Conheçam a Bex, uma espécie de cabra-montesa robótica da Kawasaki
#1

"Conheçam a Bex, uma espécie de cabra-montesa robótica da Kawasaki"

"A Kawasaki acaba de apresentar a Bex, uma espécie de cabra-montesa robótica que pode transportar pessoas ou mercadorias.
Depois de ficarmos a conhecer o Spot, o cão robô da Boston Dynamics, é a vez de conhecermos a Bex, uma espécie de cabra-montesa robótica criada pela Kawasaki.

Apresentado na International Robot Exhibition, em Tóquio (Japão), este «caprino» foi criado como parte do programa Kaleido da empresa, que desde 2015 tem como objetivo criar robôs humanóides.

Mas pelo caminho, os engenheiros da empresa japonesa perceberam que quatro pernas davam mais estabilidade do que duas e viram aqui uma oportunidade de criar algo diferente.
Esta cabra-montesa robótica é ainda capaz de se baixar e de transportar pessoas, que a podem controlar através de um guiador. De acordo com a Kawasaki, esta cabra pode suportar até 100 kg de peso.

No vídeo acima podemos ver este robô adaptado para transportar pessoas, mas a parte superior do seu corpo é modular, podendo ser adaptada a outro tipo de utilização.

Mas uma coisa é certa: a avaliar por este vídeo, não esperem deste caprino a «genica» de uma Kawasaki de duas rodas."

Portanto a kawasaki ouviu o feedback dos motociclistas Portugueses que com os aumentos de combustíveis passam os dias a dizer "fdx mais valia andar de cavalo/burro" bigsmile

[Imagem: kawasaki-bex_925x520_acf_cropped.jpeg]
[Imagem: kawasaki-cabra-bex-2048x1176.jpg]

In: Razão Automovel

[Imagem: 3a28d74fcda810d6526bb56e69702394.jpg]
Responder
#2

Um tópico no fórum de motos exclusivo da Kawasaki sobre um robot que nem sequer rodas tem...

Menos mal que é um exercício tecnológico de uma marca que, entre outras coisas, também constrói motas, porque até à fonte da notícia pouco tem a ver com este fórum.
Responder
#3

Um "normal" e natural exercício tecnológico, demonstrativo do desenvolvimento de sistemas em torno da robótica e automação, que vários construtores vão concebendo em paralelo à sua actividade principal. Complementa a pesquisa e desenvolvimento dos seus "research centers", ao mesmo tempo que mostra o seu "poderio" tecnológico.

A Honda fez algo semelhante, com o >>Asimo<<.

Até podemos achar caricato. Mas o facto é que a pesquisa e concepção destes sistemas robóticos pode depois ter uma enorme aplicabilidade em muitas outras coisas... motos incluídas. Os sistemas de self-balancing ou self-riding, já apresentadas por alguns construtores, são só um exemplo disso.

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#4

carlos qualquer pessoa com dois dedos de testa percebe que qualquer projecto de engenharia feito pelos grandes fabricantes é mais do que um exercicio de show off, e nornalmente coloca em pratica uma ideia que ficaria no papel caso contrário, mas ainda há malta (a olha com ar absolutamente acusador para ti sozinho) que acha que abs, ct, suspensões activas, quick shifts, valvulas variaveis, telemetria, injeção direta, embraiagem deslizante, etc foram tecnologias que um engenhiro apanhou de uma arvore e espetou numa mota num dia.
chama-se falta de visão (ou então apenas vontade de pertubar e falta de atenção).

[Imagem: 3a28d74fcda810d6526bb56e69702394.jpg]
Responder
#5

Vá lá, o tópico é interessante e relevante para as duas rodas. Ficamos a saber que quem compra Kawasakis (especialmente a Z1000SX) está a patrocinar estas brincadeiras e projetos internos da marca.

Vamos todos fazer um esforço para nos relacionarmos de forma cordial. Há um interesse comum.
Responder
#6

Acho que o focinho da cabra explica muita cooisa
[Imagem: 6a63d13e-73ea-44d4-acac-2fa1e1e90c45.jpg?w=800][Imagem: 0_goat.jpg]
Responder
#7

(07-04-2022 às 13:10)Lifeinloops Escreveu:  Acho que o focinho da cabra explica muita cooisa
[Imagem: 6a63d13e-73ea-44d4-acac-2fa1e1e90c45.jpg?w=800][Imagem: 0_goat.jpg]

Isso era boa mota para ti, um bocadito carota mas excelente iniciante para manteres muitos bons anos, economica, iuc barato, velocidade e potência mais que suficiente.
Em tempos andei na irma mais velha dessa, a ninja 300, e o motorzeco twin chegou para dar 170kmh, chega e sobra para cidade e passeios

[Imagem: 3a28d74fcda810d6526bb56e69702394.jpg]
Responder
#8

Não fosse ser feia de caroço, considerava.
aliás já considerei.. mas esses preços neste segmento assustam.
Responder
#9

nessa parte concordo a 100% contigo, e inclusive já aqui comentei algures no forum, como toda a linha kawasaki foi progressivamente ficando mais feia, escapa-se a z1000sx que o carlos-kb comprou, a ninja 300 era bonita, essa 400 bleh.

[Imagem: 3a28d74fcda810d6526bb56e69702394.jpg]
Responder
#10

Pronto, está revelado o segredo de polichinelo wtf .
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)