[HELP] XJ600 e a vela encharcada
#1

Bem... sinceramente este problema começa a chatear-me porque começam a ser demasiadas vezes!


De vez em quando a 2 vela (da esquerda para a direita quando estamos montados na mota) fica encharcada de óleo, tenho de a tirar limpar e depois voltar a montar. Entretanto se tiver pressa tenho de ir só a 3 cilindros mad 

Sei que há aqui muita gente com XJ600 ou que pelo menos já as teve. Vocês também tinham este problema?! Tem resolução?

A mota tem só 20.000 km e esteve parada muito tempo. As juntas do motor não estavam muito boas e o homem que ma vendeu tratou de as trocar em garantia. A mota ficou a trabalhar muito melhor e pensei que isto se resolvesse, mas pelos vistos só se resolveu a parte de deixar de desaparecer o óleo e de me sujar as calças...

Ao mesmo tempo, também já reparei que quando está tudo normal, se acelerar, nota-se um pouco de fumo a sair pelo escape direito que não se nota a sair pelo esquerdo. O direito é o que tem os 2 cilindros do meio. O mecânico não deu importancia e disse que devia ser algum carburador que estava muito rico, mas eu começo é a achar que tenho uma fuga de óleo interna e que a mota está a queimar oleo naquele cilindro. No entanto também não deve ser muito, porque não noto falta de óleo.

XJ 600 Diversion Owner!
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#2

Isso pinta a um pequeno problema de compressão.
As velas são indicadas?
Existe corrente na vela?

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#3

Não devias ter óleo nas velas, de certeza que é óleo? Ou é "borra" que por norma se forma quando a mistura está rica demais?

Ficando a 3 cilindros significa que uma vela dá o peido mestre, a minha XJ tem o mesmo problema, mas é a primeira da esquerda. No entanto não é óleo, é carburadores sujos e ela isola porque fica afogada.

Se tens óleo na combustão, tens que ter fumo azul.
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#4

Agulha da boia do carburador, que não veda correctamente na sede...

Sintomas, vela encharcada,

Consequências, se não colocares a torneira da gasolina no OFF (não sei se tem ou não) essa agulha vai deixar passar gasolina e encher-te a câmara de combustão de gasolina que vai passar para o carter, isto claro está se o sistema de vácuo não estiver a funcionar correctamente, e a membrana da torneira estiver a deixar passar o ar, isto sempre que a moto estiver parada e desligada.

Em andamento, podes sentir um ligeiro engasgo do motor ao relanti, ou até a vela encharcar, e ficares sem esse cilindro....

Podes sentir alguma lentidão de resposta ao acelerador no inicio que não se nota depois em rotações mais altas.

Ou pode ser outra coisa qualquer... mas com esses 20mil km.... não será nada de grave... serão só pormenores.

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#5

Eu digo que é óleo porque é uma espécie de liquido preto, mas vendo melhor pode muito bem ser gasolina misturada com a sujidade da vela!

O fumo realmente não é azul.

E faísca tenho, porque se limpar a vela volta tudo ao normal durante uns dias.
Mais logo quando for para ir para casa já a saco fora e tiro uma foto. Ontem quando fui para casa fui em 3 cilindros porque ia com pressa e quando cheguei a casa ainda a tirei fora e limpei... mas confesso que não limpei como deve ser e hoje de manhã como também não tive tempo, lá vim a 3 cilindros na mesma lol

Se o problema for do depósito que não veda quando não há vácuo basta sacar o tubo da gasolina e ver se cai gasolina? Se não cair é porque está bom, é isso?

Se for problema dos carburadores, há alguma coisa que se possa fazer em casa? Tenho alguma experiência com mecânica,  alguma ferramenta, e alguns conhecimentos de carburadores. Já tive vários carros de carburador e um deles era um Alfa Romeo 33 lol

XJ 600 Diversion Owner!
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#6

Se é isso que falas, provavelmente não é óleo. É o mesmo problema da minha, isso precisa de afinação.
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#7

Epa.... porque é que vocês não juntam as vossas duas Diversion.... e ficam com uma Hexacilíndrica??? bigsmile

[Imagem: zX4Kq81.png]

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#8

(17-03-2016 às 16:07)carlos-kb Escreveu:  Epa.... porque é que vocês não juntam as vossas duas Diversion.... e ficam com uma Hexacilíndrica???  bigsmile

Ou leva-las a um mecânico de jeito e resolvem o problema de vez! blink

As minhas máquinas (e ex):
Kawasaki Versys 1000 / KTM 1290 Super Duke GT
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]

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#9

Sim, se tirares os tubos da torneira e não pingar gasolina na posição ON ou RES, então está descartado o problema da torneira, e fica somente a agulha da boia desse carburador que não está a vedar correctamente na sede.

Se podes fazer em casa? claro que sim... se tiveres jeitinho, e uma régua para acertares as boias todas por exemplo que é fundamental para que não aconteça o que esta a acontecer depois de mudares a sede e a agulha...

Eu não recomendo fazê-lo em casa... mas se estás à vontade... um mecânico de motos tem a ferramenta adequado para fazer este tipo de operações, e certamente mais à vontade para o fazer...

Agora para proceder à reparação.... antes tem de se tirar os carburadores, abrir as cubas de todos para ter a certeza que as boias estão todas bem niveladas, se sim, é substituir a agulha e a sede(caso o permita... porque há modelos que a sede não pode ser substituida,,,,) e depois nivelar a boia pelas outras... e fechar tudo com juntas novas.

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#10

O meu problema é que isto sendo carburadores, se vou meter num mecanico vou ser assaltado de certeza lol 
E neste momento ter de pagar mais de 40 ou 50 por esta reparação, prefiro limpar a vela diariamente antes de sair de casa lol

Fiz agora uma pausa e fui à mota tirar a vela e numa análise mais cuidada acho que afinal não é oleo. Até porque a cheirei e só me cheirou a gasolina, nada de odor a oleo (embora o óleo não tenha um odor muito forte de qualquer das formas.

Seja lá o que for, não me pareceu óleo, portanto aponto para que seja mesmo gasolina.

Eu tinha ideia que sendo gasolina que depois de estar um bocado a trabalhar ela secava e voltava a funcionar! De facto isso já aconteceu, mas foi muito raro. Na grande maioria das vezes tive de desmontar a vela e limpar

XJ 600 Diversion Owner!
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