Acendeu a luz do óleo / Fuga (FZS600)
#1

Boas

Estava a contar isto pelo chat aqui do fórum, mas como é uma coisa que dá pano para mangas achei por bem abrir um tópico.

Anteontem enquanto estava a chegar casa a luz do óleo acendeu durante uns segundos. Eu sei que devia ter parado, mas enquanto abrandava a luz apagou, "rezei" e arrisquei continuar os 5km que faltavam.

Nunca mais acendeu a luz nesse trajecto, mas ainda não voltei a andar nela. Hoje fui ver e tinha o óleo, talvez até demais. (a ultima muda foi feita pelo antigo dono)
Também reparei que ela anda a pingar um pouco de óleo no chão da garagem, que quer dizer que deve haver uma fuga e que calculo eu que possa baixar a pressão do óleo.

Ideias?

[Imagem: RwtqB8G.gif]
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#2

Primeiro saber por onde perde.

Desmonta e lava, para depois vigiar.

Não tem radiador de óleo pois não?

Pode verter pelo bujao de drenagem ou pelo filtro de óleo.
Caso contrario junta.

A luz do óleo acende quando das à chave?

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#3

Boas;
Se a moto tem óleo, o mais provável é que haja algum problema com o sensor de nível de óleo...
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#4

Olha lá Diogo... essa pinga de óleo... das duas uma... é a gaja a marcar território... ou então é resquícios da esfrega que levou e é ainda restos de "langonha vaginal" dos carinhos que lhe deste... muito provavelmente... está a pingar da tampa do pinhão de ataque...aka...clitóris....

outra coisa... pode ser alguma interrupção no circuito eléctrico referente ao switch da pressão do óleo...aka... ponto G... meche-lhe com os dedos... de um lado para o outro... e vê se por ventura não acende a luz... eu sei que o ponto G é diferente em todas as gajas... mas não custa tentar... assim ganhas calo para outras eventuais montadas num futuro próximo... e segundo o ditado... o saber não ocupa lugar.

[Imagem: SM4eYt9.png]
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#5

(31-03-2017 às 14:24)LoneRider Escreveu:  Primeiro saber por onde perde.

Desmonta e lava, para depois vigiar.

Não tem radiador de óleo pois não?

Pode verter pelo bujao de drenagem ou pelo filtro de óleo.
Caso contrario junta.

A luz do óleo acende quando das à chave?

Vou fazer isso.
Que eu saiba não
Sim acende, um segundo e depois apaga, como é suposto

(31-03-2017 às 14:56)Johnny_1056 Escreveu:  Boas;
Se a moto tem óleo, o mais provável é que haja algum problema com o sensor de nível de óleo...
Não me importava, que até é uma peça barata, para já fica essa hipótese em cima da mesa

(31-03-2017 às 15:04)nelsonajm Escreveu:  Olha lá Diogo... essa pinga de óleo... das duas uma... é a gaja a marcar território... ou então é resquícios da esfrega que levou e é ainda restos de "langonha vaginal" dos carinhos que lhe deste... muito provavelmente... está a pingar da tampa do pinhão de ataque...aka...clitóris....

outra coisa... pode ser alguma interrupção no circuito eléctrico referente ao switch da pressão do óleo...aka... ponto G... meche-lhe com os dedos... de um lado para o outro... e vê se por ventura não acende a luz... eu sei que o ponto G é diferente em todas as gajas... mas não custa tentar... assim ganhas calo para outras eventuais montadas num futuro próximo... e segundo o ditado... o saber não ocupa lugar.
Vou ver o manual e tentar encontrar esses pontos todos.. E tentar não a deixar pior bigsmile

[Imagem: RwtqB8G.gif]
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#6

Essa luz não é um alerta para o nível de óleo, mas sim para a pressão de óleo. Basta a bomba falhar, ou alguma coisa estar entupida para a luz acender e haver problemas na mesma

EDIT: Para referencias futuras: Chegou-se à conclusão, mais à frente, que esta teoria não se aplica neste modelo! /EDIT

 Se engatares a 1ª, com o descanso colocado e tentares meter a trabalhar a luz acende? Nesse modelo não sei se ainda é assim, mas na minha tem de acender e é o que vem no manual para testar se a luz da pressão de óleo funciona bem. De qualquer maneira não implica que o sensor de pressão não esteja a fazer leituras erradas
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#7

(31-03-2017 às 18:00)MrOverclock Escreveu:  Essa luz não é um alerta para o nível de óleo, mas sim para a pressão de óleo. Basta a bomba falhar, ou alguma coisa estar entupida para a luz acender e haver problemas na mesma
...

Boas;
Tens mesmo a certeza do que escreveste??
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#8

(31-03-2017 às 20:03)Johnny_1056 Escreveu:  
(31-03-2017 às 18:00)MrOverclock Escreveu:  Essa luz não é um alerta para o nível de óleo, mas sim para a pressão de óleo. Basta a bomba falhar, ou alguma coisa estar entupida para a luz acender e haver problemas na mesma
...

Boas;
Tens mesmo a certeza do que escreveste??

Eu não sei, mas acho que é isso!
Se a bomba perde pressão, pode ser por dois motivos.
Ou porque não tem óleo (algo muito recorrente)
Ou porque a bomba tem uma falha e não bombea o óleo!
No fundo essa luzinha é comentada por pressoestato (acho que é assim que se escreve) que o que faz é medir a pressão do óleo dentro do motor (normalmente a saída da bomba de lubrificação).

Mas pá, explica lá bem a coisa ao pessoal, para um gajo aprender pá!

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#9

Boas;
Lone, deixa-te de esquisitices e complicações!!
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#10

Diogo vou-te tentar tranquilizar (estive a ler o chat e parecia que estava um pouco aborrecido).
As vezes as coisas acontecem sem ter uma explicação aparente.
A mota acende uma luz e tu vais ver e não tem (aparentemente) nenhuma explicação para o sucedido.
Tive um camião que me acendeu a luz da pressão do oleo no segundo dia depois de eu o ter retirado do stand.
Alarmado pedi um mecânico à assistencia 24h.
Quando o gajo chegou expliquei o sucedido e este, fino, levantou a tampa da caixa das baterias e verificou os bornes da bateria.
Estavam desapertados!
Apertou, fez um diagnóstico, limpou os erros e bota para Carcavelos!
Um borne mal apertado pode provocar um falso alarme e uma preocupação desnecessária.
Antes de mais nada verifica os bornes, a caixa de fusíveis, nunca se sabe se algo, por algum motivo faz com que quebre a tensão e os alarmes se disparam.
Pode ser um situação puntual, como pode vir a ser recorrente por causa de algum mau contacto.
Depois, não te preocupes com a mota, ou seja, anda nela.
Só é preocupante se a luz se acende em andamento e se mantém insistentemente acesa. Aí para o quanto antes, mas para saberes isto tudo tens que andar nela.
Lava bem a mota, anda nela e tenta procurar alguma fuga no motor, as vezes gotea um pouco porque o oring do filtro está mordido e tal, mas isso também não é de preocupar.
Monta uma vigilância com critério e cai observando as possíveis anomalias existentes.
Se ao final de uns km não existe alarme, é pá pode ser uma dor que lhe deu e que já passou, sem mais consequências.

O filtro de óleo que tem é o de origem?
Já lhe fizeste alguma revisão?

Vai comentando pode ser que te ajudemos ok!? thumbsup

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