Honda Nx 650 Dominator
#1

Boas a todos.

Gostaria de saber se algum de vocês já teve esta moto, ou se conhecem alguem que teve/tem, e qual a opinião acerca da mesma.

Pelo que li, típico da marca e da altura, parece ser super fiável, fácil e barata manutenção, e com facilidade na aquisição de peças, onde os poucos negativos que vi foram as vibrações acima de 120, e em zonas ou períodos quentes, gosta de beber uns copitos de tinto (óleo).

É para uma espécie de projecto, e apesar de saber que existem coisas mais recentes no mercado, tenho um fraco por maquinas desta era (1990-2000).

Obrigado
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#2

Fiável, gosta de óleo (não é defeito, mas sim feitio).
Se encontras um exemplar que esteja minimamente direito tens uma mota eterna que dispensa qualquer projecto.
Suspensões competentes, chassi com geometria off road, jantes 17 atrás e 21 na frente, ainda existe muitos acessórios para elas.
Vibram o que vibravam os monos da altura e claro, não são motos para andar lá em cima, se bem que andam facilmente a 120km/h.
O melhor de tudo mesmo é a sua capacidade de traccionar, fora do Asfalto, onde o peso (já considerável) não se sente muito se não a levares por caminhos muito muito maus.
Embora soluce um pouco a rotações baixas, nada de fora do normal para a sua época, é uma mota que tem força em baixas e comporta-se forma muito digna em manobras a baixa velocidade.

Tive uma companheira de aventuras que se mostrou sempre capaz mesmo já fora do seu ambiente natural.

[Imagem: kS8XJjk.jpg]
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#3

Boas.

Desde já agradeço a tua resposta.

Ando a  pensar em arranjar um ferro duro , fiável, que me permita fazer umas tiradas pelo interior e quem sabes mais alguns sítios fora do pais, resta saber se vou ter tomates para seguir com isso para a frente. Muitos falam da Transalp, e da Africa, mas creio que a Domi pode fazer quase tudo o que essas fazem e penso que manutenção será igualmente ou ainda mais barata que as anteriormente referidas.

Acho que muitos se esquecem da Domi, por isso até acho que consigo melhores preços do que por uma Transalp e Africa, e pelo que vejo apesar de não ser barato, peças encontram-se bem.

Obrigado pela dica  thumbsup
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#4

A Dominator 650 é uma air-head, compartilhando motor com as XR e SLR. É normal que tenha alguma apetência por óleo.
Este motor é um simples SOHC (com apenas uma árvore de cames a comandar as 4 válvulas radiais), fiável e robusto e de manutenção muito acessível e barata.

Cheguei a andar ainda nos anos 90, um par de vezes, com algumas. E do que recordo, é um "tractor" daqueles que rodas punho e sentes de imediato o imenso torque disponível logo em baixas com um belo empurrão. É nisso aonde ela é boa, porque depois acaba a esgotar rapidamente.

Agora tem sempre em conta que é um mono de 650cc... é um motor bruto, que vibra, ronca e que faz poucas concessões ao conforto.
Na mesma linha da Dommie, tens a rival Teneré 660 (com motor de 5 válvulas)!

[Imagem: QKmafvp.png]
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#5

(17-06-2020 às 11:32)carlos-kb Escreveu:  A Dominator 650 é uma air-head, compartilhando motor com as XR e SLR. É normal que tenha alguma apetência por óleo.
Este motor é um simples SOHC (com apenas uma árvore de cames a comandar as 4 válvulas radiais), fiável e robusto e de manutenção muito acessível e barata.

Cheguei a andar ainda nos anos 90, um par de vezes, com algumas. E do que recordo, é um "tractor" daqueles que rodas punho e sentes de imediato o imenso torque disponível logo em baixas com um belo empurrão. É nisso aonde ela é boa, porque depois acaba a esgotar rapidamente.

Agora tem sempre em conta que é um mono de 650cc... é um motor bruto, que vibra, ronca e que faz poucas concessões ao conforto.
Na mesma linha da Dommie, tens a rival Teneré 660 (com motor de 5 válvulas)!

Sim também já estive a dar uma vista de olhos, e encontram-se muito mais Teneres que Domis, e certamente na altura será uma aposta a considerar, embora nao tenha pesquisado tanto sobre ela como sobre a Domi.

Outra que tenho andado de olho, mas muito mais estradista, era a Suzuki Freewind. Foi um modelo que passou muito despercebido, ou seja no mercado de usadas, é pechincha, e é mais recente que as demais.
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#6

(17-06-2020 às 20:30)Malvo Escreveu:  Outra que tenho andado de olho, mas muito mais estradista, era a Suzuki Freewind. Foi um modelo que passou muito despercebido, ou seja no mercado de usadas, é pechincha, e é mais recente que as demais.

Sim, as vendas da Freewind foram ínfimas. Na mesma linha da Dominator e XR, a Freewind também partilhava motor com a irmã endurista DR650, que igualmente teve pouca expressão no mercado nacional.

No mesmo segmento destas mono 650, tens ainda as Pégaso 650 e as F650, ambas a montarem o mono da Rotax "aguado". E não esquecer ainda a Cagiva Canyon 600.

[Imagem: QKmafvp.png]
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#7

Se eu apanhasse uma estimada... Ainda arriscava...

[Imagem: 91047070933bf1dea2efbc667045d950.jpg]

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#8

É pah, agora vocês puxaram dos galões.

Pessoalmente nunca vi uma Gilera a venda, mas já vi uma Cagiva a venda penso que ano passado, e não ficou disponível muito tempo. Já com as Elephant é a mesma coisa, vi uma 750 em 2018 a venda e desapareceu num instante.

Já agora aproveito para dizer , caso alguém esteja interessado, e já falando de monocilindricas, esta a venda uma Dr 800 restaurada no Olx, por 5000 mocas.

Pégaso já pensei mas não sei porque não gosto muito do design, já a BMW encontram-se algumas por ai, mas acho que na maior parte das vezes o preço pedido a meu ver, e pelo aspecto da moto, não se justifica.

Já a Canyon é tão rara, que não sei se arriscava, se tivesse um azar não sei como seria para arranjar peças pelo menos de nível estético.
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#9

(18-06-2020 às 06:06)nelsonajm Escreveu:  Se eu apanhasse uma estimada... Ainda arriscava...

[Imagem: 91047070933bf1dea2efbc667045d950.jpg]

E em 1992, já deixava muito pessoal a "babar" na escola, lembras-te?

Cheguei a encontrar o Shéu várias vezes no MC de Alverca... depois da Nordwest ainda teve uma quantas motas totalmente diferentes e até um "ferro" (Shadow). Entretanto não o vejo há muito.

(18-06-2020 às 09:25)Malvo Escreveu:  Já a Canyon é tão rara, que não sei se arriscava, se tivesse um azar não sei como seria para arranjar peças pelo menos de nível estético.

Qualquer Cagiva hoje já é raridade. E quanto a peças específicas, isso pode acontecer, é um facto.
No entanto a fábrica Cagiva continua a laborar, em Varese. É actualmente o berço aonde são fabricadas as MV Agusta.

[Imagem: QKmafvp.png]
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#10

(18-06-2020 às 06:06)nelsonajm Escreveu:  Se eu apanhasse uma estimada... Ainda arriscava...

[Imagem: 91047070933bf1dea2efbc667045d950.jpg]

Podes sempre tentar importar blink

https://www.carandclassic.co.uk/car/C1213918
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