BigRep NERA E-Motorcycle
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Citar:[Imagem: nera-blog001-web.jpg]

UM OLHAR MAIS PROFUNDO SOBRE A NERA - A PRIMEIRA E-BIKE IMPRESSA TOTALMENTE EM 3D DO MUNDO PELA NOWLAB

BigRep revelou o NERA E-Motorcycle em 13 de novembro de 2018 na Formnext e se tornou viral! Agora vamos dar uma olhada mais profunda na primeira motocicleta elétrica impressa totalmente em 3D do mundo. Apenas 12 semanas a partir do esboço para o produto final na sede da BigRep, NERA fez sua viagem inaugural em Berlim.



O co-fundador e diretor da NOWLAB, Daniel Büning, começou com uma ideia: criar um protótipo funcional que revolucionasse a mobilidade.

VAMOS OLHAR PARA A COMPLEXIDADE DO PROCESSO:
Com Marco Mattia Cristofori na liderança do projeto, projetamos a Nera e-Bike do zero, interrompendo o design tradicional, a engenharia e a produção em todos os aspectos. O resultado é um protótipo funcional personalizável de 100%, projetado e produzido com mais eficiência de tempo e custo do que se imaginava anteriormente.

Na construção da NERA, nossos designers e engenheiros não se adaptaram simplesmente aos projetos de motocicletas existentes; em vez disso, eles imaginaram uma moto projetada para a tecnologia FFF de grande formato, estabelecendo uma referência para um design verdadeiramente criativo e quebrando os limites das mentalidades tradicionais.

Nos exemplos a seguir, mostramos como as tecnologias de manufatura aditiva desfazem as possibilidades existentes:
  • Ideação: Primeiro, trabalhamos na estética básica da bicicleta. Desde a funcionalidade mecânica básica até uma linguagem de design exclusiva, começamos a esboçar cinco iterações de projeto. A impressão 3D altera a percepção da linguagem de design e permite total liberdade em termos de design: biónico, orgânico, ousado - qualquer design é apenas um pensamento da realidade.
  • Design baseado em FFF: Nós idealizamos especialmente para a tecnologia FFF com suas possibilidades únicas: design e funcionalidades são exclusivamente baseadas em FFF e não funcionam com qualquer outra tecnologia de produção. A prototipagem para métodos de fabricação padrão tem possibilidades de design extremamente limitadas quando se trata de funções mecânicas, bem como para a linguagem de design dos objetos.

[Imagem: nera-blog002-web.png]

  • Processo de projeto: Primeiro, organizamos as partes centrais funcionalmente relevantes e projetamos a estrutura externa traduzindo a linguagem de projeto escolhida nas partes funcionais. Decidimos seguir uma linguagem de design low polygon/stealth, o que nos permitiu evitar camadas superiores que podem ser uma fraqueza da impressão FFF.
  • Eletrónica Embarcada: Bateria, motor, cabo e sistemas de controle não são impressos. O motor é elétrico, uma vez que os motores de combustão tradicionais não podem ser incorporados em objetos poliméricos. A eletrónica pode ser ajustada individualmente e integrada como um sistema modular que permite configurações individuais.

[Imagem: nera-blog004-web.png]

  • Materiais: O NERA é impresso com os materiais BigRep Pro Flex, BigRep ProHT, BigRep PLA e BigRep PETG. Enquanto usamos o ProHT para peças rígidas, o PLA para detalhes de cores e o PETG para os refletores de luz, o Pro Flex permite incorporar funcionalidades de maneira única. Os pneus, pára-choques, assento e manípulos são impressos com o material flexível e cumprem funções que normalmente exigem construções mecânicas complexas, tais como sistemas de suspensão hidráulicos e amortecedores.
    A força e a elasticidade do material nos permitiram criar abordagens de projeto completamente novas que substituem os componentes mecânicos tradicionais. Um suspensor Pro Flex embutido horizontalmente com estrutura de favo de mel, por exemplo, substitui um sistema hidráulico tradicional integrado em sistemas de direção de garfo metálico para motocicletas.
  • Direção sem garfo: em vez de uma direção de garfo, o NERA possui oito pontos de articulação, fixando-se verticalmente em vez de montar o garfo para girar a roda em um eixo horizontal.
  • Parâmetros de impressão: nossa equipe de design usou 12% de preenchimento em quase todos os lugares. Isso foi determinado testando várias pequenas porções e depois determinando que 12 por cento é o ajuste perfeito para a estabilidade estrutural.

[Imagem: nera-blog003-web.png]

NO TOTAL, OS RECURSOS DE DESIGN INCLUEM 15 PEÇAS TOTALMENTE IMPRESSAS:
  • Protótipo impresso em 3D em grande escala e totalmente funcional
  • Todas as peças impressas com impressoras BigRep (exceto eletrónica), incluindo carroçaria, aros, pneus, direção, assento, farol e amortecedores
  • Pára-choques paramétricos flexíveis substituem a suspensão como amortecedor
  • Assento personalizado no banco e no peito impresso com termoplástico flexível
  • Pneus sem ar com piso personalizado impresso com termoplástico flexível
  • O pneu dianteiro tem uma estrutura em arco para um passeio mais suave
  • O pneu traseiro tem uma estrutura hexagonal mais forte para peças de sustentação

Mais do que apenas um exercício do que pode ser conseguido com impressão 3D - e especificamente impressão FFF com tecnologia BigRep - o NERA mostra que os resultados rápidos e de baixo custo da manufatura aditiva permitem que os projetistas testem protótipos imediatamente e rapidamente produzam iterações de engenharia experimental. O NERA também ilustra os enormes benefícios que a impressão 3D oferece para produzir peças funcionais, particularmente para produção de séries exclusivas a pequenas, reduzindo tempos de espera e custos, otimizando cadeias de suprimento e limitando a dependência de redes de fornecedores.

Daniel Büning, Co-Fundador e Diretor Executivo da NOWLAB, explica: "Nossa NERA E-Motorcycle é o exemplo perfeito das capacidades disruptivas da manufatura aditiva no setor de mobilidade. A bicicleta é o resultado de uma nova abordagem radical ao desenvolvimento de produtos, abrangendo de forma transparente a simulação digital à fabricação sob encomenda. Portanto, o NERA combina várias inovações desenvolvidas pela NOWLAB, como o pneu sem ar, a integração funcional e a tecnologia de sensores incorporados. Impulsionamos os limites da criatividade da engenharia para remodelar a tecnologia de manufatura aditiva como a conhecemos."

Fonte: BigRep
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#2

Eu acho que o gajo da Mortágua Fighter serviu de fonte de inspiração!

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#3

Há coisas muito engraçadas a ser feitas com plotters 3d. Mas ainda não é o caso desta... erhhh... coisa! confused

Mais um "abrolho" que felizmente irá ser esquecido tão rapidamente como apareceu!

[Imagem: QKmafvp.png]
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#4

Acho piada ao gajo a tentar equilibrar-se em cima daquilo... lol

Vale pelo exercício de "engenharia".
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