(03-12-2018 às 22:45)LoneRider Escreveu: Tens razão ao dizer que ia mascarar o problema, e não resolvê-lo, mas normalmente quando se tem problema de suspensão, actúa-se sobre a suspensão e não sobre a direção.
Mais ou menos...
Isto das motos é muito giro, mas as geometrias é como um lençol...
Quando se tapa a cabeça, destapa-se os pés.
E quando se encolhe pra tapar pés e cabeça... fica o rabo de fora.
No mundo nautico pode não ser muito comum, mas para a maioria das motos "leves de frente" o problema da suspensão é na realidade um falso problema.
Pois a suspensão está lá! E na maior parte do tempo cumpre a sua função.
Ela por vezes só não actua porque... por razões diversas não tem carga suficiente lá em cima.
É que isto de produzirem motos curtas entre eixos com centros de gravidade altos é muito giro... mas também tem as suas desvantagens.
E uma frente cujos pneus parecem cheios de hélio é uma delas.
O amortecedor de direcção resolve o problema?
Indiscutivelmente não será as 700/800 gramas que pesa que vai dar mais carga na frente em aceleração.
E certamente também não vai garantir a mesma agilidade no guiador.
Mas...
Faz alguma diferença naqueles momentos de aceleração em que a direcção parece não estar a responder porque... se que se dê por isso a roda não está propriamente no chão.
Faz ENORME diferença quando em longas curvas rápidas por muito que se procure a posição certa, ela não quer a inclinação de forma estável.
Se justifica gastar um balúrdio num amortecedor de direcção decente?
Dependerá de cada um.
Fiz mais de 200 mil ao longo de 5 anos em que quase todos os dias acontecia uma ou outra situação que me deixava a pensar comprar um...
Mas a realidade é que nunca o fiz...