(09-02-2017 às 19:53)RJVieira Escreveu:(09-02-2017 às 19:14)LoneRider Escreveu: Olá Ricardo!
Tenho preguntas para fazer.
Faz esse ruído quando a roda gira no sentido normal?
Quantos km tem a corrente, o Pinhão e a cremalheira?
Sentes algum movimento instável em curva ou a arrancar?
Boas Rui
Não... faz nas duas direcções...
A corrente tem 14mil, o pinhão e cremalheira 50mil...
Não, sinceramente não sinto nada. Sinto a puxar a mota para trás para sair da garagem, um ligeiro prender.
Fui verificar se seria a corrente muito apertada em alguma parte da rotação, mas está com folga suficiente por toda ela... Já verifiquei as marcas no quadro para ver se a roda está alinhada... pensei se não seria um pequeno desvio e por algum motivo o calço forçar no disco em algum ponto...
De qualquer modo, já comprei os rolamentos, também não é assim um valor muito elevado... se não for a causa, olha, já fica
Um abraço.
Guarda os rolamentos pá!
Tu compraste a corrente e esta tem o mesmo compasso que o Pinhão e cremalheira!
É assim.
O Pinhão e a cremalheira tem um compasso que deve ser o mesmo da corrente.
Se pões uma corrente de compasso diferente ela não encaixa bem na cremalheira e Pinhão, provocando desgaste anormal e funcionamento ruidoso.
No video os dentes da cremalheira paraceram-me muito afiados para o meu gosto.
É bem possível que apresente uma sintomas de fim de vida.
Normalmente uma cremalheira e Pinhão aguentam mais que uma corrente, mas se a corrente não tem o mesmo compasso, se a lubrificação não é a melhor e se o ambiente por donde andas é muito "sujo" é possível que sofram mais do previsto.
Desmonta a roda, lava o sistema de transmissão com gasóleo e seca-a bem seco, procura na cremalheira e pinhão sinais de desgaste anormal, tenta encaixar a corrente na cremalheira e verifica se está tudo em ordem.
Como tens a roda desmontada, aproveitas a oportunidade e metes o dedinho na pista interior o rolamento, rodas o rolamento e se este rodar suave e linear está bom. Mas se ainda tiveres dúvidas, volta a meter o dedo e tenta mover a pista interior do sitio (como se quisesses arrancar o rolamento fora). Se notares que se mexe, é altura de mudar o rolamento.
Numa inspecção visual, se vez que a blindagem do mesmo esta solta ou que deixa sair ferrugem, troca o rolamento.
Não acredito que seja do rolamento.
Apenas acho que vais ter que investir numa transmissão nova para a tua menina, porque ao meteres uma corrente de compasso diferente, estragaste o resto.
Se tens o manual técnico dela deve vir o compasso gravado nas especificações técnicas (as vezes tem o desenho de uma roda dentada onde se marca o ângulo de abertura entre os dentes). Qualquer mecânico ou revendedor de acessórios para motos, e com o compasso correto, te pode vender um sistema completo para a transmissão da tua menina.
Boa sorte!