(04-04-2017 às 21:03)OputoDaMT125 Escreveu: Boas pessoal, sou novo aqui no fórum. Sou de Albufeira e tenho 17 anos, sempre convivi com motas e sempre fui um apaixonado. Tenho carta A1 há cerca de ano e meio e conduzo desde aí uma Yamaha MT-125. Ando praticamente todos os dias com ela e quando não ando já não me sinto bem. Porém quero mais, mais potência, mais velocidade e por isso este ano quando tirar a carta de carro pretendo também tirar a carta A2, mas antes de cometer algum erro queria vir aqui esclarecer algumas dúvidas. Espero que me possam ajudar.- Depois de adquirir a licença A2 a melhor opção é comprar uma mota limitada aos 35kw e posteriormente deslimitar a mesma quando adquirir a carta A ou é preferível ficar dos 18 aos 20 com a minha MT e depois comprar a Yamaha R6 que eu tanto quero?
- Outra dúvida é se é possível limitar de fábrica a R6 ou a ZX6 da Kawasaki aos 35kw.
Tenho aqui umas quantas coisas a dizer.
Aos 30 anos passei da bicicleta para uma 600. Ok... só tem 60cv, mas não deixa de ser uma mota com alguma potencia. Já lá vão 2 anos e ainda não morri, mas admito que se tivesse uma 600 aos 20 anos, era quase certo que hoje já não estava cá ou estava a comer por uma palhinha. Quero com isto dizer que não te deves apressar e vai evoluindo a potência consoante a lei te permite e não inventes.
"...ou é preferível ficar dos 18 aos 20 com a minha MT e depois comprar a Yamaha R6..." Vais ter de esperar até aos 24 anos, não podes tirar A ao fim de 2 anos como antigamente. Antigamente é que era possível ter a carta A depois de ter o equivalente à A2 por mais de 2 anos. (afinal podes) Se não me engano, aos 20 é impossível teres uma R6, a menos que encontres uma antiga limitada a 25kw, as novas já não podes limitar aos 35kw porque têm mais de 70kw e só se pode limitar quando a potencia de origem não é mais do dobro da limitada.
Em relação a outra questão que colocaste, com as novas limitações não é só chegar e tirar um "limitador" para que a mota fique deslimitada. Acho que agora, na maioria dos casos as motas já vêm de fábrica com uma centralina para aquela potência. Para meteres com a suposta potência deslimitada é necessário trocares a centralina e isto é um processo que fica caro. Podem não ser todas assim, mas sei que algumas são.
Mas quase que nem é preciso pensar em limitações porque as marcas já se adaptaram a estas regras e já lançaram os modelos adaptados a estas potencias. Temos agora um grande número de motas à escolha com perto de 35Kw e alguns bem interessantes