APRILIA CAPONORD 1200 RALLY
#1
Imagem

Depois da Caponord 1200, a mota perfeita para qualquer tipo de utilização em estrada, que alcançou o topo da sua categoria em conteúdos tecnológicos e qualidades ciclísticas, a Aprilia apresentou uma versão capaz de superar os limites do asfalto, onde a viagem se torna numa aventura.

A Aprilia Caponord 1200 Rally é adequada para a mobilidade diária e para as grandes viagens de aventura.

Imagem

O conceito de uma só moto para percorrer todo o tipo de estradas amplia-se com esta Aprilia Caponord 1200 Rally, dotada de novas jantes de raios, sendo a dianteira de 19” e com pneus adequados a qualquer terreno, tornam possível chegar a qualquer destino, independentemente das estradas que se encontre pela frente.

Para engrandecer a grande versatilidade da Aprilia Caponord 1200 Rally, surge o sofisticado sistema de suspensão semi-activa ADD, capaz de reconhecer o estilo de condução, a quantidade de carga e as condições do piso, de forma a adaptar-se automaticamente e em tempo real.


A Caponord 1200 Rally é impulsionada pela última evolução do bicilíndrico Aprilia instalado com sucesso na Caponord 1200.

O V2 italiano é dono de tecnologia muito avançada e de um cuidadoso estudo da dinâmica interna de fluídos, com vista a melhorar a combustão, reduzir o atrito e maximizar o desempenho, beneficiando de uma série de melhorias e de aperfeiçoamentos quanto aos respectivos settings, configurações, timmings e controlos electrónicos.


Imagem

O desenvolvimento deste propulsor permitiu, ao longo do tempo, obter um funcionamento progressivo e disponível a baixas rotações, aumentando, dessa forma, o prazer de condução e o conforto, melhorando o consumo de combustível.

Com uma potência máxima de 125 CV às 8.000 rpm este motor apresenta um binário de 11,7 kgm às 6.800 rpm. Tecnologia Ride-by-Wire com três mapas (Sport, Touring, Rain); Ignição Twin Spark; Embraiagem com comando hidráulico e um novo compensador de escape com vista a melhorar a curva de binário, especialmente nos regimes médios.


Imagem

Como em todas as Aprilia, a desportividade transparece nesta Caponord 1200 Rally a partir dos principais traços estilísticos, onde sobressai o farol triplo, que se tornou numa imagem distintiva de todas as Aprilias modernas.


Os traços gerais da moto foram elaborados ao longo de numerosas sessões em túnel de vento, o que permitiu encontrar um equilíbrio perfeito entre uma excelente aerodinâmica e uma excepcional protecção para os ocupantes.


Imagem

Para garantir o máximo conforto para condutor e passageiro, intervêm o pára-brisas de dimensões superiores e regulável, os protectores de mãos e os painéis laterais, dimensionados para conferir protecção.
O estilo aventureiro da Caponord 1200 Rally é complementado pelas protecções metálicas laterais e também pela protecção do motor.
Outra novidade refere-se aos faróis auxiliares em LED, que contribuem para incrementar a segurança de condução, especialmente em condições de fraca visibilidade.



Imagem

Um dos aspectos mais importantes numa moto dedicada às viagens mais longas e exigentes, é a posição de condução. A Aprilia Caponord 1200 Rally oferece aos pilotos uma posição de condução correta e descontraída, facto que resulta de estudos ergonómicos específicos que visaram obter uma postura dominante e não fatigante durante viagens longas, com um perfeito controlo da moto em condução desportiva em estrada e em pé no off-road.


O assento é particularmente acolhedor e está colocado a apenas 840 mm do solo, permitindo um controlo total da moto quando parada, estando também disponível como acessório um assento mais baixo, que reduz a altura ao solo. Até a posição do passageiro foi objeto de uma atenção especial, já que o respectivo banco, largo e plano, é separado do banco do piloto e tem um formato que o impede de deslizar para a frente, garantindo um excelente conforto em todas as situações de condução.


