Mensagens: 2,800
Tópicos: 24
Registado: 4/2016
Mota: É essa mesmo... Localização: Forte da casa
Boas! Ha bastante pouco tempo la me aventurei para as motas grandes, aquelas para gajos de barba rija e camisas de flanela!lol
Adiante, fui buscar uma yamaha thundercat ha pco tempo mas tenho tido algumas duvidas e receios quanto a algo que não acho tao bom na mota.
A caixa de velocidades entre a primeira e segunda manda com cada estalo que as vezes ate a mim de doi! Mais concretamente a segunda mudança. A primeira manda sempre aquele estalo ao entrar mas acho que é perfeitamente normal mas as vezes manda um estalo igual ou maior quando mudo para segunda e quando acontece é algo que não me sinto muito confortável, parece algo bom para reduzir a vida util da caixa de velocidades.
Mas pelo que li nas internetes isto parece ser algo tipico dos motores yamaha do século passado, se bem que a mota ja é de 2000!lol Mas parece ser mais feitio que defeito. Ha ai pessoal que ja teve esta mota, sei disso, alguém confirma como algo normal? Nao acontece sempre mas quando acontece é um pco incomodo.
Mensagens: 12,931
Tópicos: 216
Registado: 4/2015
Mota: Maria das Curvas, Dorothy, Artax e BabieKa Localização: Zaragoza
Muitas vezes é manha.
Ou seja, acontece porque ainda não tens a barba suficientemente rija ou a camisa de flanela suficientemente suada.
Tens que andar mais nela, dar-lhe mais calor e não ter piedade e vais ver que o animal começa a ficar intimidado e deixa de ser tão brusco.
Outra coisa que podes fazer é mudar o óleo, para um mineral e uma viscosidade mais densa, pode que minimize as arranjadas.
Verifica também o cabo da embraiagem e percurso do mesmo, pode estar desafinado ou quase a partir e isso é mais evidente nas mudanças mais curtas.
Boas Curvas
Mensagens: 13,510
Tópicos: 237
Registado: 11/2014
Localização: Lisboa
Mas uma ThunderAce é mota para gajos de camisa de flanela?
Mensagens: 7,322
Tópicos: 18
Registado: 11/2014
Mota: Ktm 1290 SuperAdventure S
(12-05-2016 às 09:30)carlos-kb Escreveu: Mas uma ThunderAce é mota para gajos de camisa de flanela?
Também não percebi...
Deve ser engano... Camisas de Flanela é mais para parte do pessoal que anda a ver a vida a andar parta trás com o IPO nas motas...
A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer
Mensagens: 1,782
Tópicos: 52
Registado: 11/2014
Mota: ntv Localização: LSB CCH
normalmente se a embraiagem estiver a pegar um pouco, afinador no cabo ao pe da mainete, da para afinar mais ou menos
todas as motas se carregares, genero 10% do mesma, todas dao um estalo, pois os "caretos" tao um pouco em andamento e não totalmente parados
verificar se pega logo quando carregas ou se tem folga
Load ""
Mensagens: 13,510
Tópicos: 237
Registado: 11/2014
Localização: Lisboa
12-05-2016 às 10:34 (Mensagem modificada pela última vez: 12-05-2016 às 10:34 por
carlos-kb.)
Se este pessoal conduzisse uma mota europeia, ia ver o que são caixas duras, ruidosas e imprecisas.... especialmente se foram da marca da ventoinha!
Não é defeito.... é feitio!
Mensagens: 608
Tópicos: 13
Registado: 7/2015
Mota: Bicicleta sem motor Localização: Coimbra
Não tens demasiada folga na manete da embraiagem? Estás a usar a embraiagem, certo? Pergunto isto porque eu na XJ600 costumo passar muitas mudanças sem embraiagem, mas nunca da 1ª para 2ª porque acontece exatamente o que descreves. Se usar a embraiagem, não acontece.
Mensagens: 2,015
Tópicos: 51
Registado: 7/2015
Mota: Uma Cabra Localização: Gaia
Quando comprei a minha Thunderace, nas minhas pesquisas deu para perceber que nas Thundercat existia um problema conhecido mas caixas de velocidade que por vezes a segunda velocidade desaparecia do sistema. Há muitas Thundercat a passar de primeira para terceira.
Mensagens: 2,800
Tópicos: 24
Registado: 4/2016
Mota: É essa mesmo... Localização: Forte da casa
A camisa de flanela era piada claro! dai o lol no fim da frase.
A embraiagem não tem folga, esta a pegar quase no fim, talvez esteja a ficar gasta? Mais ainda não notei a embraiagem a patinar. E antes de comprar a mota também li bastante e descobri realmente esse problema de algumas thundercats em que a segunda quando apertada a fundo salta para ponto morto e se for preciso um reparação custa quase tanto como o valor da mota pelo que li.
A mota ate agora nunca saltou da segunda para ponto morto, tem agora 30 mil. Ja saltou de primeira para ponto morto uma ou 2 xs mas isso deve ter sido azelhice minha. Percebi a pouco tempo que a segunda entra sempre bem se depois de meter a primeira meter logo a segunda, isto meter a segunda a 2 mil rotações mas se for as 3 mil para cima é que tem a tendência a dar esse estalo.
Talvez o óleo que la está não seja o mais adequado também. Por falar em óleo, ha algo de muito estranho nesta mota, o próprio manual diz que para ver o nível do óleo da mota e preciso primeiro liga-la, deixar aquecer um pouco, depois desliga-la e depois de alguns minutos já se pode ver o óleo.
Primeira vez que li isto, ate pensei para mim. A serio? Desde quando se vê o nível do óleo a quente? Mas de facto quando tentei a primeira vez ver o nível do óleo no visor com ela a frio antes de a ligar, não aparecia nepias no visor. Ate por momentos pensei que a mota não tivesse praticamente óleo nenhum.
Mensagens: 12,931
Tópicos: 216
Registado: 4/2015
Mota: Maria das Curvas, Dorothy, Artax e BabieKa Localização: Zaragoza
A mim uma vez a segunda também arranhava e estava tão empenhado a passar de quinta para segunda, que faço uma dupla à cão da ao soltar a embraiagem, a transmissão torceu tanto que os semieixos saíram disparados pelos cubos e os planetários vieram dançar o solidó com os carretos dos cubos redutores em plena rua!
Belos tempos de andanças a baldear caixotes no meio da lama....