12 Capacetes da História do Motociclismo
#1

Achei este artigo muito fixe por causa das imagens (e algumas memórias que me trouxe). Partilho.

Citar:12 capacetes que compõem a história do motociclismo

[Imagem: capa-capacetes-motogp-2048x1325.jpg]

O mundo do motociclismo está repleto de fétiches, superstições... onde também se incluem os capacetes. Aqui reunimos alguns do mais carismáticos exemplares de capacetes-réplica... De Angel Nieto a Giacomo Agostini, de Kenny Roberts a Mick Doohan, de Valentino Rossi a Marc Marquez, criações únicas que ficaram na memória de milhares de fãs em todo o mundo.

Os capacetes são um dos objetos fetiches dos pilotos. Além disso, para o fãs do motociclismo, não há maior orgulho que usar diariamente uma réplica do seu piloto favorito – algo também muito bom para os fabricantes de capacetes que passaram a comercializar réplicas perfeitas, aproveitando para melhorar as sua vendas.

Do ponto de vista criativo os pilotos costumavam manter o desenho do seu capacete durante a sua carreira desportiva, no entanto, a partir de certa altura, muitos foram aqueles que criaram edições especiais por cada ano, ou até por certos Grandes Prémios mais do seu agrado. Que o diga Valentino Rossi, que desde há muito passou a pedir ao seu criativo um diferente grafismo por corrida, sempre com o sol e a lua no capacete!

[Imagem: nieto-0-0.jpg]
AGV Ángel Nieto

Angel Nieto foi o “professor”, que iluminou o caminho aos restantes pilotos espanhóis. Usou nos primeiros tempos um capacete de rosto aberto, e mais tarde foi um dos primeiros a usar um capacete integral. O seu design foi muito semelhante ao longo de toda a sua carreira: fundo branco, faixa preta ao centro do capacete e duas marcações pretas nas laterais. Usou capacetes das marcas Climax e Bell, embora tenha sido fiel por muitos anos à marca italiana AGV que vende uma réplica de seu design.

[Imagem: ago.jpg]
AGV Giacomo Agostini

É o piloto mundialista de maior sucesso, com nada menos que 15 títulos mundiais e 122 vitórias. Usou sempre um design muito semelhante durante a sua carreira desportiva com a bandeira italiana na parte superior e a cor dourada na parte inferior. Um design icónico que a AGV continua a vender.

[Imagem: sheene-1.jpg]
AGV Barry Sheene

O carismático piloto inglês foi bicampeão mundial de 500cc (1976/1977) e sempre usou um desenho do Pato Donald no capacete e o número 7. Curiosamente, ele tinha um buraco no seu capacete para poder fumar pouco antes do início das corridas.

[Imagem: roberts-1.jpg]
Arai Kenny Roberts

Conhecido como o “Marciano” ou “The King”, Kenny Roberts usou sempre a marca japonesa Arai, bem como AGV e Bell nos seus primeiros anos. O seu design amarelo/preto – as cores da Yamaha na America – apresentava uma águia nas laterais e não mudou durante toda a sua carreira desportiva. O seu filho Kenny JR herdou o seu design e a Arai continua a vender as duas réplicas.

[Imagem: garriga.jpg]
MDS / AGV Juan Garriga

Um capacete reconhecível e altamente venerado pelos torcedores espanhóis de Juan Garriga – Boeing 747 – O seu kite é um mito e o seu design teve duas versões, em azul “Ducados” e em vermelho. Incompreensivelmente, é um capacete que não está à venda, certamente um grande número deles teria sido vendido. Garriga carregou na cabeça as marcas MDS, AGV e Shoei.

[Imagem: wayne.jpg]
Shoei Wayne Rainey

O piloto americano tem um dos capacetes mais conhecidos da grelha, preto-branco-laranja, para igualar a Yamaha Marlboro com a qual foi campeão mundial por três anos consecutivos. Essa réplica de decoração Shoei foi colocada à venda novamente em 2017. Usou sempre a marca japonesa.

[Imagem: schwantz.jpg]
Arai Kevin Schwantz

O texano tinha duas condecorações nos seus capacetes de corrida – sempre feitas pela Arai e que são lendárias. O primeiro design branco com detalhes em azul e vermelho do seu tempo na Suzuki sob o patrocínio da Pepsi era discreto, mas muito atraente. Embora o mais bem-sucedido tenha sido o design que Aldo Drudi preparou para ele durante o seu tempo na Lucky Strike Suzuki. Com fundo preto, o capacete tinha uma estrela amarela característica nas costas, que era muito original e deslumbrou os fãs.

[Imagem: criville.jpg]
Shoei Álex Crivillé

O primeiro campeão espanhol de 500cc começou a sua carreira com designs em branco, azul e amarelo com as marcas NZI e Nolan. Com a sua passagem para a categoria de rainha mudou de design e quando se mudou para a Shoei surpreendeu com uma decoração agressiva e muito atraente, da qual foi vendido um grande número de capacetes.

