Dúvida Disk Locks
#1

Boas,

Acabei de comprar a minha primeira mota (CB500F 2021) e vistos os discos de travão surgiu me uma dúvida:
Bem sei que o ideal é prender o disk lock no disco de travão traseiro e mais especificamente nos "buraquinhos" mais pequenos do disco em oposição àqueles espaços maiores interiores ao disco (se me faço entender).

Ora bem, os "buraquinhos" mais pequenos tanto do disco da frente como de trás apenas têm cerca de 7mm de diâmetro. Portanto tanto à frente como atrás só conseguirei colocar um disk lock de 6mm que são dos mais comuns. No entanto no disco da frente tenho aqueles espaços interiores maiores e consigo até pôr um disk lock dos maiores (cerca de 14mm).

Eis a questão:

Valerá mais a pena comprar um disk lock mais fraquito e colocar na roda de trás num dos ditos buraquinhos ou um disk lock dos grandes e colocar nos espaços maiores do disco na roda da frente ?

Os disk locks que vi são estes:

https://www.motocard.com/pt/anti-roubos/...ellow.aspx
https://www.motocard.com/pt/anti-roubos/...ellow.aspx

Qual das duas opções a mais segura? (sendo que o ideal era ter os dois bem sei  [Imagem: cheesy.gif] )
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#2

Prende a mota com tudo o que puderes, faça barulho ou não. Se a quiserem levar, levam na mesma, mas têm mais trabalho. Eu tenho um cadeado no disco de trás, outro num dos disco da frente e a mota presa a um poste com uma corrente boa. Nunca ouvi essa coisa de ser ideal meter nos buraquinhos bem vez dos espaços mais largos. Homem que é homem não liga a isso, mete onde couber desde que cumpra o objectivo smile
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#3

Eu não me preocuparia muito em comprar um cadeado para a mota... ninguém está interessado em roubar isso! lol devil


Relativamente à tua pergunta, duas considerações:

1. disco da frente vs. disco de trás: no meu caso (e tendo já feito asneira à conta disso), optaria por colocar no da frente, só porque fica mais visível e torna menos provável esquecer-me que o tenho aplicado antes de tentar arrancar com a mota e o disco bloqueado. Para ajudar podes comprar um cordão elástico que ligas ao guiador ou outro ponto e que funciona como um "reminder". Quanto a ser mais seguro atrás ou à frente, não tenho grande opinião sobre isso, parece-me relativamente indiferente, excetuando que é mais fácil arrastar uma mota com a roda da frente bloqueada, do que a traseira.

2. diâmetro do pino de bloqueio: considerar mais ou menos seguro apenas pelo diâmetro do pino pode ser redutor, já que o material do pino em questão pode ser mais relevante em termos da segurança que oferece. Ex.: se tiveres um pino de uma liga metálica mais fraca e susceptível de ser facilmente cortada em caso de tentativa de roubo. Já vi um cadeado "do chinês" ser cortado com um serrote metálico, sem grande esforço... Atenção que se aplicares o cadeado nos espaços maiores do disco, como referes, o pino fica mais acessível para uma eventual tentativa de corte.

Para teres um maior grau de confiança no cadeado pelo qual optares, no teu caso procuraria uma marca conhecida, como a Oxford ou a mesmo a Xena (a marca dos dois cadeados que viste). Também tens a opção de comprar um cadeado com alarme, o que acrescenta mais uns pozinhos ao grau de segurança que obterás.


Mantém presente que nada é infalível, e estes cadeados servem apenas como elemento dissuasor. Se alguém quiser mesmo roubar uma mota, não será um cadeado de disco que vai impedir que isso aconteça. Em tempos abri um tópico sobre mecanismos de prevenção do roubo de motas, se quiseres dá uma vista de olhos...

https://motonliners.pt/topico-prevençao-...o-de-motas
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#4

(09-01-2021 às 19:27)gonzas Escreveu:  Prende a mota com tudo o que puderes, faça barulho ou não. Se a quiserem levar, levam na mesma, mas têm mais trabalho. Eu tenho um cadeado no disco de trás, outro num dos disco da frente e a mota presa a um poste com uma corrente boa. Nunca ouvi essa coisa de ser ideal meter nos buraquinhos bem vez dos espaços mais largos. Homem que é homem não liga a isso, mete onde couber desde que cumpra o objectivo smile
Se pudesse também usaria uma corrente mas em casa tenho garagem e no trabalho não tenho onde a prender, daí a opção dos disk locks. Assim sendo é escolher o maior disk lock   bigsmile
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#5

(09-01-2021 às 19:28)marco.clara Escreveu:  Eu não me preocuparia muito em comprar um cadeado para a mota... ninguém está interessado em roubar isso! lol devil


Relativamente à tua pergunta, duas considerações:

1. disco da frente vs. disco de trás: no meu caso (e tendo já feito asneira à conta disso), optaria por colocar no da frente, só porque fica mais visível e torna menos provável esquecer-me que o tenho aplicado antes de tentar arrancar com a mota e o disco bloqueado. Para ajudar podes comprar um cordão elástico que ligas ao guiador ou outro ponto e que funciona como um "reminder". Quanto a ser mais seguro atrás ou à frente, não tenho grande opinião sobre isso, parece-me relativamente indiferente, excetuando que é mais fácil arrastar uma mota com a roda da frente bloqueada, do que a traseira.

