-R 750
Responder
#4

Caramba marco, tens andado numa maré de azar! Raios que ele nunca mais vai embora. disapointed E obrigado pelas explicações, são muito uteis. Espero que mais ninguém precise, mas a precisar pelo menos já sabe o que fazer.

As minhas máquinas (e ex):
Kawasaki Versys 1000 / KTM 1290 Super Duke GT
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]

Responder
#5

Tópico muito útil.

E já fizeste o que era necessário neste caso.

Honda CX 400 '83 Eurosport
Responder
#6

Resta dizer que facilmente se manda fazer matriculas sem apresentar o DUA ou qualquer outro tipo de documento.

Já mandei fazer duas e nunca me pediram nada.

Se calhar ela caiu e tu não te apercebeste, tenta fazer o mesmo caminho que fizeste nesse dia.
Responder
#7

Clavax, mas olha que há legislação para isso, e exige documentos na mão. Provavelmente se conheceres a pessoa ou pertenceres uma oficina eles facilitem...

Marco, que se resolva tudo pelo melhor e que não Voltes a saber da tua matrícula antiga!

Nesta altura está um gajo a forrar o interior da garagem a matrículas de mota, qual troféu! Ou isso ou fazia-lhe falta uma bandeja :P
Responder
#8

(12-03-2016 às 00:41)ClaXav Escreveu:  Resta dizer que facilmente se manda fazer matriculas sem apresentar o DUA ou qualquer outro tipo de documento.

Confirmo. Podia ter feito num local onde não me pediram nada.
Responder
#9

Pensa que podem querer roubar-te a mota....

















































....as peças! what disapointed

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#10

Ui... o que será a seguir? Os espelhos? lol
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)