Amortecedor de direção (como funciona)
#31

(04-12-2018 às 13:49)carlos-kb Escreveu:  Rui, pá.... fraldas borradas e limpar cuzinhos (por inerência aos últimos meses), é algo que não me amedronta, pá!  troll

Não pá!
Não me refería a isso!
Referia-me à almoçarada.

Não vai muito tempo andava por aí um companheiro que quando começou a falar em almoçaradas, jantaradas e outras formas estranhas de convivência, deixou paulatinamente de andar de mota até ao ponto de desaparecer completamente de cena. devil
A última notícia foi de que até à mulher o tinha deixado e tudo e que agora tinha que levar os filhos ao McDonald's e tal.... devil

Eu se fosse a vocês pá, tinha bué cuidado!

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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#32

(04-12-2018 às 13:16)LoneRider Escreveu:  
(04-12-2018 às 12:55)marco.clara Escreveu:  Estranho mundo este do motociclismo, cheio de postos e condecorações por antiguidade, velhice, quilómetros percorridos, velocidade máxima alcançada, número de motas, cilindrada, etc. etc. etc.  devil

Achas que devíamos hierarquizar a coisa Marco!?

Voltando ao tópico, e consequente offtopic, Manteigas pá!!!!

Um gajo só lhe enfia a carapuça se quiser pá.
E olha que só se dói quem é filho de boa gente!

Se conseguires interpretar bem estas duas frases vais entender que eu mesmo já disse barbaridades que o tempo se encargou de me obrigar a rectificar.
E possivelmente amanhã vou dizer alguma coisa que aos 60 anos vou ter que admitir que estava totalmente errado!

Nesta lógica, a informação é a formação ajuda a não cometer alguns erros, mas a experiência é a melhor conselheira, no sentido de que esta só se obtém à base de tirar lições dos erros que se cometeram.

Por outro lado pá....

Ninguém te disse ou qualificou de nada, só fiz uma observação sobre o que normalmente acontece.
Hoje gostas de motas, mas amanhã descobres que andar a saltar de cu para os postes é melhor e deixas de andar de mota para andares de bicicleta sem selim!
Não disse que o vais fazer, mas nunca se sabe o dia de amanhã!
devil

Já vi que continuas às voltas com as tuas suspensões pá e que procuras uma solução e parece que nada te agrada.

Não existe um remédio santo, que te faça as suspensões funcionar como se fossem activas. Salvo ponhas umas suspensões activas claro!
Umas afinações que sejam correctas para uma estrada rápida não será correcta para uma estrada técnica. O objectivo aqui é conseguir o melhor compromisso.
E para isso, terás que trabalhar muito, recolher muita informação, fazer muito km de teste para depois chegares à conclusão que a Yamaha já fez esse trabalho por ti e que o setting de origem acaba por ser o meus equilibrado de todos os que já experimentaste.
Pronto, pronto, mais click menos click, por causa de andares com os problemas atrás de ti e o saco das fraldas anti whooble! devil

Não te estava a responder diretamente a ti!
Em relação ao resto... Trata disso o quanto antes  devil

[Imagem: unnamed.jpg]

Ditadura dos Flocos de Neve
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#33

(03-12-2018 às 22:45)LoneRider Escreveu:  Tens razão ao dizer que ia mascarar o problema, e não resolvê-lo, mas normalmente quando se tem problema de suspensão, actúa-se sobre a suspensão e não sobre a direção.

Mais ou menos...

Isto das motos é muito giro, mas as geometrias é como um lençol...
Quando se tapa a cabeça, destapa-se os pés.
E quando se encolhe pra tapar pés e cabeça... fica o rabo de fora.

No mundo nautico pode não ser muito comum, mas para a maioria das motos "leves de frente" o problema da suspensão é na realidade um falso problema.
Pois a suspensão está lá! E na maior parte do tempo cumpre a sua função.
Ela por vezes só não actua porque... por razões diversas não tem carga suficiente lá em cima.

É que isto de produzirem motos curtas entre eixos com centros de gravidade altos é muito giro... mas também tem as suas desvantagens.
E uma frente cujos pneus parecem cheios de hélio é uma delas.

O amortecedor de direcção resolve o problema?
Indiscutivelmente não será as 700/800 gramas que pesa que vai dar mais carga na frente em aceleração.
E certamente também não vai garantir a mesma agilidade no guiador.
Mas...
Faz alguma diferença naqueles momentos de aceleração em que a direcção parece não estar a responder porque... se que se dê por isso a roda não está propriamente no chão.
Faz ENORME diferença quando em longas curvas rápidas por muito que se procure a posição certa, ela não quer a inclinação de forma estável.

Se justifica gastar um balúrdio num amortecedor de direcção decente?
Dependerá de cada um.

Fiz mais de 200 mil ao longo de 5 anos em que quase todos os dias acontecia uma ou outra situação que me deixava a pensar comprar um...
Mas a realidade é que nunca o fiz...
smile
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#34

(04-12-2018 às 12:30)carlos-kb Escreveu:  Eu comecei a andar de mota em 1992.... e ainda não percebo nada disto, pá!  redeye

Carlos na foto da carta tens algo parecido a isto, certo?

