Comparação Injusta, ou estou maluco?
#1

Boas malta,

Há muito tempo que não passava por aqui mas é bom ver que isto ainda continua vivo!

Ando há quase 10 anos para comprar moto e por este ou outro motivo acabo sempre por desistir (quase sempre a racionalidade da coisa).

É desta que vai surgir qualquer embora o timing não seja nada bom. A motor 7 está com uma campanha de 0% juros que torna a Tenere 700 muito interessante, é neste momento a moto que me enche o olho embora off-road propriamente dito não estará na equação, apenas uns estradões e pouco mais. A Royal Enfield aparece num regime mais racional, embora acho que saiba a pouco (NOTA: não experimentei nenhuma)
Não dou primazia aos gadgets e gosto da simplicidade de ambas (principalmente a Enfield)

No entanto o dinheiro custa a ganhar e há outras prioridades (bem) mais caras. Posto isto, as minhas opções são:
-Tenere 700 3200€ + 36x120€ + 3200€
-Royal Enfiel Himalayan (~5000€ pagos a pronto)

Aqui a minha dúvida prende-se pelo facto da mota ir ficar muito tempo parada, vou começar um trabalho de viagens constantes e posso passar imenso tempo do ano fora (7 a 10 meses). Nestas condições, gastar 11k numa mota parece-me puxado, embora quanto mais tempo passe fora, mais facilidade tenho em pagar a mota... Estou extremamente dividido.

Por fim, o uso é tipo 95% estrada alcatroada, voltinhas por Portugal, nomeadamente pela zona centro, um ou outro fds mais prolongado e se houver tempo voltinhas mais longos aos típicos destinos motards.

As usadas estão fora de opção, teria orçamento de cerca de 3500/4000€ e está tudo estupidamente caro face ao preço das novas.

Dada a campanha da motor7, tenho até o inicio de setembro para decidir, depois disso só mesmo a royal enfield.

Boas curvas ok
Responder
#2

A comparação realmente nao faz muito sentido. Mas é preferível no pouco tempo que possas andar de mota, ter algo que preencha os requisitos mínimos mas que essencialmente proporcione momentos de divertimento e prazer.

A Royal Enfield Himalayan goza de alguma boa fama, mas para mim os 25cvs matam logo a partida sequer a hipótese de alguma vez considerar uma. Digo isto, porque quando disse a um amigo meu que as motas novas hoje em dia estavam muito caras, ele sugeriu me essa. E 5 mil euros de facto nao é uma fortuna por uma mota nova, mas considerando também as specs dela, seria difícil justificar um preço mais alto. Alias, até a pouco tempo, ainda a alimentação era feita por carburadores.

Certo que 400cc e 25Hp dá para fazer muita coisa e ir a muito sitio. Tudo depende dos requisitos e tolerância de cada um. Para mim certamente seria insuficiente para as voltas grandes que gosto de fazer.
Responder
#3

Neumon pá...

Sempre podes esperar mais 10 anos pá! devil

Ora bem...
Duas motas do faz de conta, que ainda por cima vão estar a ganhar pó na garagem.
É pá, tens a certeza que queres uma mota?

Prontos, se estás decidido mas não sabes cuál das duas comprar experimenta uma CB500X, não custa 5000 euros, nem 11000, não lhe falta potencia como a Enfield, mas fica algo aquém da "Ternera". Não tem o aspecto dakariano da 700, mas também não parece a mota do teu avô.
A única coisa que tem em comum com as tuas preferências, é que a CB500X é económica, versátil, pode fazer estradões sem dificuldade e é fiável.

É uma mota que pode muito bem ser o meio termo do que procuras e olha que é no meio que está a virtude! blink
Responder
#4

LoneRider.... Sempre de bom humor!

A CB500X, só se for a versão anterior. A nova mete medo de tão feia que é!

A tenere não é bem faz de conta, mas é preciso comprometer em alguma coisa! E em principio será mesmo essa, retém melhor o valor visto que o preço das XT660 estão para lá de idiotas
Responder
#5

A CB500X de 2019 para a frente, está mais apta para estradões de terra com a roda 19 à frente e suspensões com maior curso... tenho a de 2018 e acho a de >2019 um pequeno upgrade para quem quer fazer algum fora de estarda...

A Tenere 700 para mim é uma moto fabulosa, e por acaso já pensei nela mais do que devia.... continua a ser uma moto simples como a CB500X, mas muito mais completa que a CB...

Tendo hipotese para ir para a Tenere, não vou comentar a Royal Enfield.... acho que nem é comparavel....

Ricardo - Honda CB500X
[Imagem: latest?cb=20150510093035]
Responder
#6

Tanta coisa para escolher, e só falam de Honda... Tsss tsss...

[Imagem: SM4eYt9.png]
Responder
#7

Por ter experimentado a Royal digo honestamente que deixa a desejar, especialmente se 95% do tempo será em alcatrão... Vai sempre haver a sensação de faltar lá qualquer coisa... Em estrada aberta sozinho e sem malas chegou com dificuldade aos 120km/h e de la não passou!

Andei a pesquisar como tu e considerei-a até experimentar saltou logo fora da ideia!

E acabei por ir buscar uma CB500X de 2018 abaixo dos 5000€! E para alcatrão até ver estou bastante satisfeito

Enviado do meu Redmi Note 8 Pro através do Tapatalk

Eat, Sleep, Ride, Repeat!  V
Responder
#8

CRF300L nova se fosse a ti.
É um cancro, mas é barato e parece minimamente competente.
Se fizeres mesmo 95% estrada, a cb500X. Barata e também bastante competente, com o plus side de já não ser um cancro. lol
Se tiveres disposta a ir para o crédito, a T7. É sem dúvida a melhor do segmento no rácio qualidade/preço.
Responder
#9

CRF para fazer 95% alcatrão? Mal por mal, antes a Himalayan. Nao oferece muito mas de certo tem muito mais conforto que uma crf! lol
Responder
#10

Dando um passo atrás, pelo cenário que aí vem e que descreves, não me parece boa altura para comprares mota.

Ainda assim, se quiseres mesmo ter uma mota para usufruir nos 2 meses do ano em que vais ter tempo para o fazer (espero que não sejam os meses de dezembro e janeiro), eu comprava uma mota usada e barata que não me fizesse doer a alma de ter parada na garagem. Uma XT ou similar por uns 3 mil euros seria mais que suficiente.

V
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)