Aquisição de nova mota
#1

DONO
- Tipo de CARTA DE CONDUÇÃO: a ponderar tirar a carta
-1ª moto (S/N): scooter acho que não conta

MOTO
- Estilo preferido: Naked, Cafe Racer
- Custo (em euro): 2500€
- Nova/Usada: Usada

PERCURSO
- Regularidade (diario, semanal, mensal): Semanal/Diário
- Tipo de estrada:, nacional, cidade
- Numero aproximado de KM: 45 km/dia

RESUMO
Boas Malta, estou a ponderar comprar uma mota mas estou um pouco indeciso. Tenho uma ligeira queda para as novas 125cc café Racer que são lindíssimas, mas o preço a acompanhar acho que é um tanto para o elevado. Com o mesmo budget consegue se obter uma clássica tipo CB 500, gs 500, xj600 ou bandit. Após ver vários motovlogs e reviews são boas motas, mas um tiro no escuro para quem as compra usadas, apesar da minha preferência cair sobre a cb500 (bicilindrica/ melhor consumo). Sem muita prática a andar de mota porque o que tive foi uma scooter e não durou 1 ano, qual é a vossa opinião em adquirir logo como 1ra mota por exemplo uma cb500. Queria poupar um bocado aquela transição de mota de pequena para uma maior cilindrada. A ideia seria juntar o melhor de dois mundos, uma mota capaz, bom consumo mas também que não se limitasse a 100km/h caso queira fazer no futuro uma viagem maior tipo AE.
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#2

Viva e bem-vindo. A CB500 é muito permissiva e rapidamente lhe apanhas as manhas. É excelente para iniciar e para o que pretendes é boa.
A XJ600 e a Bandit 600 são muito boas e, também elas, máquinas de guerra. Com as manutenções certas duram uma vida. Apesar de terem mais potência e um motor mais vivo, são boas de pilotar e também são boas para quem não tem muita experiência. Gastam mais se apertares com elas, que é coisa que pedem mais que a CB.
Honestamente, para mim, a CB é muito como um pão sem sal, não faz mal à saúde, come-se mas não tem sabor. É boa como meio de transporte, fiável, baixos consumos e confortável.
A GS500 gosto do design, gosto até do barulhinho daquele motor, sim barulhinho. Mas as que experimentei, acima dos 90 tornam-se instáveis. Não foram experiências agradáveis de todo.
Já agora, muito importante, esse orçamento é para moto apenas ou também equipamento? A malta esquece-se muitas vezes dessa parte... Um capacete razoável, um casaco all weather e umas luvas decentes são 400 a 450€ que tens de gastar. Além disso ainda tens o primeiro pagamento de seguro. Vai vendo simulações em vários sítios porque é algo que pode ficar caro.
Abraço e boas curvas

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#3

Boas, obrigado pela resposta. O equipamento seria um acréscimo. É certo que não sou um rider purista que anda ou que queira andar de moto todas as estações. Seria apenas por temporadas mais quentes. Mas vendo por este prisma, primeiro passo, tirar a carta para não estar a matutar numa 125cc. Acho a bandit muito bonita até para a época que foi lançada, mas 600cc acho que para mim é muita cilindrada, pois não sou daquelas pessoas que ande sempre a abrir. Dentro dos modelos que apresentei a CB500 a seguir a bandit é a mais bonita.
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#4

também iria para CB500, motor muito fiável, e com manutenção fácil, e com muitas peças usadas se fizerem precisas.
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#5

encontrar uma CB500 que não tenha levado escáfia de entregas ou quilometragem elevada e menor manutenção é sempre uma sorte!

Se encontrares uma em bom estado, minimamente bem mantida e com menos de 80mil km reais a um preço ajustado é de ponderar... a idade também se paga, verifica bem o desgaste dos componentes do costume, porque todas as motas que têm facilidade de condução são também motas de iniciação, quedas e outras do género podem provocar pequenos danos...

É ter a mente aberta e uma reserva de euros para alguma intervenção que possa vir a precisar...algumas têm a suspensão traseira nas ultimas ou retentores da suspensão dianteira a precisar de substituilção...transmissão, um ou outro empeno... e depois há aquelas que estão impecáveis com 20 anos e 20mil km!
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