Faróis Auxiliares - Dificuldades na ligação
#1

Epá... algo me anda aqui a dar uma pequena dor de cabeça...

Ando de volta da montagem dos faróis auxiliares na Versys.

De origem os Givi S310 vêm com um relé e preparados para serem ligados directos à bateria. Como a Versys traz a pré-instalação para os faróis auxiliares, decidi ligar directamente à ficha da pré-instalação. Tive de no fundo alterar a cablagem original dos faróis de forma a ficar apenas a eliminar o relé, bem como a segunda alimentação. Este relé só fazia passagem aos faróis depois de ter a dupla alimentação presente(bateria e iluminação).

Até aqui tudo bem, ensaiei a cablagem antes de colocar as fichas, etc. Testei ligado directo à bateria e funcionamento impecável, liga luzes, desliga luzes como mandam as regras através do interruptor. Ok, vamos lá então de cravar terminais, meter nas fichas estanques e testar antes de meter tudo no sitio, mas agora directamente na ficha onde termina a pré instalação. Liguei e tal, ainda com interruptor desligado e tudo bem. Quando carrego no interruptor das luzes, um pequeno acender e oiço um pequeno "pfff". Resultado, fusível de 5A que faz a proteção das luzes auxiliares foi à vida! Que raio, volto a olhar para a cablagem, e para as fichas, não fosse ter corrido alguma coisa mal, aparentemente tudo bem. Volto a testar directo à bateria e tudo a funcionar normalmente, liga e desliga através do interruptor dos auxiliares.

Porque raio não consigo ligar aquilo na ficha da pré instalação!!??? Será que aquilo no arranque dos faróis tem um pico superior aos 5A e é isso que queima o fusível!?

HELP!!!
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#2

Os fárois da Kawasaki são led, o que faz muita diferença dado que os S310 são halogéneo e levam uma lâmpada H3 55W 12V.

A menos que saibas que funciona, ou que alguém que saiba te mostre como fazer isso e que é possível, se calhar o melhor é passares na SpeedMaster e resolveres isso sem inventares e teres males maiores na mota...

Só uma questão, na altura que comprei os da marca andava a ver os da GIVI também mas os S321 e na Rame Moto disseram que esses tinham mesmo que ser ligados à bateria, que não dava para usar o encaixe existente da mota. Até pode não ser verdade, mas foi o que me disseram...

A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]
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#3

O facto de teres iliminado o relé pode ser suficiente.
Quando ligas as luzes sem o relé a controlar pode haver um pico de tensão que fulmina o fusível.
Não aumentes a resistência da instalação que podes queimar a instalação!

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#4

(01-03-2018 às 23:41)michelfpinto Escreveu:  Os fárois da Kawasaki são led, o que faz muita diferença dado que os S310 são halogéneo e levam uma lâmpada H3 55W 12V.

A menos que saibas que funciona, ou que alguém que saiba te mostre como fazer isso e que é possível, se calhar o melhor é passares na SpeedMaster e resolveres isso sem inventares e teres males maiores na mota...

Só uma questão, na altura que comprei os da marca andava a ver os da GIVI também mas os S321 e na Rame Moto disseram que esses tinham mesmo que ser ligados à bateria, que não dava para usar o encaixe existente da mota. Até pode não ser verdade, mas foi o que me disseram...

(01-03-2018 às 23:42)LoneRider Escreveu:  O facto de teres iliminado o relé pode ser suficiente.
Quando ligas as luzes sem o relé a controlar pode haver um pico de tensão que fulmina o fusível.
Não aumentes a resistência da instalação que podes queimar a instalação!

Não sabia que os originais Kawasaki era em LED. Do que já andei a investigar são de 8W cada um(penso eu). Ou seja, fazem 16W os dois faróis. O que fazendo as contas quer dizer que os originais Kawasaki têm um consumo de 1.3A. Bem menos que os 9.2A que consomem os S320 que têm as tais lâmpadas de 55W. E faz claro sentido que mande o fusível de 5A à vida!

