BMW R1200S - Compra
#1

Boas pessoal.

Ha ja muito tempo que nao apareco aqui, mas hoje e' o dia.

Alguns de voces conhecem-me (podem e' ja nao se lembrar, lol). Mas para quem nao conhece, eu tenho uma mota japonesa desportiva, 600cc, 4 cilindros (ver avatar).

Estou a preparar a aquisicao de uma nova mota e, para o efeito, fiz uma lista com as minha opcoes.
Nao tenho muitos pressupostos inalteraveis para a escolha da mota, mas tenho as minhas preferencias (sao algumas, devo dizer).

Dito isto, e' verdade que, no toca a motas, o meu gosto em termos visuais e' um bocadinho particular, e o que e' um bocadinho diferente atrai-me.
Para esta compra decidi que gostaria de comprar uma mota completamente diferente da que tenho actualmente, nomeadamente (isto em termos de preferencia):

- Fabricante: gostaria de optar por um europeu desta vez;
- Cilindrada: gostaria de subir de cilindrada;
- Estilo: gostaria por experimentar outro estilo (nomeadamente naked);
- Motor: gostaria de uma solucao diferente da que tenho actualmente (4 cilindros standard).

Ora bem, amanha posso colocar a lista da alternativas que estao em cima da mesa.
O que interessa mesmo e' que a minha favorita (destacada) de entre as motas que procuro e' a BMW R1200S.
E' uma daquelas motas que adoro e vou sempre gostar (tal como uma Ducati 999, uma Ducati Sport 1000, uma K1200S ou R, uma Aprilia RSV Mille, uma Triumph T595/955, etc.).

O que gostaria de vos perguntar e':
- Alguem tem experiencia ou conhecimento acerca desta mota que possa ser util para uma compra, especialmente em 2a mao?;
- Se nao, alguem tem experiencia, ou conhecimento, acerca dos motores boxer da BMW e da transmissao por veio?.

Se puderem, ajudem, se nao, opinem.

Um abraco para todos.

[Imagem: R1200S%20Night%20Black.jpg]

P.S.:
Aproveito tambem para vos dizer que ja ando para vender a minha mota ha muitos meses, mas a verdade e' que ainda nao coloquei nenhum anuncio. Tenciono faze-lo em breve. Caso interesse a alguem, estejam 'a vontade e contactem-me. De qualquer maneira, quando a colocar 'a venda eu coloco um topico so' para isso.

________________________________________________________________________________________

Triumph Sprint ST 1050 '08 (Dark Blue)
Aprilia RSV4 Factory '09 (Aprilia Racing theme)
Yamaha YZF-R6 '07 (Captain America theme)
---
Yamaha FZ8 '10 (White/Gold)
Kawasaki ZX-6R Ninja '08 (Orange)
Responder
#2

dfelix, anda cá conversar com este senhor...
Responder
#3

Tens bom critério!
Se tivesse que ter uma ventoinha, seria uma seria candidata!

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#4

T595/955 não te aconselho mesmo. E muito difícil encontrar em bom estado e algum material e complicado de encontrar.

...
Responder
#5

Tenho desde 2011 uma R1200S de 2006 igualzinha a essa da imagem.

Não é a "melhor" moto que já tive.
Mas é a única que até hoje ganhou um lugar vitalício na minha garagem.
Ou seja, enquanto eu por cá andar com capacidades para conduzir motos, se algum dia a vender será certamente como salvado.

Não é uma moto "convencional"...
Tem uma série de especificidades que torna difícil enquadrá-la num dos muitos estilos ou segmentos que o mercado tem estabelecido.

Na prática é uma desportiva!
Mas com uma motorização "tradicional" e alguns atributos de sport-tourer.

Pessoalmente não acho que seja uma moto "fácil" de pilotar:
O motor "bate" em baixas...
O veio faz-se sentir sobretudo em reduções mais agressivas.
O "pender prá direita" característico do boxer faz-se sentir em manobras a baixas velocidades.
O telelever castra substancialmente a sensibilidade na roda a frente o que dá algum receio a curvar.
O acelerador é demasiado on/off.
O ABS é bastante intrusivo.

