Ajuste correcto da manete de embraiagem
#1

Caros ,

Necessito da vossa compreensão para um assunto básico.

Como é que eu ajusto correctamente a manete da embraiagem?....LOL!

[Imagem: 0tgI.jpg]

Ora....instalei as manetes. Rodei o ajuste à toa não me preocupando com o resto.

Actualmente deparei-me com o seguinte:

Tal como na se vê na foto na zona circundada a amarelo, a mesma bate na na zona a vermelho dos comandos, fazendo com que a manete não toque no punho. Já ajustei o melhor que consegui os comandos e bate sempre.  É suposto, quando puxada , a manete tocar no punho?

Tendo em conta que a folga de fábrica deverá ser de 1cm/1,5cm, qual é o procedimento correcto/como me posso certificar que a mesma está correctamente ajustada?


Deixei cores diferentes na roda de ajuste, lol, para ser mais fácil indicar-me o sentido do ajuste.

Ao engatar a 1ª ela sempre me deu um ligeiro "empurrar" para a frente, é normal?

Li por ai, que se o cabo estiver mal ajustado, com a 1ª engatada e embraiagem em baixo ela quer logo andar pra frente, o que na minha não acontece.

Se me puderem dar uma ajuda epicamente básica, mas que contribui para duração da vida da minha embraiagem, agradeço. bigsmile

[Imagem: images?q=tbn%3AANd9GcT4XLIkYtQDw11iDiKFM...g&usqp=CAU]


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#2

Ganda confusão que para aí vai.
É pá, respondo-te mais logo tong

I just don't run with the crowd!

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#3

Resumindo,

Como é que ajusto isto em condições?

Ou sei que está bem ajustado....


rolleyes

[Imagem: images?q=tbn%3AANd9GcT4XLIkYtQDw11iDiKFM...g&usqp=CAU]


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#4

Ora bem, deixa cá então ajudar o Hugo! blink

Em teoria a manete não devia tocar no corpo dos comandos, mas como lhe puseste umas xpto, que se calhar nem foram feitas a pensar no modelo em concreto, podes sempre apresentar uma queixa perante o construtor das mesmas.
Pode ser que ainda tenham o trabalho de te responder.... rolleyes

Agora muito importante.
As manete podem e devem tocar no punho quando as accionas.
As minhas, e já tive umas quantas motos, tocavam sempre, pelo que acho ser normal! blink

No entanto, estás devem ter uma folga minima de 5mm (+/-) para que as molas lá dentro não estejam sempre a fazer força e acabem por ficar pasmadas.
Depois porque aquilo tudo incha com a temperatura.
Com o tempo e com o uso, vais ter que abrir sempre um bocadinho mais a mão até sentires a gaja a agarrar.
Isso pode-se minorar desenroscando o afinador, mas convém ter sempre o cuidado de deixar esses 5mm de folga ok!?

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#5

Na imagem tens a manete no 1 ou 2.

Quanto mais alto meteres, mais longe fica do punho. Eu uso no 3 ou 4 senão sofro do mesmo, isto já para não dizer que no 1 o ponto de embraiagem fica muito curto.

Na roda tens que mexer até teres a folga recomendada, se tiver muito esticada vais queimar.
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#6

(03-05-2017 às 16:57)LoneRider Escreveu:  Ora bem, deixa cá então ajudar o Hugo! blink

Em teoria a manete não devia tocar no corpo dos comandos, mas como lhe puseste umas xpto, que se calhar nem foram feitas a pensar no modelo em concreto, podes sempre apresentar uma queixa perante o construtor das mesmas.
Pode ser que ainda tenham o trabalho de te responder....  rolleyes

Agora muito importante.
As manete podem e devem tocar no punho quando as accionas.
As minhas, e já tive umas quantas motos, tocavam sempre, pelo que acho ser normal! blink

No entanto, estás devem ter uma folga minima de 5mm (+/-) para que as molas lá dentro não estejam sempre a fazer força e acabem por ficar pasmadas.
Depois porque aquilo tudo incha com a temperatura.
Com o tempo e com o uso, vais ter que abrir sempre um bocadinho mais a mão até sentires a gaja a agarrar.
Isso pode-se minorar desenroscando o afinador, mas convém ter sempre o cuidado de deixar esses 5mm de folga ok!?

