(09-01-2023 às 23:20)2low Escreveu: A ideia é ter uma 2ª moto mais polivalente e distinta no tipo da 1ª moto, para minha utilização:
- casa/trabalho/casa (50/60km diários)
- confortável (altura banco não superior a 81/82cm ) e minimamente aceitável para fazer autoestrada e sem problemas de ultrapassagens em estradas nacionais
- saídas com amigos para fora de estrada (é complicado o batelão andar em terra) sendo importante uma moto relativamente leve para beneficiar a condução nestas condições
- utilização da moto durante 1/2 anos para depois ser novamente vendida (importante a questão de valor comercial - retirando da equação motos mais idosas que necessitam de manutenção e depois quem beneficia é quem a vai comprar depois de eu a utilizar...)
A Versys não é apta a andar fora de asfalto. Apesar de ter uma geometria trail, a sua ciclística, suspensões, rodas e pneus não estão pensados para isso. E mesmo se aplica à V-Strom ou à G310GS.
Aliás, dessas que enumeras, talvez a única que esteja melhor preparada para andar na terra, será mesmo a Himalayan. Mas é a menos potente e é um motor monocilíndrico, que para preencher essas premissas que enumeras, pode ter vantagens e desvantagens. E depois depende do tipo de "off-road" que queres fazer... se é apenas andar numas estradas de macadame ou queres mesmo "chafurdar na lama".
Temos aqui um user com uma Himalayan, o André, que (a julgar pelas fotos que mete a concurso no forúm), não teme mesmo nada de a meter no pó, lama e água.
Ou então segue o conselho do NFilipe, e vai buscar uma clássica... mas neste caso sugiro a polivalente Dominator 650. E para a venderes, pensa que numa mota destas, daqui a 2 anos, pouco ou nada desvalorizará e conseguirás vendê-la pelo mesmo preço (ou até mais), que pagarás hoje.