BMW prepara motor elétrico… Boxer!
#1

Fonte: Motociclismo

BMW prepara motor elétrico… Boxer!

O fabricante bávaro está a estudar novos formatos para futuros motores elétricos.

Dada uma crescente preocupação ambiental e com a exponencial evolução que a tecnologia de baterias e de motores elétricos tem sido alvo nos últimos anos, os fabricantes de automóveis e motociclos têm dedicado bastante atenção ao tema dos veículos elétricos. A BMW em particular conta já com um veículo totalmente elétrico na sua gama de automóveis e uma scooter, a C Evolution, com uma autonomia de cerca de 100 km e um motor elétrico que debita 48 cv e uns impressionantes 72 Nm.

No entanto, a BMW parece estar a tentar tornar futuros modelos elétricos mais apelativos para os clientes que permanecem fiéis aos motores de combustão. Prova disso é um pedido de patente recentemente tornado público pela BMW que mostra um desenho de uma moto desportiva com uma unidade de potência constituída por dois motores elétricos dispostos paralelamente e nas laterais da moto ligados a uma transmissão central… Ou seja, no fundo, o que poderia ser um motor elétrico com um design que se aproxima dos motores bicilíndricos paralelos que tornaram a marca bávara conhecida.
[Imagem: 55faa3b76e704_XL.jpg]

Para além disso, estas imagens mostram ainda uma transmissão por cardan em tudo semelhante à atualmente utilizada pela BMW R Nine T e que durante vários anos foi utilizada nos modelos com motor boxer de refrigeração a ar. Aqui a BMW pretende novamente tornar este modelo um pouco mais familiar para os seus clientes.
[Imagem: 55faa3d96a1ca_XL.jpg]

Para além das vantagens em termos de design, esta solução técnica permite ainda instalar dois motores mais pequenos em vez de um único motor grande numa posição mais baixa o que reduz o peso do conjunto e o seu centro de gravidade. Como ambos os motores funcionam de forma independente também seria possível desligar uma das unidades de forma a reduzir o consumo energético aumentando a autonomia.

Resta esperar por um protótipo por parte da BMW que poderá chegar nos próximos anos.

Ricardo - Honda CB500X
[Imagem: latest?cb=20150510093035]
Responder
#2

Mas que raios..... quem compra uma boxer (otto), não é pelo aspecto exterior do motor, mas pela sua arquitectura, técnica, comportamento, prestações, sonoridade, etc.... e pelo que ele representa para a história da marca e mesmo do motociclismo.

Criar uma eléctrica, apenas com aparência exterior de boxer.... não lembra ao diabo, e acho que de longe será assim que conseguirão convencer quem quer que seja, quanto mais os fieis aos motores Otto!

Fonix.... água e aguardente têm a mesma aparência. Mas são completamente diferentes.... e têm resultados também eles totalmente distintos!  dead

Uma moto não é só o que ela aparenta por fora, e acho relevante estes engenheirecos perceberam isso mesmo. Ou as motos já entram no campo do "faz de conta"?  mad

edit: E isto é certamente uma gralha de quem elaborou a notícia, certo?

(17-09-2015 às 14:45)Mr.Ricky Escreveu:  Ou seja, no fundo, o que poderia ser um motor elétrico com um design que se aproxima dos motores bicilíndricos paralelos que tornaram a marca bávara conhecida.

disapointed

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#3

Boas;
Que grande aborto!!
Ainda por cima com transmissão por cardan... Enfim... confused confused
Responder
#4

botem é materiais leves em vez de pesadas como ús corns!
claro que peso tras estabilidade em velocidades maiores, assim como que agara melhor em pisos menos direitos

ainda me lembro de ir atras de uma busa eu com vfr400, busa 220-240kg, a vfr400 tem 165kg, indo nos a 140km/h eu abanava por todo lado, busa ia ali direitinha sem mexer lol

nesta fase do campeonato, seria bom ter baixo peso, para não se gastar tanta energia a mover

Load ""
Responder
#5

É tão linda, ou não... dead dead dead

(17-09-2015 às 15:20)carlos-kb Escreveu:  Mas que raios..... quem compra uma boxer (otto), não é pelo aspecto exterior do motor, mas pela sua arquitectura, técnica, comportamento, prestações, sonoridade, etc.... e pelo que ele representa para a história da marca e mesmo do motociclismo.