[Imagem: 209456.f56.38074S7ay1Cm2MjUAAA-650x650-b-p.jpg]

[Imagem: 3a28d74fcda810d6526bb56e69702394.jpg]
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#35

(04-12-2018 às 16:10)Liquid_Fire Escreveu:  
(04-12-2018 às 12:30)carlos-kb Escreveu:  Eu comecei a andar de mota em 1992.... e ainda não percebo nada disto, pá!  redeye

Carlos na foto da carta tens algo parecido a isto, certo?

[Imagem: 209456.f56.38074S7ay1Cm2MjUAAA-650x650-b-p.jpg]

Nope... essa mota já é muito à frente!

Por acaso tenho aqui uma foto tirada imediatamente antes do meu exame de condução.
(a qualidade da foto também não é a melhor, claro... as máquinas fotográficas ainda estavam nos primórdios e a impressão em pergaminho não deixava que a qualidade fosse muita)

[Imagem: 0CreacY.jpg]

Edit: mas depois a mota que fui comprar a seguir ainda tinha as jantes em pedra lascada e a faísca para a ignição era produzida pelo bater de dois seixos de pirite.

[Imagem: QKmafvp.png]
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#36

(04-12-2018 às 15:25)dfelix Escreveu:  Se justifica gastar um balúrdio num amortecedor de direcção decente?
Dependerá de cada um.

Fiz mais de 200 mil ao longo de 5 anos em que quase todos os dias acontecia uma ou outra situação que me deixava a pensar comprar um...
Mas a realidade é que nunca o fiz...
smile


Tens os amortecedores de direção chinollins por 30 e poucos euros do ebay smile

Mas como nestas coisas da segurança eu não gosto de arriscar era uma opção que nunca tomava. Apesar de no grupo das MTs haver muitos que têm e nunca ouvi nenhuma queixa.

Ditadura dos Flocos de Neve
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#37

Ó Félix... Mas a tua mamalhuda já traz amortecedor de direcção de origem. Aliás, até há bem pouco tempo atrás todas as BMW traziam (não sei se assim continua)!

OK, que esses amortecedores de direcção da BMW eram uma bela trampa... Duravam pouco tempo e o seu real efeito era questionável. Mas serviam como mais um item da checklist de equipamento stock, para entre outras coisas, ajudar a empurrar o preço para cima.

[Imagem: QKmafvp.png]
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#38

O melhor sem dúvida é proceder a afinação necessária: ou através do mecânico "oficial" ou através do mecânico em quem se tem mais confiança. 

Caso haja insucesso, junto de um especialista em suspensões. 

Eu sei que cá é raro, mas no UK existem ene casas destas e os resultados são muito satisfatórios (a par do que o Félix disse...nem todas as motas são pesadas e/ou teem potência para que a frente vareje)

A meu ver vejo uma solução bastante simples na verdade
[Imagem: ybuH1Ot.jpg]

Velasquez87
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#39

(04-12-2018 às 17:08)dmanteigas Escreveu:  Tens os amortecedores de direção chinollins por 30 e poucos euros do ebay

Escrevi algo como...
"Se justifica gastar um balúrdio num amortecedor de direcção decente?"

Por "decente" leia-se algo que cumpra o efeito pretendido... e não seja um mero adereço cosmético.

(04-12-2018 às 17:08)dmanteigas Escreveu:  Apesar de no grupo das MTs haver muitos que têm e nunca ouvi nenhuma queixa.

Esse é o grupo da malta que deixa o telemóvel à berma da estrada enquanto dão voltas a uma rotunda para mostrar que tocam com o joelho no chão?


(04-12-2018 às 17:16)carlos-kb Escreveu:  Ó Félix... Mas a tua mamalhuda já traz amortecedor de direcção de origem. Aliás, até há bem pouco tempo atrás todas as BMW traziam (não sei se assim continua)!

Sim... as que têm telelever trazem um amortecedor de direcção muito básico em baixo.
E ainda continuam a ter pois este da foto é duma GS de 2014 e é igualzinho:

[Imagem: img_0603.jpg]

Como nunca andei sem ele, não sei ao certo o efeito.
Mas também nunca notei que a direcção tivesse piorado ao longo dos anos por degradação do mesmo.

Curiosamente... até a minha Mito trás amortecedor de direcção de origem.

[Imagem: silver_dashboard-01.jpg]

Igualmente básico.
E serve sobretudo para showoff....

Mas... a realidade é que ambas são motos que não têm propriamente problemas com falta de carga na forquilha.
Ambas têm uma posição de condução desportiva que empurra o peso para a frente.

Algo completamente diferente do que acontecia com a Speed. Esta não só é curta e alta... como a posição de condução é direita.


(04-12-2018 às 17:20)Velasquez87 Escreveu:  O melhor sem dúvida é proceder a afinação necessária: ou através do mecânico "oficial" ou através do mecânico em quem se tem mais confiança. 

O problema é que não existe "afinação" para determinados comportamentos que se devem à geometria.
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