Ajuda para a primeira mota
#1

Boa noite pessoal, como decidi ingressar no mundo das motas, venho pedir a vossa ajuda para me ajudarem a escolher a primeira moto (sou um nabo completo no assunto). Estive a ler uns foruns e encontrei pessoal a dizer para não comprar 125 porque eventualmente iria fartar-me dela cedo. Li ainda que mais vale optar por uma 500 em vez de 300 porque a diferença não é muita.

A carta que vou tirar é a A2 e o budget é no máximo 1500-1800 para a mota.

A finalidade da moto é levar-me de A para B, não fazer distâncias demasiado muito longas, passeios e de preferência que seja amiga da minha carteira

O que me aconselham sem ser scooters?
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#2

Bem vindo.

(13-01-2020 às 23:03)dsilva97 Escreveu:  A finalidade da moto é levar-me de A para B, não fazer distâncias demasiado muito longas, passeios e de preferência que seja amiga da minha carteira

O que me aconselham sem ser scooters?

[Imagem: cropped-ndr4051-1-1.jpg]
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#3

Aproveita que agora é Metro e Carris!

[Imagem: images?q=tbn%3AANd9GcT4XLIkYtQDw11iDiKFM...g&usqp=CAU]


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#4

Boas

Com esse budget só tens uma hipótese que seja amiga da carteira: uma 125

Fora isso em manutenções e pneus uma mota normal até pode ser mais cara que um carro...por isso repensa bem o que queres e a estratégia que pretendes seguir
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#5

Se mantivermos um critério igual de gasto em manutenção, seja para carro ou para a moto podemos chegar a esta conclusão (números por alto).

Tu montas dois Michelin Road 5 por 300€.
No teu quadrúpede gastas sensivelmente 100€ mais
(uns 90€ por pneu Michelin Primecy 4).

O carro leva mais óleo, logo se mantivermos a mesma coerência em relação à gama de óleos usados, o óleo deve ser mais caro porque é mais quantidade.

Os consumíveis podem facilmente ser mais caros.
A mão de obra também é o consumo, embora possa parecer que a balança tenda para as motos (mais consumo) dificilmente um curriqueiro utilitario tem as prestações de uma moto utilitária, pelo que o consumo da moto pode parecer superior mas na realidade não é bem assim.

Mas isto sou eu, que ando de carro só de vez em quando...

O teu problema é o teu orçamento.

Por 1500€ não compras nada decente para as tuas exigências.

No mercado de usados vais encontrar muita mota que não podes conduzir, algumas a necessitar de muitos mimos.
O problema aqui concerne a A2, que um escalão relativamente recente é que não tem grande oferta de motos de 48cv na gama de preços que referes.

O que faria no teu caso?

Se precisasse de uma mota para a minha mobilidade teria que resignar-me e comprar uma 125 e montar um plano de poupança para, num curto prazo comprar uma mota de 48cv semi nova, ou então tirar a carta A e optar à compra de uma moto usada sem ter que olhar a este tipo de limitações da norma.

Até lá, sempre podes ir lendo as barbaridades que por aqui se publicam e aprender do pouco que se escreve por aqui!

Boa sorte!
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#6

(14-01-2020 às 12:45)LoneRider Escreveu:  Se mantivermos um critério igual de gasto em manutenção, seja para carro ou para a moto podemos chegar a esta conclusão (números por alto).

Tu montas dois Michelin Road 5 por 300€.
No teu quadrúpede gastas sensivelmente 100€ mais
(uns 90€ por pneu Michelin Primecy 4).

O carro leva mais óleo, logo se mantivermos a mesma coerência em relação à gama de óleos usados, o óleo deve ser mais caro porque é mais quantidade.

Os consumíveis podem facilmente ser mais caros.
A mão de obra também é o consumo, embora possa parecer que a balança tenda para as motos (mais consumo) dificilmente um curriqueiro utilitario tem as prestações de uma moto utilitária, pelo que o consumo da moto pode parecer superior mas na realidade não é bem assim.

