Honda NSR 50 só pega se colocar gasolina no cilindro
#1

Boas,
Antes de mais gostava de dizer que sou pouco entendido em mecânica pelo que peço desde já desculpa falhas em termos técnicos e afins. [Imagem: confused.png][Imagem: confused.png]
Tenho em minha casa uma Honda NSR 50cc que não é usada há cerca de 10 anos. Há cerca de 2 anos colocaram uma vela nova na tentativa de a ligar mas não resultou. Ontem tentei "ressuscitá-la".
O pino/pistão (?) do carburador estava completamente obstruído assim como a maioria dos orifícios do carburador, limpei-o com diluente e uma escova de dentes assim como as 2 "agulhas" que que ligam ao reservatório do carburador. A mangueira do combustivel tmb está desobtruida e a gasolina é "puxada" para o carburador sem problema. Ainda assim a mota não pegou. A vela está a funcionar porque verifiquei que tinha faísca. Experimentei por o dedo no sitio da vela e dar ao pedal e senti compressão, no entanto reparei que a vela estava sempre seca, a gasolina não estava a chegar ao motor. Voltei a limpar o carburador e nada.
Hoje tentei colocar gasolina diretamente no cilindro e fez-se luz, a mota pegou e manteve-se uns minutos ligada, até eu a desligar. O que me faz parecer que já estava a consumir a gasolina do tanque e não a que coloquei no cilindro. Entretanto abri o motor e limpei o pistão, que estava com bastante "sujidade", pus novo liquido de refrigeração e troquei o óleo. Ainda assim só pega se colocar gasolina no cilindro [Imagem: icon_smile_8ball.gif]. Alguma ideia de como proceder daqui p a frente ? Obrigadão ! Qualquer detalhe que seja relevante perguntem
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#2

Quando esteve a trabalhar, aceleraste? Fez alguma coisa?
Quanto à limpeza do carburador, se tudo o resto está bem (ar, faísca), diria que não fizeste um bom trabalho. Pega num fio de fininho (de uma escova de cobre, p.ex.) e passa por todas as passagens e furos dos giglers e canais do carburador. Quanto ao uso de diluente, não sei se é o melhor. Há spray próprio para limpeza de carburadores. Depois vê se os parafusos do relanti e da mistura estão bem afinados - vê no manual.
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#3

(09-07-2020 às 23:11)gonzas Escreveu:  Quando esteve a trabalhar, aceleraste? Fez alguma coisa?
Quanto à limpeza do carburador, se tudo o resto está bem (ar, faísca), diria que não fizeste um bom trabalho. Pega num fio de fininho (de uma escova de cobre, p.ex.) e passa por todas as passagens e furos dos giglers e canais do carburador.

A faisca tenho quase a certeza que esta ok. O ar faz pressão, não consigo deixar o dedo no orificio da vela mas nao sei valores exatos. Quando ela ligou ela acelerava e desacelerava sem problema, isso seria função do carburador, certo ? A gasolina já tem 2 anos também pode ser disso ?
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#4

(09-07-2020 às 23:11)gonzas Escreveu:  Quando esteve a trabalhar, aceleraste? Fez alguma coisa?
Quanto à limpeza do carburador, se tudo o resto está bem (ar, faísca), diria que não fizeste um bom trabalho. Pega num fio de fininho (de uma escova de cobre, p.ex.) e passa por todas as passagens e furos dos giglers e canais do carburador. Quanto ao uso de diluente, não sei se é o melhor. Há spray próprio para limpeza dd carburadores.
BTW uma questão. o carburador tem 2 "jets" com parafusos esses limpei-os e ficaram os dois desobstruidos mas havia um 3º "buraco" que nao sei ao certo o que é mas nao consegui passar por lá o fio ... Fazes ideia do que seja ?
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#5

Gasolina velha não ajuda. Mete gasolina nova. Tenta desobstruir tudo o que vires. Vê se pega acelerada.  Reza smile

Já agora, os carburadores têm vários giglers (jets), para o relanti e para a aceleração. Como dizes que a vela estava seca, suponho que a parte responsável pelo arranque ainda esteja obstruida.
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#6

(09-07-2020 às 23:32)gonzas Escreveu:  Gasolina velha não ajuda. Mete gasolina nova. Tenta desobstruir tudo o que vires. Vê se pega acelerada.  Reza smile
hahaha é esse o espirito. Obrigado  blink
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#7

De nada  thumbsup
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#8

(09-07-2020 às 23:45)gonzas Escreveu:  De nada  thumbsup

Só uma cena, ter o gigler mais ou menos apertado vai afetar a passagem da gaolina ? é que o meu esta apertado ao maximo  lol
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#9

Não te sei dizer. Eu nem gigler sei escrever, pá smile Por aperto só dá para regular os parafusos da mistura e o do relanti. O da mistura normalmente deve ser encostado e desapertado um determinado número de voltas para afinar. Deixa ver se aparece alguém que perceba do assunto.
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#10

bom , pelo que relatas , nao é dificil chegar la , nao percebo é porque dizes que nao percebes , e depois atreves-te .

se pega com gasolina no cilindro , e nao com a do deposito , porra , é obvio que é do carburador .
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