Condução em rotundas sucks!!!!
#1

Porra.... Porque é que tantos condutores têm "alergia" a travar ou mesmo a parar, caso disso seja necessário, à entrada de rotundas, quando a isso são obrigados?
Possivelmente 80% das situações eminentes de acidente que tenho, são em rotundas, motivadas por condutores irresponsáveis que teimam em não respeitar a prioridade de quem lá circula (neste caso eu). Quase diariamente me deparo com esta situação, e muitas delas não deram em algo mais grave por mero acaso, como a que aconteceu ainda há poucos minutos... Em que ainda me pergunto como aquele capot que vi lateralmente a ínfimos centímetros da minha moto, não me mandou ao chão?! Depois de chamados à atenção, ainda se acham donos da razão.
E já não falo sequer das normas e regras de condução dentro de rotundas, que aí presumo que mais de metade dos condutores desconheça o que são e como são. Em rotundas e em tantas outras vias com regras específicas de condução, como AE's, etc....

Seria necessária (ainda) tanta formação e igualmente civismo, para quanta gente que anda com um volante nas mãos. E defendo que qualquer condutor na sua formação, devia ainda ter umas quantas aulas obrigatórias em duas rodas.... Para perceberem ou pelo menos terem uma pequena noção do que é conduzir uma moto.... Podia ser que a atitude na estrada, para com os motociclistas e demais automobilistas fosse diferente!

Infelizmente continua-se a conduzir tão mal neste país! sad

[Imagem: zX4Kq81.png]

Responder
#2

E a sj4000 ? Não estava?

O maçarico  shy
Responder
#3

Eu neste momento noto uma melhoria a nível comportamental dos automobilistas para comigo e demais condutores de motociclos. Ainda hoje em plena hora de ponta muitos iam abrindo e alargando espaço para eu passar, inclusivamente na AE, na saída para o IC19, uma senhora foi completamente para a berma para os motociclistas passarem.

Quanto às rotundas, é preciso usar e abusar dos cuidados.
Responder
#4

(03-03-2015 às 22:27)Shady Escreveu:  E a sj4000 ? Não estava?

Epa.... ir de mota para o trabalho e levar a action cam, já começa a ser de "cromo"! smile

(03-03-2015 às 22:49)Rod Escreveu:  Eu neste momento noto uma melhoria a nível comportamental dos automobilistas para comigo e demais condutores de motociclos. Ainda hoje em plena hora de ponta muitos iam abrindo e alargando espaço para eu passar, inclusivamente na AE, na saída para o IC19, uma senhora foi completamente para a berma para os motociclistas passarem.

Pois.... é verdade que noto que em situações de congestionamento, alguns (muitos) já costumam facilitar.... e outros até abusam tanto nesse facilitar que exageram, só faltando estender a passadeira vermelha! lol

(03-03-2015 às 22:49)Rod Escreveu:  Quanto às rotundas, é preciso usar e abusar dos cuidados.

Aqui sim é que a "porca torce o rabo". Para uma maioria expressiva deve mesmo custar muito ter de deter a marcha ao entrar numa rotunda.... e muitos optam por inclusivamente acelerar, passando a "rasgar", e quem já vem dentro da rotunda que se cuide! Ainda mais quando vêem que é uma moto, e devem pensar que podem entrar, pois há espaço para circularem em simultâneo, mesmo que a rotunda só tenha uma via de trânsito. Mas esquecem (ou desconhecem) que ao descrever a curvatura da rotunda, uma moto precisa practicamente do mesmo espaço de um carro, e sendo nesta circunstância muito mais difícil travar e corrigir trajectórias, derivado da inclinação com que a moto normalmente vai.
Então saber que via da rotunda tomar, consoante a saída pretendida.... então é para esquecer mesmo, pois muito poucos sabem como o fazer.
Como disse, as histórias quase todas de "sustos" valentes que tenho tido, seja de moto como de carro (ainda que de moto sejam mais frequentes ainda), aconteceram em rotundas.

