15-04-2020 às 18:21
(15-04-2020 às 12:40)LoneRider Escreveu: Se soubesses a história das marcas, facilmente percebias que não é à base de seguir um caminho já percorrido que se consegue melhores produtos.
Um melhor produto consegue-se com o conceito de moto de uma equipe que se dispõe a desenvolver o produto.
A Ducati é um exemplo disso, assim como a BMW e a Triumph.
Curiosamente três marcas que dominam as vendas dos seus mercados nacionais e três conceitos diferentes de moto.
Numa ilha não muito longínqua, um gajo de olhos em bico apresentou-se ali com um bloco de 6 cilindros e deu a entender aos gurus da mecânica que os motores pluricilindricos eram o futuro e 20 anos depois saiu a primeira tetra de produção à grande escala.
Tudo fruto da sua visão de moto e do sucesso comercial de fazer motos fofinhas...
Hoje em dia, fazer dar voltas no túmulo aos Rockers, produzindo essa merda que chamam de Cafe Racers é só uma forma de aproveitar uma tendência com caducidade e fazer dinheiro sem ter onde ir!
Mas se achas que não é suficiente, ali para os lados de Valongo, pelos caminhos da serranía, costumam andar por lá uns protótipos que são precisamente a visão particular de motociclismo que um gajo que, com algum êxito, mantém viva a indústria nacional!
Sim a minha noção de historia motociclista não é a melhor, mas se a memoria não falha, inicialmente a Honda por exemplo, começou por fazer pequenas motos, baratas e acessíveis, e a partir dai tornou-se no gigante que é hoje. Eventualmente a Honda (e não só) aproveitou e apanhou os Britânicos a dormir, que faziam bonitas motas, (mais do mesmo) mas pouco fiáveis e em comparação com o produto Japones, mais caras, motas essas muitas vezes inspiradas em modelos britânicos. Uma boa lição que aprendi é que ter nome não significa nada, todos tombam quando dormem!
Óbvio que por trás disso tudo estava um senhor com uma motivação e uma enorme paixão por engenharia, e óbvio que estamos a falar de outros tempos!
Hoje em dia existem grandes mentes também, que geraram conceitos ou tentam reinventar conceitos e motos como a Nembo, a Britten V1000, as Buel/EBR e Energica, depende sempre da motivação e objectivo de cada um!
Todos tem que começar por algum lado. Qual o problema de usar por exemplo um motor antigo mas com provas dadas e aplica-lo hoje? Mais prático, mais económico e em certa parte mais inteligente. Acho uma boa estratégia, principalmente para marcas que começam de uma forma pequena e se calhar sem capacidade para ter uma equipa dedicada apenas a desenvolver um produto de raiz.
Depende do que a marca e quem está aos comandos pretende, se quer ser uma marca na vanguarda da tecnologia, que faz a diferença, ou uma marca que desenvolve um produto atractivo, decente e acessível.
Ainda em relação a uma empresa seguir um caminho já percorrido, ou seja, "mais do mesmo", muitas empresas hoje fazem isso, e uma dessas três que referiste fez isso durante bastante tempo e com bons resultados.
Em relação a "merda de café racers" referes-te a que, a minha ou no geral??
Bem, não importa, respondo de forma geral...
Mais uma vez, a minha história motociclista não é muito boa, mas hoje em dia, nada do que é designado café racer, ou como dizes de "merda dessas café racers", o é, seja chinês ou Triumph (feitas na Tailândia), seja 125cc seja 1200cc, nada tem a ver com a historia por trás dessa designação, é verdade, das corridas e modificações que faziam no auge para correr de "café em café" e tornar a mota mais leve e veloz. Eram eles que as retalhavam, não vinham retalhadas de fabrica certamente.
Tem sim inspiração nesse conceito / movimento, tem a ver com nostalgia, e com historia, com um estilo de vida que as pessoas anseiam ou desejam, ou então com uma tentativa de capturar um design clássico que as pessoas apreciam, não vejo qual o mal.
Vejo que é algo que te incomoda, ou que discordas, mas hoje em dia nada escapa e tudo é corrompido ou transformado para vender nesta nossa era de consumismo, a vida é mesmo assim.