Criar uma eléctrica, apenas com aparência exterior de boxer.... não lembra ao diabo, e acho que de longe será assim que conseguirão convencer quem quer que seja, quanto mais os fieis aos motores Otto!

Provavelmente muitas pessoas compram porque é moda e não pelas razões que enumeraste.

A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]
Responder
#6

(17-09-2015 às 15:51)michelfpinto Escreveu:  É tão linda, ou não...  dead  dead  dead

(17-09-2015 às 15:20)carlos-kb Escreveu:  Mas que raios..... quem compra uma boxer (otto), não é pelo aspecto exterior do motor, mas pela sua arquitectura, técnica, comportamento, prestações, sonoridade, etc.... e pelo que ele representa para a história da marca e mesmo do motociclismo.

Criar uma eléctrica, apenas com aparência exterior de boxer.... não lembra ao diabo, e acho que de longe será assim que conseguirão convencer quem quer que seja, quanto mais os fieis aos motores Otto!

Provavelmente muitas pessoas compram porque é moda e não pelas razões que enumeraste.

Moda???? Mas desde quando as motos eléctricas são moda disapointed !
Conto pelos dedos (felizmente) as que já vi por aí a circular.... e todas elas (ou quase) modelos de gama muito baixa!

E mesmo que viessem, hipoteticamente um dia, as eléctricas a serem moda.... duvido que os verdadeiros admiradores do boxer (de combustão), preferissem uma movida a electrões (por mais parecida que fosse), a um verdadeiro flat twin.

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#7

(17-09-2015 às 16:11)carlos-kb Escreveu:  
(17-09-2015 às 15:51)michelfpinto Escreveu:  É tão linda, ou não...  dead  dead  dead

(17-09-2015 às 15:20)carlos-kb Escreveu:  Mas que raios..... quem compra uma boxer (otto), não é pelo aspecto exterior do motor, mas pela sua arquitectura, técnica, comportamento, prestações, sonoridade, etc.... e pelo que ele representa para a história da marca e mesmo do motociclismo.

Criar uma eléctrica, apenas com aparência exterior de boxer.... não lembra ao diabo, e acho que de longe será assim que conseguirão convencer quem quer que seja, quanto mais os fieis aos motores Otto!

Provavelmente muitas pessoas compram porque é moda e não pelas razões que enumeraste.

Moda???? Mas desde quando as motos eléctricas são moda  disapointed !
Conto pelos dedos (felizmente) as que já vi por aí a circular.... e todas elas (ou quase) modelos de gama muito baixa!

E mesmo que viessem, hipoteticamente um dia, as eléctricas a serem moda.... duvido que os verdadeiros admiradores do boxer (de combustão), preferissem uma movida a electrões (por mais parecida que fosse), a um verdadeiro flat twin.

Referia-me aos motores boxer, não de motas elétricas.

A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]
Responder
#8

(17-09-2015 às 16:15)michelfpinto Escreveu:  
(17-09-2015 às 16:11)carlos-kb Escreveu:  
(17-09-2015 às 15:51)michelfpinto Escreveu:  É tão linda, ou não...  dead  dead  dead

(17-09-2015 às 15:20)carlos-kb Escreveu:  Mas que raios..... quem compra uma boxer (otto), não é pelo aspecto exterior do motor, mas pela sua arquitectura, técnica, comportamento, prestações, sonoridade, etc.... e pelo que ele representa para a história da marca e mesmo do motociclismo.

