A mota foi à vida
#1

A mota levou uma bateria nova, fiz tal e qual me foi dito na loja, meter o ácido, esperar 30-40 mins e instalar a bateria que fica operacional. Isto à quase 2 semanas.

No entanto hoje fui dar um passeio e fiz uns 60km, parei a mota e ela já não queria pegar como se estivesse com a bateria nas lonas. Fiz-na pegar de empurrão a ver se chegava a casa... Mas ela tinha um ralenti instável, sempre a acelerar e desacelerar sozinha entre as 1800 e as 2000... Estou neste momento encostado na berma à espera do reboque.

Durante o andamento fiz os piscas só para ver se a parte elétrica funcionava e sempre que dava pisca, o conta rotações ia à vida.

O pior foi depois de clicar no botão de ligar os máximos (que foi acidental), ligou a luz do motor e a mota começou a perder força, andou um bocado aos soluços e depois mesmo que acelera-se a fundo, ela só perdia velocidade e eventualmente morreu.

Quando ligo a chave a luz do motor liga e desliga posteriormente (funcionamento normal), mas quando clico no start o motor de arranque não tem força para a meter a trabalhar.

Alguém me sabe dizer o que se passa? É preciso bateria para a mota circular (mesmo depois de já estar a trabalhar) ou será outra coisa?
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#2

Descartando a bateria por já ser a segunda, vê o resto do sistema de carregamento.
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#3

regulador de tensão marado? estrator marado? volante magnetico sera que envia energia corretamente?
É esta mota?
https://www.andardemoto.pt/motos-novas/p...in-125-fi/
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#4

Como já foi dito, se a bateria é nova provavelmente tens um problema noutro componente que afeta o correto carregamento da bateria enquanto a mota está em funcionamento.

Se tiveres forma de o fazer (ou alguém que te possa ajudar) podes tentar medir a voltagem e, se for inferior ao previsto, isso significa que tens um problema.
O estator ou retificador como referiu o pires são bons pontos de partida para perceberes se é o caso ou não.

Boa sorte.
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#5

(10-04-2023 às 12:27)marco.clara Escreveu:  Como já foi dito, se a bateria é nova provavelmente tens um problema noutro componente que afeta o correto carregamento da bateria enquanto a mota está em funcionamento.

Se tiveres forma de o fazer (ou alguém que te possa ajudar) podes tentar medir a voltagem e, se for inferior ao previsto, isso significa que tens um problema.
O estator ou retificador como referiu o pires são bons pontos de partida para perceberes se é o caso ou não.

Boa sorte.

Boas,

Segui aqui os conselhos e levei a mota ao mecânico para ver a parte elétrica até porque eu não percebo patavina disto, entretanto ele deu-me o feedback.

Aparentemente a mota só trabalha enquanto tiver bateria porque é tudo alimentado pela bateria. Eu pensava que havia algo no motor para alimentar a elétrica da mota (até porque tinha ficado com essa ideia porque a acelera da minha vizinha nem sequer bateria tem instalada (pega ao Kick) e ela gera corrente na mesma, pensei que fossem todas as motas assim).

Enfim, descobri que até a injeção da mota trabalha apenas com a energia da bateria e não tem outra fonte de alimentação, daí a mota ter morrido aos poucos.

O mecânico disse-me que o retificador não está a fazer nada, ele até me mostrou, tenha os fios do retificador ligados à bateria ou não, a bateria acusa sempre 12,25V e segundo ele com o retificador ligado a bateria deveria acusar por volta dos 13 ou 13,50V. Então ya, vai ter de levar um retificador que aparentemente é difícil de arranjar peças para a Daelim e vai ter de ser original... Ele já me disse para ficar a contar com uns 200€ só para o retificador... Já é quase metade do valor comercial da mota lol.

O caso do ralenti estar instável, ele disse-me que é por a bateria estar nas lonas, que não passa a corrente certinha e como deve ser à injeção. Agora com a bateria totalmente carregada a mota já não tem ralenti instável e até o barulho da mota é diferente, é mais acelerado e certinho, está até melhor do que antes (porque eu meti os ácidos na bateria e não a carreguei depois, instalei na mota à espera que a bateria se fosse carregando ao longo do tempo).
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#6

Os mecânicos têm esse problema de começar a substituir o que é mais barato.
Espero que seja só isso e que daqui a uns dias não te vá pedir o "stator".
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#7

(13-04-2023 às 09:32)Tibúrcio Escreveu:  O mecânico disse-me que o retificador não está a fazer nada, ele até me mostrou, tenha os fios do retificador ligados à bateria ou não, a bateria acusa sempre 12,25V e segundo ele com o retificador ligado a bateria deveria acusar por volta dos 13 ou 13,50V. Então ya, vai ter de levar um retificador que aparentemente é difícil de arranjar peças para a Daelim e vai ter de ser original... Ele já me disse para ficar a contar com uns 200€ só para o retificador... Já é quase metade do valor comercial da mota lol.

200 paus para um retificador de uma Daelim 125... think epá... não estou por dentro dos preços mas aconselhava-te a fazeres umas pesquisas online porque me parece um valor abusivo. Por esse preço mais vale mandares vir uma dúzia do AliExpress e vais substituindo conforme vão avariando... lol
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#8

ou ebay, aparece muita coisa interessante
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#9

Ou é o retificador (mais provavel), ou o alternador ou um problema no sistema electrico.

Mas basicamente é uma das 2 coisas que mencionei, porque é essencialmente o sistema de carregamento da mota. Mais provavel e o retificador estar fodido e nao deixar passar a voltagem sufciente para carregar a bateria, por isso ela nao carrega em andamento.

Ha uma cena muito simples que podes fazer, quando metes a mota a bulir logo pela manha, se nao vires que o luz do medio, e mesmo a luz do neutro no painel, se intensifica quando aceleras, e é porque o sistema de carregamento da mota nao está a funcionar como devia.
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#10

(13-04-2023 às 10:43)marco.clara Escreveu:  
(13-04-2023 às 09:32)Tibúrcio Escreveu:  O mecânico disse-me que o retificador não está a fazer nada, ele até me mostrou, tenha os fios do retificador ligados à bateria ou não, a bateria acusa sempre 12,25V e segundo ele com o retificador ligado a bateria deveria acusar por volta dos 13 ou 13,50V. Então ya, vai ter de levar um retificador que aparentemente é difícil de arranjar peças para a Daelim e vai ter de ser original... Ele já me disse para ficar a contar com uns 200€ só para o retificador... Já é quase metade do valor comercial da mota lol.

200 paus para um retificador de uma Daelim 125... think epá... não estou por dentro dos preços mas aconselhava-te a fazeres umas pesquisas online porque me parece um valor abusivo. Por esse preço mais vale mandares vir uma dúzia do AliExpress e vais substituindo conforme vão avariando... lol

Já andei na net a ver. Tirando o AliExpress, não há nada que se encaixe. A minha é 2 fichas e todas as que eu vejo de concorrência na net têm só 1 ficha (maior) e a forma é diferente. Ainda pensei que se podia trocar a ficha, mas estar a comprar e a gastar 50 ou assim e correr o risco de não dar na mesma... Depois em vez de 200 paus passam a ser 250...

Acho que vou ficar mesmo com a do mecânico, pelo menos sei que é original da DAELIM e não vou ter problemas.
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