Desligar o motor com a ventoínha em funcionamento?
#1

Boas.

Quando chegam a vosso destino e têm a ventoínha do radiador a funcionar, costumam logo desligar o motor e siga, ou esperam que a temperatura desça e consequentemente a ventoínha se desligue para desligar o motor?

Será que desligar de imediato o motor assim que se para a marcha e interromper o fluxo do líquido de refrigeração de continuar a sua função de arrefecimento do motor tem alguma implicação/importância, ou é igual ao litro?

O que costumam fazer?
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#2

(22-08-2018 às 13:08)Macavenco Escreveu:  Boas.

Quando chegam a vosso destino e têm a ventoínha do radiador a funcionar, costumam logo desligar o motor e siga, ou esperam que a temperatura desça e consequentemente a ventoínha se desligue para desligar o motor?

Será que desligar de imediato o motor assim que se para a marcha e interromper o fluxo do líquido de refrigeração de continuar a sua função de arrefecimento do motor tem alguma implicação/importância, ou é igual ao litro?

O que costumam fazer?

Esta é uma pergunta pertinente.
Muitas juntas queimam por isso mesmo.
O que é correcto fazer?
Esperar que o motor baixe a temperatura ao fazer circular o líquido refrigerante pelo circuito.
Num camião isso é crucial se paras depois de um momento a rendimento pleno.
Numa mota, por exemplo, depois de uma sessão em circuito, seria o mais aconselhável. Dependendo do motor e das suas características, ao fim de umas horas em circuito urbano também não estaria mal deixar que o circuito dissipe a temperatura.

Eu ha vezes que o faço é outras que não.
Leva em conta que, a bomba deixa de funcionar mas o circuito continua aberto pelo que, o ventilador ao arrefecer o líquido faz o mesmo circular por depressão, mas aqui quem sofre é a bateria que recebe um castigo por parte do ventilador.

Se tiveres a bateria debilitada pode que já não consigas depois meter o motor a trabalhar!

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#3

Eu desligo sempre ao chegar.

Sendo que a temperatura ambiente está normalmente bastante mais baixa que a temperatura do motor, ele irá continuar a arrefecer.

As minhas máquinas (e ex):
Kawasaki Versys 1000 / KTM 1290 Super Duke GT
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]

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#4

Na minha, mesmo que desligue o motor e tire a chave, as ventoinhas continuam em funcionamento.

Achei estranho, verifiquei o esquema elétrico, mas parece que deve ser mesmo assim.

Boas curvas! 
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#5

Eu quando desligo a ventoinha, o motor para sempre de trabalhar...


tong
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#6

(22-08-2018 às 16:39)marco.clara Escreveu:  Eu quando desligo a ventoinha, o motor para sempre de trabalhar...


tong

No teu caso por vezes o problema é por a ventoinha a trabalhar! lol

As minhas máquinas (e ex):
Kawasaki Versys 1000 / KTM 1290 Super Duke GT
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]

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#7

(22-08-2018 às 17:26)michelfpinto Escreveu:  
(22-08-2018 às 16:39)marco.clara Escreveu:  Eu quando desligo a ventoinha, o motor para sempre de trabalhar...


tong

No teu caso por vezes o problema é por a ventoinha a trabalhar! lol

wtf
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#8

Em motores atmosféricos... Na minha opinião... Não aquece nem arrefece...

Em motores turbocomprimidos, é obrigatório esperar um bocado... Não tanto pela temperatura mas mais pela lubrificação do turbocompressor.

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#9

Não sei se nas vossas é a mesma coisa, mas na minha a ventoinha apenas trabalha com a chave em on. Se a ventoinha estiver a trabalhar e o motor nao estiver em funcionamento a temperatura aumenta na mesma pois o liquido nao circula. Na minha deixo a mota a trabalhar ate sentir que a ventoinha desligou por volta dos 90 graus. Por isso desligar a mota apesar de a ventoina estar em funcionamento é indiferente se o motor nao estiver em marcha.

Famel Foguete (1958) 50cc 1990
Famel 76 50cc (1982)1991-1992
Moto Guzzi NTX 750 (1992)1997-1999
Yamaha XJ600S Diversion (1994) 2017-2018
Yamaha XJ6 Diversion (2010) 2018-logo se vê...https://www.facebook.com/PrepperVulcano39
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#10

(22-08-2018 às 15:23)nunomsp Escreveu:  Na minha, mesmo que desligue o motor e tire a chave, as ventoinhas continuam em funcionamento.

Achei estranho, verifiquei o esquema elétrico, mas parece que deve ser mesmo assim.

No outro dia quando fui ao supermercado no parque de estacionamento ate parei perto de um carro porque ouvia a ventoinha a trabalhar mas o carro estava desligado. Tambem achei na altura muito estranho ate pensei que o carro tivesse algum problema. Bem mas pelo que dizes, talvez fosse o sistema dele assim mas foi a primeira vez que reparei numa situacao destas.
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