Alterações em Xj 600 Diversion
#1

Boas malta.

Adquiri recentemente uma diversion de 94 e pretendia fazer alterações para ficar estilo Naked, com alterações na parte dianteira principalmente.
Já alguém fez ou conhece alguém que tenha feito? 
O que procuro são alguma dicas, tipo sites com peças compativeis, alertas para alguma situação imprevista, etc, para retirar aquele farol quadrado e aplicar o redondo com alterações ao quadrante (mudar o original e colocar os dois cromados por exemplo) e tentar preparar de alguma forma para modernizar um pouco a mota, como sensor de nível de combustível, duplo disco dianteiro e mais alguma coisa que for surgindo.

Qualquer ajuda é sempre bem vinda.

Boas curvas.
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#2

A Diversion é a XJ600S. Para ficar estilo naked, tens sempre a irmã despida da Diversion, a XJ600N.

[Imagem: gSvKxLV.jpg]

Tendo em conta que compartilham praticamente tudo à excepção da semi-careneagem, óptica, frontal e instrumentação, não deve ser complicado reverter a Diversion para a versão despida. E não deve ser difícil encontrar peças no mercado, para tal.

Agora se pretendes algo diferente ou mais personalizado, fugindo à versão stock, aí a história já é diferente.
Atenção às alterações mais profundas. Para 2021 ou 2022 estão prometidas as IPO.
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#3

(13-10-2020 às 11:46)carlos-kb Escreveu:  A Diversion é a XJ600S. Para ficar estilo naked, tens sempre a irmã despida da Diversion, a XJ600N.

[Imagem: gSvKxLV.jpg]

Tendo em conta que compartilham praticamente tudo à excepção da semi-careneagem, óptica, frontal e instrumentação, não deve ser complicado reverter a Diversion para a versão despida. E não deve ser difícil encontrar peças no mercado, para tal.

Agora se pretendes algo diferente ou mais personalizado, fugindo à versão stock, aí a história já é diferente.
Atenção às alterações mais profundas. Para 2021 ou 2022 estão prometidas as IPO.

O objetivo era colocar mais parecida com a gémea sim e não fazer grandes alterações, como farol led etc. 
Alterações profundas como transformar em café racer ou assim não estava nos planos.
Como mota de 94 que é precisa de carinho.
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#4

viva, Bruno Madeira

se queres que a tua Yamaha XJ600 Diversion S fique igual a uma Yamaha XJ600 Diversion N... não seria mais fácil e mais barato trocares por uma N?

boas curvas

BMW R1150 RT 1130cc-95cv + Yamaha FJ 1100 1097cc-125cv
ex-BMW K 100 RT | Yamaha XJ 600 Diversion S | Suzuki GS 500 E | Suzuki GN 125 | Suzuki AYWR 50 Katana
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#5

(13-10-2020 às 11:59)vitorino Escreveu:  se queres que a tua Yamaha XJ600 Diversion S fique igual a uma Yamaha XJ600 Diversion N... não seria mais fácil e mais barato trocares por uma N?

Diversion é só a versão S. A N não ostenta esse epíteto.

Coloco mais a questão é, se o objectivo era mesmo uma N, e sendo (segundo o user), uma aquisição recente, porque comprou a S (não obstante de até poder ter sido hipoteticamente uma boa oportunidade de compra)?

Em troca por troca, o mais complicado será encontrar alguém disposto ao mesmo, aceitando o inverso, entregar uma N por uma S... e encontrar-se uma unidade em estado equivalente (mesmo que envolvesse algum acerto de dinheiro). Em motas com cerca de 25 anos, vejo que a coisa a complicar-se.

Vender a S e posteriormente tentar encontrar uma N, talvez seja mesmo o mais fácil. Num stand, não me parece que fossem muito nessa e a retoma acarretaria sempre uma considerável perda de dinheiro.

[Imagem: zX4Kq81.png]

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#6

(13-10-2020 às 12:45)carlos-kb Escreveu:  
(13-10-2020 às 11:59)vitorino Escreveu:  se queres que a tua Yamaha XJ600 Diversion S fique igual a uma Yamaha XJ600 Diversion N... não seria mais fácil e mais barato trocares por uma N?

Diversion é só a versão S. A N não ostenta esse epíteto.

Coloco mais a questão é, se o objectivo era mesmo uma N, e sendo (segundo o user), uma aquisição recente, porque comprou a S (não obstante de até poder ter sido hipoteticamente uma boa oportunidade de compra)?