E tendo em conta que o fusível que faz a proteção do circuito das luzes auxiliares é exactamente o mesmo que faz a proteção à tomada auxiliar e aos punhos aquecidos(pelo menos é conforme aparece nos esquemas eléctricos da mota), e que os punhos aquecidos(estes da OXFORD) têm já um consumo de 3.6A quando no máximo, bate certo o tal fusível de 5A, pois ficaria a consumir com os punhos e os faróis originais menos que os tais 5A. Portanto estaria garantido.

Lone, nunca esteve em equação aumentar o calibre do fusível, a não ser que alguém na marca me confirmasse que a cablagem suportava esse aumento. Mas depois e tendo em conta que eles têm um consumo de 9.2A(aproximadamente) e que a este consumo poderia haver a adicionar o consumo dos punho de mais 3.6A, nem mesmo um fusível de 10A seria suficiente. Pelo que ficaria sempre fora de hipótese essa "solução".

Assim parece-me que vou mesmo ter de ligar estes directos à bateria. Bahhhh!
Agora tenho de ver onde enfio o relé para ficar protegido da água, pois a ficha já vinha com bastante oxidação por água que terá apanhado com o antigo dono.

Obrigado pelas dicas que ajudaram no raciocinio de quem já não estava a conseguir processar as coisas. think
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#5

Pode ser giro se abandonares a mota e te esqueceres deles ligados.

Eu cá dispensava esse stress blink


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#6

(02-03-2018 às 12:17)vindaloo Escreveu:  Pode ser giro se abandonares a mota e te esqueceres deles ligados.

Eu cá dispensava esse stress blink

Quando coloquei o "ligar directo à bateria", terá de ser obrigatoriamente com o relé lá metido a receber sinal também dos minimos(por exemplo), para só acenderem mesmo com essa condição. Tenho é de arranjar forma de proteger o relé. Até porque nem é só o eu poder esquecer-me. É poder haver algum engraçadinho que vá lá brincar e me ligue os faróis.
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#7

Luís pá!

O Marco tem uma fita cola americana capaz de proezas do outro mundo! devil

Agora a sério...

Existem uns tubos de plástico que sai muito voláteis ao calor. Os electricistas do ramo automóvel utilizam-nos para proteger ligações e cablagem.
Fazem passar os cabos ou uniões por dentro desse tubo, aquecem o tubo e ele vai encolhendo de forma a tomar forma ao que está no seu interior. Depois de frio, se ainda tens dúvidas, uma boa camada de fita isoladora e bota para Carcavelos!

Esses tubos têm vários diâmetros, inclusive 30mm de diámetro, assim que com sorte consegues meter o relé la dentro e ir aquecendo o tubo de firma a que se ajuste ao relé, ligações e cabos.

Fica a dica! thumbsup

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#8

Yap. Tenho disso em casa, manga termoretráctil. Tenho é de ir à procura com diâmetro suficiente para envolver o relé ;-)

(02-03-2018 às 12:31)LoneRider Escreveu:  Depois de frio, se ainda tens dúvidas, uma boa camada de fita isoladora e bota para Carcavelos!

Já cheguei a fazer meter um bocado de cola na ponta da manga para quando aquece e encolhe, colar também na cablagem e assim fazer isolamento completo smile

Epá... Carcavelos é que fica muito perto de casa, não chega para testar a coisa, tenho de ir um bocadinho mais longe. Talvez o cabo Espichel seja uma boa hipótese quando esta chuva acabar! lol

E agora tenho de voltar a refazer a cablagem para voltar ao original  mad mad mad
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#9

Resolvido então! blink

A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]
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#10

(02-03-2018 às 14:30)michelfpinto Escreveu:  Resolvido então! blink

Resolvido o caraças! Ainda falta fazer! lol lol lol lol
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