Fora isso... é bastante agradável de conduzir.
A resposta acelerador é soberba em praticamente todos os regimes.
E é muito fácil numa saída de curva dar um cheirinho no acelerador e sentir a roda da deslizar de forma totalmente controlada.

O motor é bastante económico, mas.... só usa 98!
O manual indica isso. De origem trás um autocolante junto ao bocal a lembrar isso.
E quando não há 98 (algo recorrente hoje em dia pois os postos precisaram de acomodar as "simples") e por necessidade leva com 95, sente-se logo no "bater" do motor.

As chatices que já me deu foram problemas habituais na gama boxer desta altura:
Bobines das velas que ficam "cozidas" e necessitam de ser substituídas.
Sensor de posição da caixa meter água e ficar baralhado não se sabendo em que mudança está. (só se torna aborrecido quando deixa de saber onde está o neutro)
Forro do banco começar a estalar e meter água.
Uns quantos parafusos enferrujados.

A manutenção também implica algumas intervenções habituais na gama boxer desta altura.
Nomeadamente a afinação das folgas as válvulas.
E a descarbonização de uma passagem de ar na cabeça que vai acumulando carvão e deixa o motor meio descompensado.


Não sei qual a tua expectativa nem que o procuras exactamente.
Acho que a R1200S é uma moto bastante adequada para o indivíduo "maduro" que...
...já não coloca performances extremas em primeiro plano mas ainda assim pretende algo que na sua essência é uma desportiva.
...procure alguns atributos de sport-tourer. Mas não seja "barco" ou uma desportiva descafeínada em versão low-cost.
...procure algo com carisma, para que possa manter na sua posse por tempo indeterminado.


Estou muito satisfeito com a minha.
E apesar de durante algum tempo a ter usado diariamente... a partir de certa altura decidi que a deveria conservar.
Continuo a usar com alguma regularidade. Pois as motos estragam-se é paradas.
Mas já não lhe dou o mesmo tratamento de "espetar quilómetros à toa" como há uns anos atrás.
O facto de ser uma moto "rara" tem alguma influência.
Mas sobretudo porque nada me garante que se daqui a uns anos quiser comprar (outra qualquer) com estas características... que vá encontrar.
Responder
#6

Boas.

Obrigado a todos e, em especial, ao dfelix. Nao sabia que tinhas uma. Tinha ideia que tinhas uma Triumph (se calhar tiveste, lol).

Ja vi que tocaste em varios pontos que queria esclarecer. Vou fazer-te umas perguntas com mais detalhe.
As minhas duvidas sao mais em termos de manutencao e eventuais problemas cronicos. Como disse, a minha experiencia e' maior com motas japonesas. Tenho algum conhecimento de motas italianas, mas recentes, que sao muito diferentes das motas com mais alguns anos e que tinham varios problemas cronicos.
Resumindo, nao estou habituado a motas que me deem dores de cabeca. Mas e' verdade que tambem estou habituado a tratar muito bem as motas que conduzo.

Quando tiver aqui um bocadinho mais de tempo vou tratar de te fazer algumas perguntas aqui no topico. Quando tiveres paciencia responde.
Entretanto vou deixar tambem a lista das opcoes em aberto para darem um comment acerca das diferentes motas.

Cumprimentos a todos.

________________________________________________________________________________________

Triumph Sprint ST 1050 '08 (Dark Blue)
Aprilia RSV4 Factory '09 (Aprilia Racing theme)
Yamaha YZF-R6 '07 (Captain America theme)
---
Yamaha FZ8 '10 (White/Gold)
Kawasaki ZX-6R Ninja '08 (Orange)
Responder
#7

(24-08-2018 às 00:53)KaWOWsaki Escreveu:  Vou fazer-te umas perguntas com mais detalhe.

Chuta!

(24-08-2018 às 00:53)KaWOWsaki Escreveu:  As minhas duvidas sao mais em termos de manutencao e eventuais problemas cronicos.

A manutenção, tal como referi atrás, é identica a qualquer outro boxer desta geração.
O plano é muito idêntico a qualquer japonesa com intervalos de 10k.
Facilmente sacas da net um manual que contém a grelha informativa.
Onde difere é numa verificação mais frequente das folgas das válvulas. (Que nestas "hexhead" até é bastante simples)
Há ainda a questão da manutenção do veio, mas isso tem alguma longevidade e não é muito diferente de uma FJR ou VFR1200.