Imagem

Por seu lado o depósito de combustível com a capacidade de 24 litros garante a possibilidade de percorrer longas distâncias sem ter que parar para reabastecer.
O design desta Caponord 1200 Rally é complementado pelas novas malas laterais revestidas a alumínio, com uma capacidade de 33 litros cada. As dimensões da moto, com as malas instaladas, resultam bastante compactas, não originando qualquer perturbação para o passageiro durante a viagem e no momento de subir a bordo.



Ficha Técnica



Motor- Bicilíndrico em V a 90º, longitudinal, 4 tempos, dupla árvore de cames à cabeça, quatro válvulas por cilindro. Ride by Wire com três mapas de gestão do motor (Rain, Touring, Sport)

Cilindrada – 1197cc

Potência – 125CV (92kW) às 8.000 rpm
Binário – 115Nm às 6.800rpm


Imagem

Refrigeração – Líquida
Suspensão dianteira – Sachs invertida, completamente regulável, com 43mm. Regulação em extensão e compressão controlada electronicamente com ADD (Aprilia  Dynamic Damping)
Suspensão traseira –Monoamortecedor Sachs dinâmico. Regulação em extensão, pré carga e compressão controlada electronicamente com ADD (Aprilia Dynamic Damping)


Imagem

Travão dianteiro – Duplo disco flutuante de Ø320mm. Pinça radial monobloco Brembo M432 de 4 pistons opostos. Tubo em malha de aço
Travão traseiro – Disco de Ø240mm. Pinça Brembo de mono piston. Tubo em malha de aço Sistema (ABS Continental, de duas vias, desconectável

Roda dianteira – Jante de raios 3.00 X 19. Pneu 120/70 R19

Roda traseira – Jante de raios 4.50 X 17. Pneu 170/60 R17


Altura do assento – 840mm

Capacidade do depósito – 24lt, 5lt reserva

Homologação – Euro3
Gestão electrónica – ABS Continental de duas vias desconectável, Aprilia Traction Control, sistema ADD (suspensão semi activa)




Imagem


FONTE
Imagem

"Dou confiança para que possam brincar e mandar piadolas à minha pessoa neste forúm"
Responder
#2
Pelo que li tem umas tantas qualidades, mas acaba por ficar ali no meio termo mas com um preço próximo das multistrada. O que não ajuda nada... E não é um portento de beleza...
Responder
#3
...e é taaaaaaooooooo beeeebaaadaaa! (hik)
I just don't run with the crowd!

http://www.loneriderendlessroad.com
Responder
#4
(15-12-2017 às 13:45)LoneRider Escreveu: ...e é taaaaaaooooooo beeeebaaadaaa! (hik)

Yep, também li isso, que tem uma sede... lol
Acho que não sou CONINHAS... Mas nunca se sabe...

A minha máquina (e ex):
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer

Imagem

Responder
#5
Olhando meramente para a estética, dentro do que há hoje em dia, até que gosto!
Responder
#6
No outro dia estive a olhar para uma Caponord destas, atentamente, na Boca do Inferno. A moto tem presença e "arcaboiço". Ainda que olhe para ela e não me desligue da imagem de uma Tuono que foi para o ginásio e começou a consumir esteróides desregradamente.

Agora, acredito que possa encher o olho a qualquer "calça arregaçadista", que queira ter algo mais premium, fugindo às tradicionais motos da "praxe".
Imagem
Autorizo que possam mandar piadolas à minha pessoa / moto, no forúm.
Reservo-me ao direito de o poder fazer reciprocamente a todo e qualquer membro que use desse direito para comigo.
Responder
#7
(15-12-2017 às 13:45)LoneRider Escreveu: ...e é taaaaaaooooooo beeeebaaadaaa! (hik)

Se for como a prima falco... é fugir delas eheheheh
Em caso de dúvida, acelere...
Responder
  




Utilizadores a ver este tópico:
1 Visitante(s)