Duvida acerca de possível compra de motociclo
#1

Viva pessoal.
Ando aqui com uma duvida e vinha pedir a vossa ajuda se possível...
Ando a considerar comprar mota usada (ainda estou a acabar de tirar a carta cat A), e neste momento, também pelos meus gostos pessoais, ando inclinado sobretudo entre 2 modelos:
- Honda CB500F (modelo 2019 para cima)
- Yamaha MT-03 (modelo 2020 para cima)

Utilização provavelmente nao diaria, mas a incluir percursos com autoestrada.
"Passeios" curtos com a minha "Maria" eventualmente aos fins de semana.

O preço que tenho visto das usadas ronda os 5000e para cada um dos modelos (mais "troco" menos "troco").
A Yamaha está descontinuada (porque raio?? passam das 125 para a 700? nao fica nenhum segmento intermedio nas naked??), mas gosto muito daquele farol da frente a lembrar o robot... tem suspensão invertida.... 
Honda é um modelo que ira ser continuado, ja a sair nova versão em 2022, tem embraiagem deslizante e gosto mais do quadrante (mais moderno). tem maior cilindrada, mas a nível de cavalos acho que difere apenas em 8cvs em relação à MT-03.

Tendo em conta os valores e a continuação/descontinuação dos modelos, e querendo eu uma moto nao superior a 500 (ainda com pouca experiência, nao privilegio velocidades, também nao queria uma mota muito pesada....), porque modelo optariam?

Agradeço os vossos comentarios e opiniões!
Responder
#2

Boas,

Não sou a melhor pessoa para te aconselhar talvez pela falta de experiência (tenho carta de mota há 1 ano e tenho a CB500F de 2021 desde janeiro).
No entanto também me debati com essa escolha e posso te dar alguns pontos a teres em conta.
Em termos de fiabilidade não tens muito por onde te debater porque são discutivelmente duas marcas com o mesmo nivel de fiabilidade apesar do pessoal achar que honda dura para sempre  smiletroll
Em termos de potência, esses 8cv que dizes ter de diferença não é tão pouco assim, em motas de baixa/média cilindrada e com pouco peso fazem diferença.
  • A Honda tem o redline às 8500rpm +/- e a yamaha ultrapassa as 12.000 , há quem diga que o fator "diversão" é maior na yamaha.
  • Em termos de consumos, pelo que vi, apesar de ser uma 300cc, a yamaha é a que bebe mais.
Eu posso falar por mim, sou completo maçarico ainda, tirei a carta A2 em Dezembro de 2020 e comprei a mota 0km em janeiro deste ano, já fiz +/- 7500km nela e na altura escolhi-a por ser estar no limite de potência da carta A2 e por pensar que já era uma mota jeitosa para uns tempos. Verdade seja dita, passados uns 5 meses comecei a pensar em trocar para uma maior assim que tire a carta A e é isso que planeio fazer. Não é que a mota seja pasteleira mas aquela sensação de andar muito passa rápido. 
Resumindo, não te preocupes com a pouca experiência ou o peso (que também não é significativo), a CB500F é uma ótima mota para começar. Se calhar a mt03 podes te cansar cedo demais e querer trocar para algo maior.
Responder
#3

Boas.

Eu tenho uma CB500F de 2021 com sensivelmente 2 meses. Concordo com o @AndreA, acho que pode ser uma boa escola e que podes aprender bastante, uma mota bastante equilibrada que não sendo uma mota que transmita uma sensação de velocidade por aí além também não se faz sentir uma arrastadeira.

É uma mota económica, costumo fazer consumos de 3,7l em percursos mistos.

Em termos de passeio com pendura, cá por casa a pendura queixa-se um bocado de pouco conforto no banco traseiro mas nada que não se supere com mais algumas paragens.

Tendo em conta o que procuras e tentando não ser tendencioso acho que ficarias bem servido com a CB500F. Podes ainda ver outras coisas dentro desse segmento como a duke 390 ou a z400.

Boas curvas.
Responder
#4

Boas,

Tirei a minha carta A o ano passado, e optei por uma CB500F (mais antiga, de 2016).
Não sei que mudanças existiram nos novos modelos, mas estou bastante satisfeito com a minha escolha. Para o uso/voltas que dou, serve perfeitamente. É económica o suficiente, nunca me deu problemas, leve o suficiente e não é muito alta para conseguir chegar bem ao chao (há quem diga que sou "vertically challenged", com 1,70m).

Não posso falar sobre conforto do pendura, que a minha companheira não gosta muito da ideia (infelizmente).

Não posso falar sobre a yamaha, mas acho que a CB é uma óptima escolha.
Responder
#5

A Yamaha é mais rotativa, tens de andar sempre a rotações mais elevadas para teres mais disponível a potência do motor, é uma moto de transição, se calhar mais para "putos" que gostam de andar no red-line.

A Honda é uma pura utilitária, o motor está menos "puxado" e acaba por ter mais pulmão.

Referes autoestrada, nenhuma é boa mas na CB vais melhor sentado pela ergonomia que apresenta.

Mas experimenta as duas, vai a um stand e pede test-drive. Não há nada que substitua isso.

Boa sorte na escolha!
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)