Curso de Mecânica
#1

Boas pessoal,

Alguém sabe onde se possa tirar um curso de mecânica?
Só com um ano e tal de experiência com motas e felizmente sem avarias, estou completamente à nora em termos de mecânica. Sei que há avarias simples que até se podem reparar em plena viagem, mas no meu caso qualquer merdice seria o suficiente para me deixar apeado e ter que chamar a assistência em viagem.
Basicamente o que procuro é adquirir uns conhecimentos que me confiram alguma segurança extra em me desenrascar sozinho sempre que possível.

Obrigado pela ajuda!
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#2

Ainda que tenhas conhecimento depende muito do tipo de avaria que tenhas e da ferramenta que tenhas ctg. Haverá coisas que irás ter que chamar o reboque inevitavelmente. Aprender nao ocupa lugar, eu também era daqueles que nao percebia ponta, nem sequer tinha grande interesse por isso mas depois de ir pagando ao mecânico para coisas ate simples e deparar me com trabalho mal efectuado depois de levantar a mota, pensei para mim que assim mais valia eu aprender alguma coisa.
Um exemplo é a afinação da corrente, 2 oficinas diferentes, por 2 vezes a esticaram ao máximo, sem folga. E uma era uma mota de cross, inadmissível. 

Havia um curso ali para os lados de cascais/sintra mas o preço era puxadote mais de 200 paus mensais, era 6 meses ou 1 ano. Nao sei ao certo.
Aconselho te antes a comprar livros ainda que básicos para entenderes os componentes essenciais, o funcionamento do motor de combustão, sistema de injecção, et.c 
Mas antes disso, ha mta coisa que podes ir aprendendo quanto as operações mais simples, mudança de oleo, filtros, pastilhas, transmissão, por ai fora. De momento quase tudo ja se aprende no youtube.
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#3

(12-03-2018 às 12:25)Nfilipe Escreveu:  Ainda que tenhas conhecimento depende muito do tipo de avaria que tenhas e da ferramenta que tenhas ctg. Haverá coisas que irás ter que chamar o reboque inevitavelmente. Aprender nao ocupa lugar, eu também era daqueles que nao percebia ponta, nem sequer tinha grande interesse por isso mas depois de ir pagando ao mecânico para coisas ate simples e deparar me com trabalho mal efectuado depois de levantar a mota, pensei para mim que assim mais valia eu aprender alguma coisa.
Um exemplo é a afinação da corrente, 2 oficinas diferentes, por 2 vezes a esticaram ao máximo, sem folga. E uma era uma mota de cross, inadmissível. 

Havia um curso ali para os lados de cascais/sintra mas o preço era puxadote mais de 200 paus mensais, era 6 meses ou 1 ano. Nao sei ao certo.
Aconselho te antes a comprar livros ainda que básicos para entenderes os componentes essenciais, o funcionamento do motor de combustão, sistema de injecção, et.c 
Mas antes disso, ha mta coisa que podes ir aprendendo quanto as operações mais simples, mudança de oleo, filtros, pastilhas, transmissão, por ai fora. De momento quase tudo ja se aprende no youtube.

Obrigado Nfilipe.
O meu medo com a aprendizagem via youtube e afins, é depois ir meter a mão na massa e lixar (com f) a minha menina...
No curso em principio teria a hipótese de sujar as mãos noutras máquinas e sempre supervisionado. Mas sim, tens razão, se esse for mais ou menos o valor normal é puxadote.
Acho que vou é comprar uma lata velha qualquer e vou fazendo as experiências nela... hehehe
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#4

Calado pá!
O que é que precisas saber?

Mudar o Oleo?
Esticar a corrente?
Lavar o sistema de transmissão?
Limpar o filtro de ar?
Pressão dos pneus?
Como abrir um buraco no pistão do Martelo Pneumático?
Como deitar-lhe o fogo?
Qual a velocidade máxima que atinge se a atirares por uma ribanceira abaixo?

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#5

Para o ultimo ponto, não é preciso ter conhecimentos de mecânica... é preciso conhecimentos de física eheheheh

Em caso de dúvida, acelere...
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#6

Calado, como disseram há certas coisas que se consegue arranjar, outras desenrascar e outras que o melhor mesmo é chamar o reboque para quem sabe.

As técnicas são mto transversais nas motas por isso porque não comprar uma mota mais velha a precisar de amor e carinho e ir practicando por lá?

Trocar uma corrente, sangrar um radiador, trocar um cabo de acelerador/embraiagem etc
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#7

Sou de opinião de se começar com a manutenção.

Depois partir para reparações.


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#8

Concordo na generalidade, que te deverás cingir a operações básicas de manutenção. Começares com as rotinas normais em torno da transmissão secundária (afinação e eventualmente mudança), mudança de pastilhas, filtros, óleos (motor, travões), iluminação, refrigeração, etc... e sobre estas encontras informação diversa e variada de quando e como fazer, seja no manual do proprietário, como no manual de serviço da tua mota (que poderás adquirir... um bom exemplo são os manuais Haynes, que terás de pesquisar se existe para a tua mota em específico).

O que não impede que pegues nuns livros de mecânica. Há muita e variada literatura neste domínio.
Aaconselho-te, para começares a entender como a coisa funciona, por leres um ou outro manual de mecânica existente para instrução de carta de pesados.

Tem em atenção que intervenções mais complicadas ou afinações específicas (válvulas / corpos de injecção / etc.), jamais deverás ser tu a efectuar, pois para além de ferramenta e equipamento específico, requerem conhecimento e acima de tudo... prática e sensibilidade. O poderes também acompanhar certas operações a serem realizadas em oficina (caso consigas), também poderá ser relevante.

[Imagem: zX4Kq81.png]

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#9

Sim, a ideia nesta fase é mesmo cingir-me à manutenção.
Só que sou um gajo curioso e tenho a mania que tenho que perceber de tudo... Mas neste caso, e por amor à «menina», acho que sou capaz de comprar por aí uma velhota para levar a cabo as minhas experiências maquiavélicas.  devil 

Ah, LoneRider...

Qual a velocidade máxima que atinge se a atirares por uma ribanceira abaixo? 

(Peso x velocidade) x inclinação / 3,5 (x massa de velocidade momentânea / 2) = Voilá 
Isto sem ventos ascendentes, claro... Nesse caso há que considerar uma redução de 0,23% ao quadrado, por cada km/h relativo à força do vento
Simples...!!!




(Antes que me chamem maluco, isto foi inventado smile)
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#10

Errado pá!

Qual a velocidade que uma mota atinge por uma ribanceira abaixo!?

Fácil pá!
Metade e outro tanto!

Agora a sério, se vasculhares o estrume deste curral vais encontrar mais de um tutorial sobre algumas operações de manutenção.

Depois estamos nós pá, alguns com algumas luzes (trémulas e fundidas), que estamos sempre dispostos a ajudar a baralhar ainda mais a coisa.

Começo já por dizer-te que, para fazeres a manutenção ao teu animal deves começar por comprar ferramenta.

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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