Relativamente à construção das mesmas, supostamente  o adaptador é o indicado para este modelo, o que poderá acontecer é que o guiador não é o de origem e isso mexer com a posição.

Não toca no punho ai por 4 ou 5mm.


Daqui a pouco ja vejo a folga da coisa a sério.

Obrigado! thumbsup


(03-05-2017 às 16:58)Fz1000 Escreveu:  Na imagem tens a manete no 1 ou 2.

Quanto mais alto meteres, mais longe fica do punho. Eu uso no 3 ou 4 senão sofro do mesmo, isto já para não dizer que no 1 o ponto de embraiagem fica muito curto.

Na roda tens que mexer até teres a folga recomendada, se tiver muito esticada vais queimar.

Actualmente a manete está na posição 6, ou seja na mais afastada.

Isto para supostamente ter mais "curso" e certificar-me que de facto estou a accionar correctamente a embraiagem.

Vou ajustar a roda.  

Obrigado  thumbsup

----

Esta treta de um gajo não ter um ponto de comparação, torna as coisas um pouco mais dificeis.

Esta é a 1ª, portanto tudo (o que não seja por demais evidente) é normal.

Só quero evitar dissabores futuros.

[Imagem: images?q=tbn%3AANd9GcT4XLIkYtQDw11iDiKFM...g&usqp=CAU]


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#7

Estas à vontade de fazer perguntas.
Um gajo depois está à vontade de responder, ou não, a essas perguntas! cool

Nunca tenhas vergonha de ser, ou sentir-te, um tenrinho.
Eu também o fui (ainda o sou em alguns aspectos) e não morri!
Tornei-me num venenoso mas não morri! blink

Estou aqui no que, de boa mente, puder ajudar! thumbsup

Já agora, se por 5mm não toca no punho, acho que isso não é preocupante.

I just don't run with the crowd!

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#8

(03-05-2017 às 17:18)LoneRider Escreveu:  Estas à vontade de fazer perguntas.
Um gajo depois está à vontade de responder, ou não,  a essas perguntas!  cool

Nunca tenhas vergonha de ser, ou sentir-te, um tenrinho.
Eu também o fui (ainda o sou em alguns aspectos) e não morri!
Tornei-me num venenoso mas não morri! blink

Estou aqui no que, de boa mente, puder ajudar! thumbsup

Já agora, se por 5mm não toca no punho, acho que isso não é preocupante.


Não que seja o caso mas, contando com um "não" como certo, não perco nada em perguntar.

São perguntas de tenrinho, vá......ja evolui a tenro lol e que podem ser duvidas de outra malta.

Mais uma vez a vertente "pedagógica" do fórum a funcionar.

Sempre preferi a documentar-me e perguntar antes de fazer porcaria....sendo que numa coisa ou outra acontece mesmo porcaria.....é uma curva evolutiva bigsmile

[Imagem: images?q=tbn%3AANd9GcT4XLIkYtQDw11iDiKFM...g&usqp=CAU]


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#9

Aconselho-te a lubrificar o ponto de contacto entre o cabo e a manete, assim como ver se a manete ( que parece ser universal ) tem folga suficiente para o cabo andar livremente e sem esforço ( de alguém que já queimou uma por causa disso ).
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#10

Boas;
O problema que estás a sentir é muito comum a quem decide mudar as manetes originais por outras.
A tua principal preocupação deve ser a de verificar a folga do cabo de embraiagem, tem sempre que existir uma folga para garantir que esta não fica a patinar. Essa deve ser a tua principal preocupação.
Quanto a ela bater na pinha de comandos, não há afinação que evite isso.

Já agora, verifica bem o funcionamento da manete de travão. Há casos em que ocorrem bloqueios da roda por esta não funcionar devidamente.
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