Ajuda - Botão Start não funciona (às vezes)
#1

Ontem aconteceu-me por duas vezes o seguinte:
Mota engatada, manete da embraiagem apertada, descanso recolhido, chave na posição "On", quadrante com iluminação normal, carrego no start e nada...

Da primeira vez, tinha deixado a mota descair para a estrada, desligada, engatada mas com a embraiagem apertada. Mudei para ponto morto, empurrei a mota para o local onde estava anteriormente, já a pensar em chamar o reboque, mas decidi experimentar outra vez e funcionou logo.

Achei que devia ter feito alguma coisa mal. Se calhar estava com o descanso lateral em baixo e não me tinha apercebido.

Próxima paragem, uns kms depois, acontece a mesma coisa.
Desta vez bastou colocar em ponto morto e já funcionou.

Depois desta segunda vez, parei propositadamente mais à frente para tenter perceber o que estava a acontecer, mas funcionou à primeira quer com a mota engatada e embraiagem apertada quer com a mota em ponto morto.
Não consegui replicar o problema.
Pensei que poderia ser o sensor do descanso a dar as últimas mas, se fosse isso, a mota teria que desligar assim que a engatasse, certo?
Alguém tem ideia do que possa ser?
A mota é uma XJ6F 2010 com 36.000 kms
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#2

Podem ser tres coisas...

Sensor do descanso lateral, que pode ser caro (+de 50€).
O proprio botão de Start (é dificil mas não impossivel) e teras que comprar a pinha inteira (é caro, uns 100€).
O MIcro Switch da embraiagem (localizado qause sempre por debaixo da manete) e com muadar gastas pouco...

Sabendo qual é o problema ao certo, podes adiar a reparação indeterminadamente.
Normalmente esse tipo de problemas aparecem com o uso e idade...
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#3

A "mijona", em determinada altura, também evidenciou essa travadinha. No meu caso era o interruptor da embraiagem, tinha de se dar um jeitinho forçando uma ligeira inclinação da manete ao apertar a mesma, et voilá. Tal como o lone disse, problema da idade e do uso...

Na tua, quando isso voltar a acontecer, tenta apertar e deslocar ligeiramente para cima ou para baixo a embraiagem enquanto apertas, para perceber se faz alguma diferença.

Existe um outro caso de uma pessoa aqui do fórum que teve um filme semelhante, o problema não era assim tão óbvio e foi até difícil de perceber o porquê de acontecer, mas consubstanciou-se numa bateria defeituosa que tinha esse efeito colateral e que parecia inicialmente ser do sensor do descanso (mas afinal não era).
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#4

Obrigado aos dois pelas respostas.
Vou tentar verificar o interruptor da embraiagem. De facto faz mais sentido ser o interruptor do que o sensor no próprio descanso porque se fosse o sensor, a mota devia desligar quando meto a primeira.

Informo quando, e se, chegar a alguma conclusão.
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#5

Spray de limpeza de contactos por todo o lado. Já me aconteceu ser porcaria no botão de start.
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#6

(21-12-2020 às 20:16)gonzas Escreveu:  Spray de limpeza de contactos por todo o lado. Já me aconteceu ser porcaria no botão de start.

Esta ideia não é má, resolveu-me o problema que tinha nos piscas da Hornet.

Ricardo - Honda CB500X
[Imagem: latest?cb=20150510093035]
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#7

(21-12-2020 às 20:16)gonzas Escreveu:  Spray de limpeza de contactos por todo o lado. Já me aconteceu ser porcaria no botão de start.

Bem lembrado. Vou tentar.
Obrigado.
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