Criar uma eléctrica, apenas com aparência exterior de boxer.... não lembra ao diabo, e acho que de longe será assim que conseguirão convencer quem quer que seja, quanto mais os fieis aos motores Otto!

Provavelmente muitas pessoas compram porque é moda e não pelas razões que enumeraste.

Moda???? Mas desde quando as motos eléctricas são moda  disapointed !
Conto pelos dedos (felizmente) as que já vi por aí a circular.... e todas elas (ou quase) modelos de gama muito baixa!

E mesmo que viessem, hipoteticamente um dia, as eléctricas a serem moda.... duvido que os verdadeiros admiradores do boxer (de combustão), preferissem uma movida a electrões (por mais parecida que fosse), a um verdadeiro flat twin.

Referia-me aos motores boxer, não de motas elétricas.

Ahhhhh..... houve aqui um pequeno "ruído de comunicação"! lol
Como assunto era sobre as (estas) eléctricas, e lê-se as coisas meio na "diagonal", julguei que te estavas a referir precisamente às ditas. Devias ter feito a citação do primeiro parágrafo apenas blink !

Sim.... é verdade que há por aí uns energúmenos que compram um boxer (especialmente nas GS), por verem outros comprar! Mas sem saberem muito bem o que este motor é, e o que significa. E que se lhes perguntares o que é uma R32, ficam a olhar para ti, a pensar que falas de uma qualquer metralhadora de fabrico soviético! lol Mas esses são apenas uma "parte" felizmente. smile

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#9

(17-09-2015 às 16:28)carlos-kb Escreveu:  
(17-09-2015 às 16:15)michelfpinto Escreveu:  
(17-09-2015 às 16:11)carlos-kb Escreveu:  
(17-09-2015 às 15:51)michelfpinto Escreveu:  É tão linda, ou não...  dead  dead  dead

(17-09-2015 às 15:20)carlos-kb Escreveu:  Mas que raios..... quem compra uma boxer (otto), não é pelo aspecto exterior do motor, mas pela sua arquitectura, técnica, comportamento, prestações, sonoridade, etc.... e pelo que ele representa para a história da marca e mesmo do motociclismo.

Criar uma eléctrica, apenas com aparência exterior de boxer.... não lembra ao diabo, e acho que de longe será assim que conseguirão convencer quem quer que seja, quanto mais os fieis aos motores Otto!

Provavelmente muitas pessoas compram porque é moda e não pelas razões que enumeraste.

Moda???? Mas desde quando as motos eléctricas são moda  disapointed !
Conto pelos dedos (felizmente) as que já vi por aí a circular.... e todas elas (ou quase) modelos de gama muito baixa!

E mesmo que viessem, hipoteticamente um dia, as eléctricas a serem moda.... duvido que os verdadeiros admiradores do boxer (de combustão), preferissem uma movida a electrões (por mais parecida que fosse), a um verdadeiro flat twin.

Referia-me aos motores boxer, não de motas elétricas.

Ahhhhh..... houve aqui um pequeno "ruído de comunicação"!  lol
Como assunto era sobre as (estas) eléctricas, e lê-se as coisas meio na "diagonal", julguei que te estavas a referir precisamente às ditas. Devias ter feito a citação do primeiro parágrafo apenas  blink !

Sim.... é verdade que há por aí uns energúmenos que compram um boxer (especialmente nas GS), por verem outros comprar! Mas sem saberem muito bem o que este motor é, e o que significa. E que se lhes perguntares o que é uma R32, ficam a olhar para ti, a pensar que falas de uma qualquer metralhadora de fabrico soviético!  lol Mas esses são apenas uma "parte" felizmente.  smile

Vi logo que estavas a ler na diagonal. lol Mas foi da pressa ou por ingerires substancias líquidas espirituosas? tong lol

A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]
Responder
#10

Isto está um misto de estranho com horrível, misturado ainda com uma pitada de altamente e um bom bocado de WTF!! confused

Não sei se gosto, se acho horrível ou o quê

XJ 600 Diversion Owner!
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)