2. diâmetro do pino de bloqueio: considerar mais ou menos seguro apenas pelo diâmetro do pino pode ser redutor, já que o material do pino em questão pode ser mais relevante em termos da segurança que oferece. Ex.: se tiveres um pino de uma liga metálica mais fraca e susceptível de ser facilmente cortada em caso de tentativa de roubo. Já vi um cadeado "do chinês" ser cortado com um serrote metálico, sem grande esforço... Atenção que se aplicares o cadeado nos espaços maiores do disco, como referes, o pino fica mais acessível para uma eventual tentativa de corte.

Para teres um maior grau de confiança no cadeado pelo qual optares, no teu caso procuraria uma marca conhecida, como a Oxford ou a mesmo a Xena (a marca dos dois cadeados que viste). Também tens a opção de comprar um cadeado com alarme, o que acrescenta mais uns pozinhos ao grau de segurança que obterás.


Mantém presente que nada é infalível, e estes cadeados servem apenas como elemento dissuasor. Se alguém quiser mesmo roubar uma mota, não será um cadeado de disco que vai impedir que isso aconteça. Em tempos abri um tópico sobre mecanismos de prevenção do roubo de motas, se quiseres dá uma vista de olhos...

https://motonliners.pt/topico-prevençao-...o-de-motas
A questão de ser melhor no disco traseiro foi apenas porque me disseram que é mais fácil tirar a roda da frente, já a de trás dá trabalho.

Suponho que é melhor arranjar um bom cadeado, mesmo que não caiba nos espaços mais pequenos do disco sendo que é maior e presumidamente mais difícil de cortar. E talvez arranjar outro que caiba nos espaços mais pequenos do disco traseiro. Ambos com alarme.

Compreendo que se quiserem levar a mota arranjam maneira mas para isso já tenho ideia de comprar um tracker da MONIMOTO que também dá alguma segurança.
Obrigado  bigsmile
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#6

Posso fazer uma sugestão?

[Imagem: 5DW38ve.jpg]
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#7

Extremamente prático e muito agradável para os vizinhos no elevador: sim, ponho também um prato na mesa para "ela" e ajuda-me a fazer o puzzle.

V
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#8

Estavas a ver o Fatman... Lol

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#9

(09-01-2021 às 19:40)AndreA Escreveu:  mas em casa tenho garagem
Atenção à falsa segurança de uma garagem. Em especial de for de prédio. Assim que eles entram estão à vontade para trabalhar a noite toda, com calma e descontração. Existem muitos relatos de motos roubadas de garagem.

Se tens a moto na garagem, usa corrente para prenderes a moto ao chão. "Chumba" um grampo grosso de metal ao chão para dissuadir um pouco mais os amigos do alheio.

(09-01-2021 às 19:40)AndreA Escreveu:  no trabalho não tenho onde a prender
Estaciona-a perto de outras motos mais interessantes e/ou mais fácil de serem levadas. Quem assalta na rua (e à luz do dia se for o caso) optará pela que for mais rápida a levar. Ou cujo risco renda mais.

Ainda assim, e como já disseram, se a quiserem levar... levam.
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#10

(11-01-2021 às 12:15)cconst Escreveu:  
(09-01-2021 às 19:40)AndreA Escreveu:  mas em casa tenho garagem
Atenção à falsa segurança de uma garagem. Em especial de for de prédio. Assim que eles entram estão à vontade para trabalhar a noite toda, com calma e descontração. Existem muitos relatos de motos roubadas de garagem.

Se tens a moto na garagem, usa corrente para prenderes a moto ao chão. "Chumba" um grampo grosso de metal ao chão para dissuadir um pouco mais os amigos do alheio.
(09-01-2021 às 19:40)AndreA Escreveu:  no trabalho não tenho onde a prender
Estaciona-a perto de outras motos mais interessantes e/ou mais fácil de serem levadas. Quem assalta na rua (e à luz do dia se for o caso) optará pela que for mais rápida a levar. Ou cujo risco renda mais.

Ainda assim, e como já disseram, se a quiserem levar... levam.

Já pensei que arranjar uma dessas âncoras de prender ao chão sim , mas é uma garagem de uma vivenda, neste caso na parte de trás da vivenda, ainda tenho portão elétrico , portão da garagem fechado á chave mais duas portas laterais fechadas à chave  bigsmile  são empecilhos mas sim se quiserem levar levam ...

No meu trabalho é mais complicado , durante o verão ainda havia a eventual mt09...uma ducati ou outra, agora são só maxi scooters e 125cc ( sem querer desvalorizar) e ainda tenho medo de lá deixar a minha posse mais recente  confused
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