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Mota: Honda Transalp XL600V Localização: Braga
Boas a todos!
Andava já com uma Honda Transalp XL600V há 3 anos, e todos os anos lhe faço a revisão certinha, nunca deu problemas. Há duas semanas, na auto-estrada, a cerca de 140km/h a mota desliga-se, a roda traseira estanca completamente e só não me matei por muita sorte! Sem saber o que poderia ser tentei pôr a trabalhar e nada.. Lá veio o reboque que me trouxe a moto a casa, em casa abri o medidor do óleo e a mota estava completamente seca, óleo nem vê-lo, nada mesmo, o mais certo é que o estivesse a consumir sem nunca me dar sinal disso. Pistão agarrado? O que mais poderá ser? Compensa mandar abrir o motor para ver o que se passa? Compensa arranjar ou comprar um motor usado? Não faço a menor ideia, e gostava que me dessem as vossas opiniões.
Muito obrigado,
Boas curvas..
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Mota: É essa mesmo... Localização: Forte da casa
Epá, grande falta de sorte, mas a luz do oleo nunca acendeu sequer?
Isso se compensa ou não tens que ser tu a decidir, se gostas muito da mota e tens estima por ela, pode compensar, de outra maneira, mais vale começares a pensar na próxima. Abrir o motor, para uma reparação dessas, numa mota já com idade, ou digamos, velha, raramente compensa, normalmente até compensa mais comprar um motor usado, mas para isso também é preciso ter sorte e comprar a alguém de confiança.
Mas pelo que falas, de certo o motor agarrou e felizmente nao te aconteceu nada, podia ter sido bem pior, ainda bem que nao foi. Pede orçamentos as oficinas, ve mais o menos o que a mota vale, e ve se realmente compensa, mesmo com outro motor, nao vai deixar de ser uma mota velha, mas como ja disse, depende da estima que tenhas por ela. Nao sei que ano ela é, nem o estado dela, mas como é 600 e nao 650 já deve uns bons anos em cima, e provavelmente abrir o motor, será quase metade do valor da mota.
De qualquer maneira boa sorte com isso.
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Mota: b400 Localização: LSB CCH
vem sempre aquela piada, honda é honda nao pifa, mas...
é passar na oficina
ouvi ai um caso, de um doido andava sempre fazer cavalos, e a certas motas, que têm o oleo fora do motor, fica no quadro, ora em cavalo, oleo veio para o quadro e agarrou, depois nao sei como ficou a situação
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Felizmente não te aconteceu nada numa situação que poderia ter tido um desfecho pior, pelo que do mal o menos!
Relativamente à situação da mota, infelizmente diria que qualquer que seja o valor, a despesa não será seguramente pequena.
O comportamento que descreves (motor agarrar) pode ter várias causas e só mesmo abrindo o motor é que se poderá perceber o que é que foi à vida (pistões, segmentos, bielas, etc.). Não vale a pena pores-te a adivinhar, o melhor que fazes é levar a um mecânico e discutir com ele as tuas opções.
Eu tentaria obter à cabeça uma previsão de custo só para abrir o motor e fazer o orçamento de reparação. Se apenas isso tiver um preço demasiado castigador (tendo em vista que depois tens a reparação propriamente dita por fazer), logo decides se vale a pena ou não avançar para a fase de orçamentação.
Depois de orçamentado, se o valor não for muito elevado e entenderes que vale a pena reparar, avança. Ciente que ficas com uma mota cujo motor já foi aberto, mas se a reparação for bem feita, não será necessariamente motivo de preocupação.
Caso contrário, decidir que não vale a pena reparar é complicado, porque significa teres de te desfazer da mota conforme está. Há quem compre, mas não te vão dar grande coisa por ela. Ainda assim é outra opção.
Boa sorte.