Consumo de óleo
#1

Olá boa tarde pessoal ,tenho uma kle de 2001 motor ex500 fiz 6000 km gastou 1 litro de óleo ,é normal este consumo  ????
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#2

Diria que não é normal mas também depende muito do tipo de condução que possas ter.

As minhas máquinas (e ex):
Kawasaki Versys 1000 / KTM 1290 Super Duke GT
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]

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#3

Boas;
Não considero nada preocupante um consumo de óleo dessa ordem de grandeza.
É uma questão de se ir verificando o nível regularmente.
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#4

Se fosse um motor yamaha com dos de 5 valvulas por cilindro não seria de admirar.
A KLE500 tudo depende dos tratamentos dados por anteriores proprietários...1L num cárter de menos de 3L de capacidade...é alguma coisa...ainda bem que fazes as revisões a cada 6mil km...
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#5

Nesse motor, sendo o mesmo motor das GPZ, EN, ER  especificamente, ainda mais um liquid cooled, pode deixar algo a pensar... Ainda que possa ser normal algum consumo, esse deveria ser mais residual e nunca 1/3 da quantidade total.

Aconselho-te a meter um bom óleo (de acordo com o especificado e na quantidade correcta) e o filtro de origem... e ir verificando regularmente o nível. Se continuar a "mamar" óleo nessa quantidade, algo se passa.

(08-10-2018 às 00:06)Johnny_1056 Escreveu:  Não considero nada preocupante um consumo de óleo dessa ordem de grandeza.
É uma questão de se ir verificando o nível regularmente.

Maus "vícios" de quem é aficionado convicto de pianos? bigsmile

[Imagem: zX4Kq81.png]

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#6

Boas;
Carlos-kb, não se trata de maus vícios de quem gosta de pianos. Basta analisar friamente a situação:
- um bicilíndrico com 17 anos;
- histórico desconhecido;
- ritmo de utilização desconhecido;
- o que mais há por aí são motos recentes com um consumo de 200ml a cada 1000km's.
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#7

Tinhas que óleo? Basta ser sintético ou ter uma viscosidade menor para ser mais fácil de consumir. Em motores mais antigos é perfeitamente normal isto acontecer, mas é muito mais acentuado nos motores arrefecidos a ar do que a água.
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#8

Também há quem defenda a teoria (que me parece fazer sentido) que quando os motores começam a consumir mais óleo não se deve mudar a viscosidade por causa disso.

A viscosidade recomendada para um motor visa lubrificar todos os seus componentes na plenitude. Mudando a mesma, a lubrificação pode não acontecer de forma adequada.

Por isso e tal como o Johnny disse, o melhor é continuar a usar o óleo recomendado, ir controlando o nível e não perder muito tempo a pensar no assunto...
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#9

(08-10-2018 às 19:33)Johnny_1056 Escreveu:  Carlos-kb, não se trata de maus vícios de quem gosta de pianos.

Jonas, pá... Apenas aproveitei a tua deixa para mandar a alfinetada! shy angel

É verdade que os pianos têm a fama... mas muitas outras têm o proveito.
Olha as boxer oil head da BMW... cujo consumo de óleo até era anunciado "pomposamente" no respectivo manual, indicando valores máximos de consumo. bigsmile

[Imagem: zX4Kq81.png]

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#10

Boas;
Carlos-kb, sem stress. Sabes que, pela parte que me toca, lido muito bem com consumos de óleo e motos que padeçam do mesmo. blink
Mas este não deixa de ser um tema muito melindroso, principalmente para muita gente que acaba de comprar uma moto que mal conhece e se depara com ele.
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