Mas isto sou eu, que ando de carro só de vez em quando...

O teu problema é o teu orçamento.

Por 1500€ não compras nada decente para as tuas exigências.

No mercado de usados vais encontrar muita mota que não podes conduzir, algumas a necessitar de muitos mimos.
O problema aqui concerne a A2, que um escalão relativamente recente é que não tem grande oferta de motos de 48cv na gama de preços que referes.

O que faria no teu caso?

Se precisasse de uma mota para a minha mobilidade teria que resignar-me e comprar uma 125 e montar um plano de poupança para, num curto prazo comprar uma mota de 48cv semi nova, ou então tirar a carta A e optar à compra de uma moto usada sem ter que olhar a este tipo de limitações da norma.

Até lá, sempre podes ir lendo as barbaridades que por aqui se publicam e aprender do pouco que se escreve por aqui!

Boa sorte!

Um carro faz revisão de 20 em 20 mil kms. Uma mota faz de 10 em 10. Os pneus de um carro fazem 40 mil kms. Os da mota fazem 10 mil. Para andar de carro só precisas de estar vestido (ou nem isso). Para andar de mota em segurança precisas de pelo menos capacete, e no minimo também casaco e luvas que, andando diariamente, se podem considerar despesas quase bi-anuais. Olhando para o meu caso, tenho um Peugeot 206 que era utilizado para fazer 100kms diários cujo gasto anual em manutenção e pneus na loucura andava nos 400€ (200€ anual em pneus e 200€ anual em manutenções diversas), que mal dá para comprar um capacete, um casaco e umas luvas de jeito.

Que ninguém se engane relativamente aos gastos, tudo o que foge de uma curriqueira 125cc cujo custo de manutenção é muito baixo alem de ser tão mecanicamente simples que é possivel abater mão de obra fazendo em casa e que tem consumos realmente baixos será sempre uma despesas anual superior a um carro. Claro que isto é válido para quem faz percursos dignos desse nome, porque para fazer 5 ou 6 kms diários é mais ou menos irrelevante o custo que se tem.

Ditadura dos Flocos de Neve
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#7

Uns michelin r5 duram 10/12k
Uns michelin de carro duram + de 50k

Uma troca de oleo dura 15k a 20k num carro
Numa mota com esse orçamento de 5/ 5k, 6 em 6k troca de óleo e filtro

Umas pastilhas duram 50k num carro
Numa mota duram 30k em média

Custo de aquisição de um carro velho mas apto para dia a dia anda na casa de mesmo orçamento que o disponivel para a mota

Não compras equipamento para andar de carro,
Compras equipamento que pode chegar facilmente a 600/800€ para andar de mota

A única vantagem é o tempo e a chamada "liberdade" e o gozo que dá conduzir uma mota.


Por isso sim, vais de certo ler uma barbaridade ou outra por aqui smile
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#8

É, eu avisei que ando pouco de carro.
Era suposto que os mais experimentados soubessem rebater facilmente o meu argumento. devil
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#9

(14-01-2020 às 13:18)LoneRider Escreveu:  É, eu avisei que ando pouco de carro.
Era suposto que os mais experimentados soubessem rebater facilmente o meu argumento. devil

E de mota também smile

Pelos 3 cangalhos juntos em 2019 fizeste quê, uns 10 mil kms?

Ditadura dos Flocos de Neve
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#10

(14-01-2020 às 14:49)dmanteigas Escreveu:  
(14-01-2020 às 13:18)LoneRider Escreveu:  É, eu avisei que ando pouco de carro.
Era suposto que os mais experimentados soubessem rebater facilmente o meu argumento. devil

E de mota também smile

Pelos 3 cangalhos juntos em 2019 fizeste quê, uns 10 mil kms?

Não chegou... ?

I just don't run with the crowd!

www.loneriderendlessroad.com
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