Iniciação ao detalhe
#1

Boas!
Deixei um post com umas dúvidas no forum Detalhe.net que vou postar aqui, caso alguém me consiga ajudar smile

Citar:Boas!
Como disse no meu tópico de apresentação, nunca fiz detailing em nada, vou iniciar-me agora.
Tenho andado a ler no forum para tentar perceber qual o mínimo essencial, e quanto dinheiro teria que gastar inicialmente.

Pelo "manual de detalhe", cheguei a isto:
- Claybar? (qual, que tipo, que gramagem?)
- Sonax Gloss Shampoo
- Einszett Ultra Paint Polish
- Grojet 2000
- Einszett Proline Nº4 Glanz Wax
+-30€ tudo

e além disto:
- luva de lã de ovelha
- 1/2 panos microfibra
- 2 baldes

O tratamento seria para ser feito numa mota. Tanto quanto sei nunca foi detalhada, e a pintura está intacta, apesar de não estar tratada.
Tem algumas partes baças, como se dá para ver aqui no depósito (bem como uns riscos brancos ao de leve no mesmo. Darão para tirar?)
[Imagem: 8chhAne.jpg]

Gostava de recuperar também a cor dos espelhos e da topcase (plástico não pintado), mas a pintura era o principal.

Agora a pergunta..
O que pensei foi em adquirir esses produtos para começar.
Quais são os produtos essenciais para um detalhe decente? Existem alternativas mais baratas (produtos de outras marcas, ou truques que os mais entendidos nisto façam que eu não tenha apanhado ainda)?
Quero que a pintura fique boa (muito boa), mas não preciso que fique num nível profissional, não posso gastar muito dinheiro para já.
Vou encomendar os produtos esta semana porque quero começar a trabalhar nela no próximo sábado.

Edit:
Lembrei-me de outra coisa. Provavelmente teria acesso também a uma polidora orbital, mas visto que me estou iniciar agora, deveria deixar isso para quando percebesse mais do assunto e polir manualmente para já, certo?

Obrigado desde já a quem me puder ajudar!

[Imagem: RwtqB8G.gif]
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#2

Então é assim...

Essas zonas sem brilho, dependendo do estado, podem ser recuperadas com um simples polimento, pode ser feito à mão, mas nunca com o dedos a fazer pressão, usa sempre um esponja mais dura para distribuir a pressºão sobre o verniz.

Em relação aos riscos que possas ter na pintura, existe uma forma muito facil de saber se são recuperáveis ou não, molhas as superfícies riscadas com agua e sabão, passas um pano, e enquanto a zona ainda está humida, todos os riscos que desaparecerem, podem ser polidos, e não precisas de repintura.

se passares a unha nesses riscos e sentires que existe realmente uma "fenda" onde a unha prende ao passar por ela... então vais trecisar de usar lixa de água grão 2000, e depois 5000, e depois polir com um POLISH.

Quanto aos plásticos pretos não pintados, qualquer produto para para-choques, recondicionadores ou parecido, funciona muito bem, e é duradouro.

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#3

Se quiseres uma cera para polir que notarás uma diferença muito grande na mota avisa. E da-te para bastante tempo. O Nelson é o homem certo para te ajudar nisso! blink

As minhas máquinas (e ex):
Kawasaki Versys 1000 / KTM 1290 Super Duke GT
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]

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#4

(25-04-2016 às 22:06)nelsonajm Escreveu:  Então é assim...

Essas zonas sem brilho, dependendo do estado, podem ser recuperadas com um simples polimento, pode ser feito à mão, mas nunca com o dedos a fazer pressão, usa sempre um esponja mais dura para distribuir a pressºão sobre o verniz.

Em relação aos riscos que possas ter na pintura, existe uma forma muito facil de saber se são recuperáveis ou não, molhas as superfícies riscadas com agua e sabão, passas um pano, e enquanto a zona ainda está humida, todos os riscos que desaparecerem, podem ser polidos, e não precisas de repintura.

se passares a unha nesses riscos e sentires que existe realmente uma "fenda" onde a unha prende ao passar por ela... então vais trecisar de usar lixa de água grão 2000, e depois 5000, e depois polir com um POLISH.

Quanto aos plásticos pretos não pintados, qualquer produto para para-choques, recondicionadores ou parecido, funciona muito bem, e é duradouro.
Obrigado pelas dicas Nelson smile

Tenho estado a estudar o que vou fazer, e de produtos talvez compre assim para já:
Para a lavagem: Sonax Gloss Shampoo = 6€
Descontaminação da pintura: Claybar = 5€ (e utilizar uma mistura caseira de shampoo como lubrificante)
Para polir: Einszett Ultra Paint Polish =6€
isto pareceu-me o básico dos básicos

e mais para a frente:
quando for para recuperar os plásticos, Einszett Balsam, 5.50€
e qualquer para recuperar o vidro (meio baço) e óticas

Quanto à cera, michelfpinto, não te conhecendo bem não percebi se me estás a oferecer um bocado ou se queres vender o resto da que tens, mas aceito de qualquer forma lol

[Imagem: RwtqB8G.gif]
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#5

Pelo que tenho lido nesse fórum, julgo que nas óticas e vidros no final deve ser aplicado um selante.

Confirmas Nelson?

Boas curvas! 
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#6

(26-04-2016 às 12:05)nunomsp Escreveu:  Pelo que tenho lido nesse fórum, julgo que nas óticas e vidros no final deve ser aplicado um selante.

Confirmas Nelson?

Confirmo. Tanto ou mais importante que o tratamento que se lhe vá dar.

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#7

Grandes "dicas" que por aqui vão, eu por acaso gostava de dar nova vida ao vidro frontal da moto mas disseram me que o amarelo que ja tem pouco desaparecerá, ando a ver um novo para o substituir

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#8

(26-04-2016 às 19:40)book Escreveu:  Grandes "dicas" que por aqui vão, eu por acaso gostava de dar nova vida ao vidro frontal da moto mas disseram me que o amarelo que ja tem pouco desaparecerá, ando a ver um novo para o substituir

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Se procuras no tópico da minha "preguiça" vais encontrar por lá o que eu fiz ao vidro da minha GixxeR...

Esse amarelo sai completamente, basta muita lixa 1200, água e sabão.... e alguma paciência... depois um bom creme de polimento... e fica perfeito... ou então largas uns 70€ por um vidro novo da MRA por exemplo...

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#9

Nelson, só mais uma questão para o polimento da viseira: polimento à mão, polidora rotativa ou polidora orbital?

Boas curvas! 
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#10

Sempre Orbital... as rotativas se não se tiver pulso podem acabar por arruinar o que se está a fazer.... se bem que as orbitais também são rotativas, atenção... só que com um movimento orbital também.

[Imagem: SM4eYt9.png]
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