Conduzir sem carta (carro)
#1

Isto não tem muito (nada) a ver com motas, mas como talvez alguém me soubesse ajudar, achei que não perdia nada em perguntar aqui.
Ocultando identidades, a pedido da pessoa, aqui vai:

Hoje um amigo ligou-me e disse-me que o pai tinha sido levado para a esquadra. Pelo que percebi passou-se da seguinte forma:
- Família (5 pessoas) seguia no carro, o pai ia a conduzir;
- Estacionaram e saíram do carro;
- Após estarem um bocado ao lado do carro a falar, são abordados por um polícia, que alegou que o carro lhe pareceu muito cheio. Pediu a identificação ao pai, que a seguir soprou também o balão e acusou zero;
- O pai tinha ficado sem carta aos 20 e tal anos devido a excesso de velocidade (ou alcool, não me lembro), e não a voltou a tirar;
- Segundo o polícia, vai ser levado a tribunal e vai ter que pagar uma multa de 2.500€

Agora, o que eu achei mais estranho..
Não sendo apanhado a conduzir, como ou porque é que se pode ser multado por não ter carta? Estando ele parado e até fora do carro, com o carro estacionado e desligado, em que é que o agente se baseia para dizer que ele conduzia sem carta? Basta alegar que o viu?

A pessoa em questão iria na próxima semana trabalhar para fora do país, precisa de comparecer em tribunal?
Quanis são os possíveis desfechos disto?

Obrigado!

[Imagem: RwtqB8G.gif]
Responder
#2

O polícia pode dizer o que quiser. Ele usufrui de uma coisa chamada fe presunção de veracidade e isso é difícil de rebater.
Falem com um advogado.
Pode não ir ao tribunal pelo que pode ser julgado à revelia, o que não é propriamente abonatório.

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#3

Se o carro tinha as 5 pessoas mesmo , e os policias eram só dois, têm mais testemunhas, basta baterem-se que não tava a conduzir , apenas estavam com o carro parado , a fumar um cigarro , na conversa , whatever.

Convém é que alguém dessas 4 pessoas restantes alguma tenha carta para justificar o aparecimento do carro ali.
Responder
#4

Epa...
LoneRider, ando a ler sobre como funciona a parte dos advogados, se têm direito a alguma coisa, visto não terem direito para pagar um.
Essa é outra Basike, ninguém no carro tinha carta.

[Imagem: RwtqB8G.gif]
Responder
#5

(11-07-2015 às 04:16)Diogo.fps Escreveu:  Hoje um amigo ligou-me e disse-me...

O que faz de ti cúmplice do crime!
devil
Responder
#6

Sem querer parecer o "chato", acho que para esta situação uma multa de 2.500,00 euros é pouco.

O senhor não tinha carta, o que significa que caso tivesse um acidente criava uma grandessíssima carga de trabalhos para alguém. Isto já para não imaginar uma situação em que pudessem existir feridos ou até mortos (terceiros ou mesmo ocupantes da viatura). E já nem vou abordar o "possível" motivo de há 20 anos ter ficado sem carta...

Esta história faz-me lembrar uma anedota antiga em que um carro da polícia perseguiu outro carro durante vários quilómetros até que, ao parar o condutor, o polícia iniciou o seguinte diálogo:

Polícia: Parabéns senhor condutor! Viemos a observá-lo nos últimos quilómetros e a sua condução exemplar valeu-lhe um prémio de 1000 euros!
Condutor: Calha mesmo bem... que assim já posso ir tirar a carta!
Mulher: Aqui o meu Manel só conduz bem quando 'tá bêbado!
Sogra: Eu sabia que isto de vir num carro roubado ainda ia dar merda...

Ainda esta semana a minha mulher foi multada em 125 euros porque se esqueceu de colocar o selo do seguro no vidro do carro, mesmo depois de o fazer à frente do sr. agente que a autuou. Por isso, se quem é certo e cumpridor da lei ainda assim leva "porrada" de vez em quando, só posso dizer que quem anda à chuva... é bom que se molhe!
Responder
#7

pessoas têm de ser responsabilizadas pelos seus actos, uns melhores, outros das piores formas,
tambem já fiquei sem carta, a mesma ficou de ferias forçadas de mim na antiga DGV por 2 meses, (execesso velocidade 72km/h no fim de uma localidade, p**a da locura!) logo fiquei com uma guia para a poder levantar, passado esse tempo fui a levantar, durante esse tempo eu não pode conduzir
depois de findas as ferias da carta de conducao na dgv, eu já pode conduzir, já passou 10anos que retomou ao meu bolso e ainda não tirou mais ferias, tinhosa
policia não precisa mandar encostar para saber as multas a aplicar ao proprietario de uma veiclo, maioritariamente quando mandam parar, já sabem o que está bem e mal.

Load ""
Responder
#8

Acho que daqui só vais levar com 'é bem feita que seja multado!' lol

Tiram-lhe a carta há mais de 20 anos, e nunca a voltou a tirar, e continuou a conduzir? Tenho pena é que não tenha sido apanhado mais cedo..

Tentando responder, não há muita hipótese. Nem que arranjes 50 testemunhas, a palavra de 1 só polícia vai ser mais tomada em consideração. Piora o facto de ninguém no carro ter carta. Quem vai explicar como o carro chegou ali? O polícia viu o carro a andar? O carro ainda estava quente? Há aqui muito por onde se queimarem, e muito por onde fugirem, mas fazia mais sentido ter sido logo feito na altura. Se o polícia não viu o carro em andamento e/ou não estava quente, podiam ter dito simplesmente que foi um vizinho que colocou ali o carro e entretanto foi embora, o resto ficou na conversa que ainda vinha um primo qualquer buscar o carro àquele local, ou o carro simplesmente ia ficar ali, etc. Se o polícia viu o carro em andamento ou quando chegou ainda estava quente.. Não vejo muito por onde fugir.

Quanto ao advogado, ninguém trabalha de borla. Há quem trabalhe com base em rendimentos futuros, mas nem sequer é o caso. Penso que se não for indicado nenhum pelo arguido, caberá ao ministério público arranjar um.
Responder
#9

Se não tens dinheiro para advogado, então tens que pedir um advogado oficioso. Como é que isso se faz, não sei porque, felizmente, nunca precisei.

Brutal como é que é possível guiar mais de 20 anos sem carta sem ser apanhado. confused Tenho carta há 14 anos e já fui parado umas 15~20 vezes. wtf
Responder
#10

Eu andei algum anos de mota sem carta... mas na "terrinha".... e uma vez até me mandaram parar... ia eu na minha SR125... mandaram-me encostar... nem saíram do carro... pararam ao meu lado e disseram... o senhor condutor não sabe que tem de ter duas bandas reflectoras na parte de trás do capacete.... e eu disse-lhes que o capacete era novo e ainda não tinha colocado e tal... tive sorte... era hora de almoço e eles deviam estar com fome...

[Imagem: SM4eYt9.png]
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)