Ajuda eléctrica DT50LC
#1

Boa tarde pessoal,

Queria pedir ajuda a quem entender do assunto, para a modificação da eléctrica num motor de DT80LC que estou a recuperar e que é a 12V, na minha DT50LC que tem toda a instalação a 6V.

Precisava de saber que peças têm que ser mudadas?

As lâmpadas da frente e de trás, e as do contadores, é de certeza que têm que ser mudadas. A buzina também.
E o resto? Que é que tenho que mudar mais?
A bobine de ignição?
O CDI?
O rectificador de corrente?
Mais alguma coisa?

Vejo muito pessoal a falar em eléctricas de TZR, que penso ser de 12V, por isso deve haver cá pessoal que percebe do assunto.

Ou será que é mais fácil montar uma eléctrica original DT50LC de 6V?

Agradeço desde já a ajuda…

Boa semana
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#2

basta teres desafinado, adiantar ou atrasar a parte electrica para que a mota fique a falhar,
peça ao pé das bobines
[Imagem: P.08.0007.jpg]

passa na oficina e fala pessoalmente com os entendidos na materia, estar alterar sem certos conhecimentos, vai dar muita despesa
basta pesquisar aqui pelo forum outros casos de problemas na parte elétrica

veiclos quando sao produzidos, o motor em si, o piston biela combota, estão sincronizados com carburador, entrada de ar e gasolina/oleo2t com a saida de gazes para aquela especie de balão
isto tudo tendo 2 bobines de fio enrolados atras do volante magnetico, uma vai dar energia a bobine que faz a vela dar faisca para "destruir" a gasolina, outra bobine vai dar luz para as lampadas, que comanda isto tudo? o cdi, depois ainda ha retecficador de corrente que "neutraliza" a voltagem no meio disto

estar a alterar estes componentes podera até dar durante x tempo, e não fazer por exemplo 50 000km ou 100 000km sem problemas conforme todos os veiclos de origem são produzidos, para fazer km viagens, meio de transporte e não ir só ao cafe da esquina e vai de mudar peças queimadas, ou ser veiclo usando para fazer cavalos ou andar nos picas

para se andas a alterar, mais vale a pena subir de cilindrada
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#3

Boas 7pires,

Agradeço a tua resposta, mas não sei se fui eu que me expliquei mal, ou então não percebi nada da tua resposta!!

Eu só quis perguntar, quais são as peças que têm que ser mudadas, quando se muda a eléctrica, ( neste caso duma DT50LC) de 6V para 12V.

Vou tentar explicar melhor:

Eu tenho uma DT50LC, que tem tudo a funcionar na parte eléctrica. Tem a eléctrica de origem a 6V.

Há uns dias, comprei um motor de DT80LC2 que encontrei por um preço muito interessante, só lhe falta o cilindro, pistão e colaça, de resto está completo.
Mas, a DT80LC vem de origem com eléctrica de 12V, e como quero montar esse motor na DT50LC, vai dar problema na parte elétrica, já que a instalação da mota está toda a 6V.

Por isso, precisava de saber quais são as peças que tenho que trocar, na instalação de origem da DT (6V), para que fique a funcionar a 12V?

A parte da afinação ainda está longe, tenho que acabar ainda de renovar o motor: rolamentos e vedantes novos, e arranjar cilindro e pistão.

Depois vem a parte da troca das peças para 12V, e por fim as afinações…

Espero ter explicado bem o que quero fazer…

Obrigado
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#4

Então queres estragar duas motas...
Ou melhor, estragar uma mota pondo-lhe um motor diferente....

Vou-te ajudar a estragar....

Ora, assim de repente, teras que modificar o retificador, Bateria, Bobine, reles e lampadas. Resumindo, tudo o que trabalhe a 6 V na tua mota!
Se o arnes da instação aguenta ou não com a nova tensão e intensidade é uma incognita, mas sempre podes experimentar, o maximo que pode acontecer é que arda!

Pelo sim, pelo não, nada como comprar um instintor e fixa-lo ao lado do balão do escape....
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#5

É mais ou menos isso! bigsmile

O motor que tenho actualmente na DT está algo cansado, e como apareceu este motor da DT80LC por um preço irrisório, aproveitei!
Dei 60€ por este motor onde só falta a tampa da eléctrica e o cilindro! Há quem esteja a vender um monte de lixo para a DT por mais euros.

Também tenho a alternativa de meter uma eléctrica da DT50LC, mas seria pena.

Falei com uma pessoa que diz ser entendido, que me disse que só tenho que mudar as lâmpadas, a buzina, e o rectificador de corrente, o resto funciona sem problema.

Precisava de outras opiniões, para saber para que lado tenho que me virar…

Obrigado
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