Animais na Estrada
#1

Boas!

Antes de mais, bom ano a todos!

Penso que ainda não há nenhum tópico relacionado com animais (que se atravessam feito malucos) na estrada.

Queria abrir a discussão levantado a questão: caso um animal provoque um acidente numa auto estrada, a concessionária da mesma deve responsabilizar-se?


Pergunto isto porque já tive alguns animais a atravessarem-se em auto-estrada, nacionais, etc, mas houve um que recentemente, me deixou a pensar sobre isto da "responsabilidade das concessionárias". Ia na A28 e veio uma pomba contra mim. Já a estava a ver uns segundos antes por isso fiquei um bocado assustado sem saber bem o que fazer. Felizmente a minha reacção foi "fuck it", tirei a mão do acelerador e protegi o capacete (sou muito inteligente) lol (foi o instinto natural de proteger a cabeça) e, não caí. Mas borrei-me todo! fui a 80 uns quilómetros até o coração abrandar.

Pelo que ouço dizer, se forem cães ou gatos, ou outros animais que podem ser impedidos de entrar nas AE através de vedação, as concessionários poderão responsabilizar-se (depois de tentarem a todo o custo fugir com o rabo à seringa). Mas neste caso, uma pomba, é complicado.

Haverá responsabilidade ou não?
Eu não tenho culpa que uma pomba (ou uma gaivota como já me aconteceu de carro) se lembre de jogar angry birds na Ae..
Mas eles também não conseguem prevenir essas situações..

Está aberto o debate.
Responder
#2

As concessionárias são responsáveis pelas autoestradas sim. No entanto, não contempla os casos que referiste, nesses casos são aves e não é possivel impedir a sua entrada no espaço.

Já no caso de te aparecer um cão, gato, cavalo, vaca, boi, etc, tudo o que seja animal terrestre é da responsabilidade deles uma vez que as AE são vedadas e as vedações têm que ter a sua devida manutenção assim como no caso de existir animais na via, a concessionária tem que intervir para a sua captura.
Responder
#3

Olha.... uma pomba não imagino como será o desfecho da coisa... os outros animais, gatos cães, etc... e te baterem no carro ou na mota, paras, metes triangulo, vestes colete, e sais da estrada, chamas a polícia no imediato... e só sais de lá quando chegar a polícia e esta te mandar de lá sair.... agora bichos com penas..... não imagino...

[Imagem: SM4eYt9.png]
Responder
#4

Por acaso foi uma pomba, e só me bateu de raspão e foi à sua vida.
Se fosse uma gaivota e me acertasse em cheio acho que não ia ficar em cima da moto.
Responder
#5

Um amigo meu desfez a frente do carro dele contra um pneu de um camião no meio da A22 as 2 da manhã...a concessionária estrebuchou mas teve de pagar tudo.
Quanto a animais na via, a concessionária é obrigada a indemnizar em caso de acidente...obviamente que os voadores não se aplicam...

[Imagem: 7STkQ4B.jpg]
Responder
#6

Eu matei um cão e um gato com a mota.
O gato foi fácil, pois o gajo nao tem assim tanto corpo. Mas tem 7 vidas e acho que lhe devo ter arrematado algum crédito, pois o gajo, depois de lhe ter passado por cima com as duas rodas levantou-se e foi a vida dele.
O cão foi trigo limpo farinha amparo, deixei-o estatelado no asfalto. Deixei-o a ele e ele a mim depois de ter lambido uns metros de estrada.

Teve tambem um encontro imediato com um javali mas foi no meio do campo, fez com que fosse para casa a fazer uma coreografia amaricada para casa depois de descer uma ribanceira de uns 10m de altura em movimento contrifugo.

Na auto estrada, qualquer animal que se atravesse no caminho é da responsabilidade das concessionarias, mas convem reunir provas e tal....

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
Responder
#7

Em Auto-estrada sim.... eles são responsáveis, dado que supostamente o acesso "terrestre" aos mesmos tem de ser vedado ao longo de toda a via!

Ainda assim, já não são nem uma nem duas vezes que vejo nos painéis electrónicos a indicação "Cuidado Perigo! Animal à Solta".... olho em volta e felizmente nunca me deparei com o dito. Daí que por vezes até ache que se estão a referir a mim!  bigsmile

Se bem que notícias bizarras de animais em vias (desde jacarés, a búfalos, veados, ursos, avestruzes, etc.) costumam mais vir das bandas dos States... O que não quer dizer que por cá não hajam também muitos camelos e ursos, principalmente bípedes, na estradas.
Mas realmente, animais alados.... é impossível controlar, e motivo mais que suficiente para as concessionárias conseguirem fugir com o rabo à seringa.

Em nacional é que é um problema.... e um tio meu, na estrada de Évora para Montemor,  deu cabo da frente de um Ibiza, com um cão vadio de grande porte, que se lhe atravessou, fazendo depois também uma enorme mazela na carteira, para a reparação a expensas do mesmo.

Até bem recentemente tivémos o caso da gaivota que decidiu ir cumprimentar os pilotos de MotoGP... mas escolheu fazê-lo quando eles estavam em corrida, o que não deu muito jeito, nem aos pilotos (especialmente ao "Danone").... nem á dita gaivota que levou um belo de um depenanço, a frio!

[Imagem: 2D929DF100000578-0-image-a-54_1445315710803.jpg]

[Imagem: 2D929DFA00000578-0-image-m-61_1445315840667.jpg]

[Imagem: QKmafvp.png]
Responder
#8

De mota nunca me aconteceu, mas de carro, à noite, já fiz uns hambúrgueres de coelho e de gato e por duas vezes não mandei um cão para o céu por escassos milímetros (e às custas de deixar alguma borracha no alcatrão). Confesso que tenho um pouco de medo quando ando nas zonas rurais de mota à noite mesmo por causa dos animais. redeye
Responder
#9

Eu encontro com frequência animais na estrada. Mas a maior parte anda em 4 rodas em vez de 4 patas.

devil
Responder
#10

Se for pássaro penso que te lixas mesmo...

A minha máquina (e ex):
KTM 1290 SuperAdventure S
KTM 1290 Super Duke GT
Kawasaki Versys 1000
Yamaha FZS 600 Fazer

[Imagem: censorship2.jpg]
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)