Barulhos na roda traseira
#31

(09-02-2017 às 19:53)RJVieira Escreveu:  
(09-02-2017 às 19:14)LoneRider Escreveu:  Olá Ricardo!

Tenho preguntas para fazer.

Faz esse ruído quando a roda gira no sentido normal?

Quantos km tem a corrente, o Pinhão e a cremalheira?

Sentes algum movimento instável em curva ou a arrancar?

Boas Rui blink

Não... faz nas duas direcções...

A corrente tem 14mil, o pinhão e cremalheira 50mil...

Não, sinceramente não sinto nada. Sinto a puxar a mota para trás para sair da garagem, um ligeiro prender.
Fui verificar se seria a corrente muito apertada em alguma parte da rotação, mas está com folga suficiente por toda ela... Já verifiquei as marcas no quadro para ver se a roda está alinhada... pensei se não seria um pequeno desvio e por algum motivo o calço forçar no disco em algum ponto...

De qualquer modo, já comprei os rolamentos, também não é assim um valor muito elevado... se não for a causa, olha, já fica lol

Um abraço.

Guarda os rolamentos pá!

Tu compraste a corrente e esta tem o mesmo compasso que o Pinhão e cremalheira!

É assim.
O Pinhão e a cremalheira tem um compasso que deve ser o mesmo da corrente.
Se pões uma corrente de compasso diferente ela não encaixa bem na cremalheira e Pinhão,  provocando desgaste anormal e funcionamento ruidoso.
No video os dentes da cremalheira paraceram-me muito afiados para o meu gosto.
É bem possível que apresente uma sintomas de fim de vida.
Normalmente uma cremalheira e Pinhão aguentam mais que uma corrente, mas se a corrente não tem o mesmo compasso,  se a lubrificação não é a melhor e se o ambiente por donde andas é  muito "sujo" é possível que sofram mais do previsto.

Desmonta a roda, lava o sistema de transmissão com gasóleo e seca-a bem seco, procura na cremalheira e pinhão sinais de desgaste anormal, tenta encaixar a corrente na cremalheira e verifica se está tudo em ordem.
Como tens a roda desmontada,  aproveitas a oportunidade e metes o dedinho na pista interior o rolamento, rodas o rolamento e se este rodar suave e linear está bom. Mas se ainda tiveres dúvidas,  volta a meter o dedo e tenta mover a pista interior do sitio (como se quisesses arrancar o rolamento fora).  Se notares que se mexe,  é  altura de mudar o rolamento.
Numa inspecção visual, se vez que a blindagem do mesmo esta solta ou que deixa sair ferrugem,  troca o rolamento.

Não acredito que seja do rolamento.
Apenas acho que vais ter que investir numa transmissão nova para a tua menina,  porque ao meteres uma corrente de compasso diferente,  estragaste o resto.

Se tens o manual técnico dela deve vir o compasso gravado nas especificações técnicas (as vezes tem o desenho de uma roda dentada onde se marca o ângulo de abertura entre os dentes). Qualquer mecânico ou revendedor de acessórios para motos,  e com o compasso correto,  te pode vender um sistema completo para a transmissão da tua menina.

Boa sorte!

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#32

Roda fora para colocar novos rolamentos ;blink rolamento da cremalheira não rodava 100% fluido... mas já que tirei a roda vou trocar todos.

[Imagem: ua3x2284y1b2xcu6g.jpg]

Mais para a frente vou trocar o kit transmissão.
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#33

Nunca mais cá vim dar o feedback da cena smile

Pelos vistos, confirma-se, os estalos eram mesmo dos rolamentos.

O kit de transmissão vai ser trocado brevemente.

Obrigado pessoal pela ajuda blink
Um abraço
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