Em troca por troca, o mais complicado será encontrar alguém disposto ao mesmo, aceitando o inverso, entregar uma N por uma S... e encontrar-se uma unidade em estado equivalente (mesmo que envolvesse algum acerto de dinheiro). Em motas com cerca de 25 anos, vejo que a coisa a complicar-se.

Vender a S e posteriormente tentar encontrar uma N, talvez seja mesmo o mais fácil. Num stand, não me parece que fossem muito nessa e a retoma acarretaria sempre uma considerável perda de dinheiro.

Efetivamente comprei a S por uma questão de bom negócio e poder adaptá-la a algo mais ao meu gosto e ficar a conhecer o que lhe estou a pôr.
Não é algo que precise de fazer à pressa, o que me dá tempo para escolher peças novas ou usadas ao meu gosto para ir modificando, e repito, principalmente a dianteira.
Quanto a sensor de combustível, interruptor de descanso, troca de distribuição e sistema de travagem dianteiro, espelhos, interruptores, manetes já era algo que teria que fazer em qualquer modelo deste género S ou N, a não ser que comprasse algo restaurado ao meu gosto mas além de ser dificil não eram valores que queria dispensar em motas com mais de 20 anos.
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#7

Mudar a frente é relativamente fácil... é comprar a frente de uma N. A partir salvoerro de 1996 já traziam 2 discos na frente em vez de 1. No caso dos manometros iguais aos da N, a fixação na S não é fácil, porque a mesa não está preparada para eles, é diferente porque na S ficam agarrados os manometros à carenagem frontal e à aranha e não à mesa. O canhão da ignição está também em local diferente. Por isso a forma mais fácil é mesmo comprares a forquilha com a mesa de direcção completa e manometros. E uma jante da frente também de uma XJ600N já com 2 discos. E ficas com isso resolvido.
Quanto a sensor de combustível... podes sempre inventar, mas não vejo necessidade nisso! Até porque isso tem a torneira de reserva, que na pratica é o sensor... quando começa a engasgar, roda torneira e vai atestar porque entrou na reserva!
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#8

E depois deste trabalho todo... uma pipa de massa gasta numa mota que se compra direitinha q.b. por uns 1000 euros... por muito que se componha a burra...

... o resultado final é ficar com uma XJ600N.

Só pode ser por amor... porque interesse não tem nenhum!

lol noface poop
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#9

(13-10-2020 às 23:07)marco.clara Escreveu:  E depois deste trabalho todo... uma pipa de massa gasta numa mota que se compra direitinha q.b. por uns 1000 euros... por muito que se componha a burra...

... o resultado final é ficar com uma XJ600N.

Só pode ser por amor... porque interesse não tem nenhum!

lol noface poop

Não acredito que vá gastar assim tanto, tendo em conta que xj600n andam na roda dos 1500/2000 com os kms que comprei esta mas se tiver alguma por 1000€ para venda fazemos negócio.
Depois não vejo mal nenhum em querer melhorar tanto em mecânica como em estética uma primeira mota neste segmento independentemente de ser S ou N.
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#10

(13-10-2020 às 21:46)luisnogueira Escreveu:  Mudar a frente é relativamente fácil... é comprar a frente de uma N. A partir salvoerro de 1996 já traziam 2 discos na frente em vez de 1. No caso dos manometros iguais aos da N, a fixação na S não é fácil, porque a mesa não está preparada para eles, é diferente porque na S ficam agarrados os manometros à carenagem frontal e à aranha e não à mesa. O canhão da ignição está também em local diferente. Por isso a forma mais fácil é mesmo comprares a forquilha com a mesa de direcção completa e manometros. E uma jante da frente também de uma XJ600N já com 2 discos. E ficas com isso resolvido.
Quanto a sensor de combustível... podes sempre inventar, mas não vejo necessidade nisso! Até porque isso tem a torneira de reserva, que na pratica é o sensor... quando começa a engasgar, roda torneira e vai atestar porque entrou na reserva!

A frente já estive a ver alguma opções em termos de manómetros novos que estão indicados para esta mota e modificando a mesa penso ser tranquilo. o farolim ainda não encontrei algo do meu agrado. o sensor de combustível seria mais se arranjasse algo digital de painel de instrumentos com relógio etc.
por exemplo gosto bastante da frente desta mota https://rocket-garage.blogspot.com/2016/...rsion.html
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