[Imagem: zX4Kq81.png]

Responder
#5

Sinto o mesmo lol, tenho aqui uma rotunda ao pé de casa em que ia tendo dois acidentes diferentes em dois dias seguidos. Quase da mesma maneira, alguém que quando eu ia para sair da rotunda, foi descaindo o carro até estar dentro da rotunda parado, na trajectória que faria para sair da rotunda.

Inclusive numa delas tive eu que parar no meio da rotunda, porque uma mulher entrou na rotunda (ainda que devagar) conforme eu ia a passar.. a falar ao tlm com a mão esquerda e a olhar para a direita (estúpido), ou seja, não me viu mesmo. Quando me viu, assustou-se e parou no meio da rotunda a olhar para mim, com aquela cara de veado encadeado pelos faróis.

Eventualmente, passado uns segundos, percebeu que estava à espera que ela passasse e largou o tlm à pressa e seguiu viagem.


Quanto à camera, quando tinha uma usava-a no dia-a-dia, dá jeito para filmar este tipo de coisas, não sei é se conta em caso de acidente.

[Imagem: RwtqB8G.gif]
Responder
#6

(03-03-2015 às 23:06)carlos-kb Escreveu:  
(03-03-2015 às 22:27)Shady Escreveu:  E a sj4000 ? Não estava?

Epa.... ir de mota para o trabalho e levar a action cam, já começa a ser de "cromo"!  smile
Quando compras um coisa é suposto usa-la o maior nr de vezes que seja possível...Logo é tudo menos de cromo.
Mas é a minha maneira de ver,imagina que te tinham batido neste caso tinhas provas..

O maçarico  shy
Responder
#7

(03-03-2015 às 23:15)Diogo.fps Escreveu:  Quanto à camera, quando tinha uma usava-a no dia-a-dia, dá jeito para filmar este tipo de coisas, não sei é se conta em caso de acidente.

Acho que para efeitos de prova judicial, as filmagens pessoais não são consideradas.

[Imagem: zX4Kq81.png]

Responder
#8

Se tivesses a mota toda escafiada em vez de toda reluzente, já seria diferente bigsmile , o pessoal fica encandeado e não consegue parar a tempo lol lol
Responder
#9

(04-03-2015 às 08:36)Rod Escreveu:  Se tivesses a mota toda escafiada em vez de toda reluzente, já seria diferente  bigsmile , o pessoal fica encandeado e não consegue parar a tempo  lol  lol

lol lol Faz todo o sentido... bigsmile

Ou então apanhaste um anti-portista e quando viu uma mota azul tentou passar-te por cima! lol bigsmile
Em Lisboa essa cor é perigosa, o melhor é mudares. devil
Responder
#10

Parar nas rotundas? Cá no norte não tenho apanhado desses problemas. Aliás, a única coisa que apanho aqui, seja de carro ou de moto, é o mesmo dentro e fora das rotundas, ou seja, gente que não faz a mínima da via que deve circular. Nas rotundas é exagero mesmo, é raro ver alguém a fazer a rotunda em condições, metade como vai na via da direita mantém-se lá, nem que faça a rotunda toda por fora e saia por onde entrou, cortando o resto do pessoal todo a entrar e sair da rotunda, enquanto a outra metade vai pela via da esquerda a ultrapassar os da direita e como tal faz a rotunda por dentro, nem que vá sair na primeira saída, cortando aí quem está à direita.

É uma festa. Mas o mesmo problema se coloca fora das rotundas, o pessoal simplesmente não faz ideia se se deve manter à direita ou à esquerda.

O mais engraçado é que em caso de acidente, e como está a lei actual, é sempre quem está por fora que ganha o caso, já que tem sempre o argumento 'mas eu ia sair nesta saída, o gajo é que se mandou para cima de mim'.
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)