Os eventuais problemas cronicos são supostamente alguns componentes electrónicos mais frágeis.
O mais recorre é aquele que já referi: as bobinas das velas a medio-longo prazo "cozem" e necessitam de ser substituidas.
Fora isso... nada demais.

Algo que costuma ser bastante incómodo nas bmw boxer em geral é quando a embraiagem dá o peido mestre.
Pois implica desarmar praticamente a moto toda.

(24-08-2018 às 00:53)KaWOWsaki Escreveu:  Como disse, a minha experiencia e' maior com motas japonesas.
(...)
Resumindo, nao estou habituado a motas que me deem dores de cabeca.

Já tive diversas motas japonesas que me deram bastantes dores de cabeça.
Curiosamente, nas minhas experiência com Triumph, BMW e Ducati até tenho tido bastante sorte.

(24-08-2018 às 00:53)KaWOWsaki Escreveu:  Entretanto vou deixar tambem a lista das opcoes em aberto para darem um comment acerca das diferentes motas.

Muito honestamente a R1200S é aquela moto que ou gostas ou odeias.
E a probabilidade de a odiar é muito mais provável.
Portanto, se colocaste sequer alternativas sobre a mesa... garantidamente serão opções bem mais racionais! lol
Se ainda assim, quiseres eliminar de vez as tuas dúvidas quanto à R1200S... dás uma volta na minha e tiras as tuas conclusões.
Responder
#8

Boas.

Dfelix, desculpa nao ter dito nada entretanto, mas aconteceu muita coisa ao mesmo tempo.


Resumindo tudo, acabei por perder um negocio muito bom de uma R1200S por 2/3 dias, no inicio de Outubro. Como e' uma mota rara, e' dificil ter opcoes disponiveis para venda nas condicoes em que queria e pelos valores justos/de mercado.

Acabei por desistir da compra deste modelo, pois nao tenho nenhuma alternativa disponivel.

No final, e depois de ponderar bem o tipo de compra que melhor se adequa 'a minha realidade, acabei por fechar negocio por uma Yamaha FZ8 de 2012.
E' verdade, acabei por fazer uma compra que inicialmente nem sequer estava na minha lista de opcoes. Ainda esteve em cima da mesa uma FZ1, mas o vendedor nao pareceu muito interessado.

Conclusao, acabei por nao verificar uma data de premissas que tinha inicialmente.
- Fabricante: mudei de fabricante mas tb estou familiarizado com Yamaha, por isso nao foi uma grande troca, ou novidade...;
- Cilindrada: subi, mas a diferenca e' quase nenhuma...;
- Estilo: realmente mudei para uma naked;
- Motor: os exactos 4 cilindros a que estou habituado...

A mota e' semelhante a esta:
[Imagem: motorbike217180.jpg]


Cumprimentos para todos.

________________________________________________________________________________________

Triumph Sprint ST 1050 '08 (Dark Blue)
Aprilia RSV4 Factory '09 (Aprilia Racing theme)
Yamaha YZF-R6 '07 (Captain America theme)
---
Yamaha FZ8 '10 (White/Gold)
Kawasaki ZX-6R Ninja '08 (Orange)
Responder
#9

Boas...

Vai na volta, essa FZ8 até é a que foi do Inc_pt aqui do fórum. bigsmile

[Imagem: zX4Kq81.png]

Responder
#10

Citar:Boas...

Vai na volta, essa FZ8 até é a que foi do Inc_pt aqui do fórum. bigsmile


Boas Carlos.

A mota nao e' essa. Essa foto tirei da net, para tentar ser o mais parecido possivel.
Depois posto fotos da que comprei.

Nao deve ser do Inc_pt, porque eu comprei na Australia.
A nao ser que ele tambem esteja aqui lol.


Cumprimentos a todos.

________________________________________________________________________________________

Triumph Sprint ST 1050 '08 (Dark Blue)
Aprilia RSV4 Factory '09 (Aprilia Racing theme)
Yamaha YZF-R6 '07 (Captain America theme)
---
Yamaha FZ8 '10 (White/Gold)
Kawasaki ZX-6R Ninja '08 (Orange)
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)