Alteração de cor/pintura
#1

Boas!!
Alguém sabe se é possível mudar a cor de uma mota, por exemplo para preto fosco, colocando película/vinil dessa cor sem danificar a pintura original?
Obrigado
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#2

Mudar a cor de uma mota pode trazer problemas com as autoridades. Numa fiscalização, se a cor não bater certo com a documentada, tens um problema.

A nível do vinil, tanto quanto sei (se corretamente aplicado/removido) não causa estragos na pintura original.
Por outro lado, o recurso ao vinil normalmente ocorre quando a pintura original já está danificada.

Algum motivo em particular para pretenderes fazer essa alteração?
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#3

O "expert" aqui em pinturas é o PAreias.

Mas o 7Pires mudou a cor da ex-F800S para preto fosco... com um par de latas de spray preto, e sem se preocupar muito. Aonde a lata passou, pintou... até motor, monobraço oscilante, jarras de suspensão ou tampão do depósito de combustível foram pintados a spray preto. Mas ainda hoje tenho a dúvida se até as lentes dos manómetros ficaram pretas think lol ?
Podes sempre forrar a mota toda a napa... ele também te pode ensinar como fazer. proud

[Imagem: QKmafvp.png]
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#4

Podes mudar desde que preenchas um certo formulário e o pagues para isso. Basta pesquisares no site do Imtt
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#5

(05-03-2021 às 11:10)marco.clara Escreveu:  Mudar a cor de uma mota pode trazer problemas com as autoridades. Numa fiscalização, se a cor não bater certo com a documentada, tens um problema.

A nível do vinil, tanto quanto sei (se corretamente aplicado/removido) não causa estragos na pintura original.
Por outro lado, o recurso ao vinil normalmente ocorre quando a pintura original já está danificada.

Algum motivo em particular para pretenderes fazer essa alteração?

Obrigado!! Como não gosto muito da pintura original queria mudar, mas se mais tarde pretender vender a mota, com a pintura original tem muito mais valor. É uma mota clássica já, quem as procura quer originais.
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#6

(05-03-2021 às 11:51)Nfilipe Escreveu:  Podes mudar desde que preenchas um certo formulário e o pagues para isso. Basta pesquisares no site do Imtt

Obrigado!! Essa não é a minha preocupação, a minha preocupação é manter a pintura original intacta se mais tarde quiser tirar o vinil.
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#7

Nao consigo ver bem a utilidade dessa pratica mas também nao percebo bem o intuito por detrás da tua decisão. Mas tens acessórios que protegem algumas partes da mota, por exemplo as capas para os depósitos e para ser sincero também só me lembro desse acessório, nao sei se existem outros. Se bem que tenho a noção que esta capa que se ve por ai no deposito é mais para esconder alguma coisa do que para proteger a pintura. Mas isto sou eu, que sou desconfiado desde nascença! lol

Quanto a essa duvida nao sei te esclarecer mas como o Marco disse, poderá ser o suficiente para os nossos amigos da farda azul embirrarem.
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#8

Pois. Tem cuidado com o vinil ou wrap porque nas motos nem sempre a tinta de origem é suficientemente catalisada. Por vezes parece gouache. Tive uma Honda em que só o contacto com as calças fez sair a tinta. Imagina um wrap... sairia às fatias.

Num automóvel não haverá grande perigo em aplicar um wrap. Numa moto, penso que poderá ser problemático para algumas peças. No depósito penso que não há problema, mas por exemplo em certos plásticos ou peças mais pequenas... eu não arriscaria.

Eu em breve vou pintar uns plásticos flexíveis e farei um post aqui sobre isso, mas wraps não arrisco. Mesmo tinta, só desde o início do ano tenho infravermelhos de onda curta e é fácil fazer uma cagada em três actos.

Nem wraps nem plastidip ou quejandos. Na minha humilde opinião, o ideal é não inventar.

PS: espero não ter ofendido ninguém.
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#9

(05-03-2021 às 12:20)Nfilipe Escreveu:  Mas tens acessórios que protegem algumas partes da mota, por exemplo as capas para os depósitos
(..)
Se bem que tenho a noção que esta capa que se ve por ai no deposito é mais para esconder alguma coisa do que para proteger a pintura.

Nfilipe... anda uns tempos valentes com essas ditas capas de depósito (que até já se vêem pouco, mas estiveram muito na moda durante os anos 90).
Entretanto tira-a... e verás que efectivamente protecção de depósito é mesmo função que ela não tem... até pelo contrário. Desde riscos, a pintura/verniz roçado ou desgastado, baço ou descolorado. A única utilidade disso era mesmo terem as presilhas metálicas para fixar sacos de bagagem sobre o depósito (coisa que já nem se coloca com os sistemas actuais de tanklock e similares)... Para além de que são feias que doi!!!

[Imagem: x6NNeBJ.jpg]

[Imagem: QKmafvp.png]
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#10

Sim é verdade Carlos, mas apesar da sua estética dúbia se fossem mesmo úteis e eficazes como protecção, provavelmente ainda se viam por ai, mas raramente se ve uma. Já para nao falar que custavam ou ainda custam, nao sei se vendem novas ainda, um balúrdio. Eu estou em duvidas se pintar apenas o deposito nao fica mais barato que o valor pedido por essas capas.
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