[Imagem: doohan.jpg]
Arai Mick Doohan

O pentacampeão das 500cc sempre equipou a marca Arai. O seu primeiro design incluía linhas características de vermelho, azul e dourado – combinando com as cores de Rothmans – e o coala mítico na parte de trás do capacete. Quando passou para a Honda Repsol manteve um design semelhante, mas mudando as cores das linhas para se parecerem com a bandeira australiana.

[Imagem: norick.jpg]
Shoei Norick Abe

A aparição do magricela japonês em Suzuka em 1994 foi uma declaração de intenções: participando como piloto convidado Abe lutou pela vitória até a última volta... Norifumi- apelidado de Norick – Abe sempre usou Shoei e com designs espetaculares que incluíam estrelas e flechas. Alguns gráficos que os fãs gostaram e que ainda hoje se veem na rua.

[Imagem: rossi-1.jpg]
AGV Valentino Rossi

Talvez seja o piloto que mais utilizou gráficos nas corridas... O piloto italiano cuidou muito da sua estética e os primeiros anos surpreendeu com um design assimétrico que inclui o sol e a lua. Hoje mantém os seus símbolos fetichistas, embora com um desenho mais sóbrio. Fiel à AGV ao longo da sua carreira esportiva, é uma mina de vendas, já que suas réplicas estão entre as mais vendidas.

[Imagem: marquez-1.jpg]
Shoei Marc Márquez

Marc tem sido fiel à Shoei, equipando a marca japonesa desde 2010. Os seus designs mudaram ao longo dos anos, mas manteve sempre o patrocínio da Red Bull e do seu animal de estimação preferido: a formiga. A Shoei tem comercializado com sucesso as suas pinturas, nomeadamente a réplica do GP de Austin de 2019.

Fonte: Motosport
Responder
#2

Citar:[Imagem: sheene-1.jpg]
AGV Barry Sheene

O carismático piloto inglês foi bicampeão mundial de 500cc (1976/1977) e sempre usou um desenho do Pato Donald no capacete e o número 7. Curiosamente, ele tinha um buraco no seu capacete para poder fumar pouco antes do início das corridas.

Lamentavelmente o X3000 réplica do Sheene não tem o buraco! lol


A lista está interessante.
Mas diria que os do Randy Mamola e do Phil Read mereciam tanto ou mais estar a lista que talvez os do Garriga ou do Crivillé.

[Imagem: 5bfaf7f989806e8da12dfa0a40a0a36c.jpg]

[Imagem: 254f3b456a16ceef1c4e402edf48ba60.jpg]

Irónicamente dois pilotos que começaram com outras marcas e acabaram na Arai.

O Phil Read replica da Arai era uma das poucas opções de lendas do passado que existiam nos catálogos há uns 15 anos atrás. E portanto talvez o primeiro integral sucedido por satisfazer o mercado das neoclássicas quando este ainda estava no Jurássico.

O Mamola por ser um piloto que apesar de não ter resultados expressivos na Era dourada do GP, reunia uma enorme simpatia por parte dos fãs.

Muito provavelmente o que escrevi foi gerado automágicamente através do Moto Lero
Responder
#3

(21-12-2020 às 00:14)dfelix Escreveu:  Lamentavelmente o X3000 réplica do Sheene não tem o buraco! lol

Ya... já tinha sido comentado aqui essa "particularidade" sobre o capacete original... top! nice

(21-12-2020 às 00:14)dfelix Escreveu:  A lista está interessante.
Mas diria que os do Randy Mamola e do Phil Read mereciam tanto ou mais estar a lista que talvez os do Garriga ou do Crivillé.

Não seja por isso...

[Imagem: Randy-Mamola-to-become-a-MotoGP-Legend-1024x610.jpg]
AGV - Randy Mamola

Réplica (Arai):
[Imagem: Arai-RX-7-GP-Randy-Mamola-2_randy_gp_ml.jpg]

[Imagem: Phil+Read+action_sm.jpg?format=750w]
Premier - Phil Read

Réplica (Arai):
[Imagem: arai_chaser_legend.jpg]
Responder
#4

[Imagem: sPaQdkv.jpg]

Houve tambem por aí um tal de Scott Russel....

[Imagem: O8YeGyo.jpg]

Que tinha um capacete dos mais bonitos.

Outro capacete fixe é o de um tal de Kocinski!

[Imagem: iioupCl.jpg]
Responder
#5

Olha o meu réplica do Mamola...

[Imagem: NRh1DAV.jpg]
Responder
#6

(21-12-2020 às 18:14)nelsonajm Escreveu:  Olha o meu réplica do Mamola...

Tu próprio estás uma réplica do Mamola! lol

[Imagem: DbP6kB-W0AAJFql?format=jpg&name=small]

Muito provavelmente o que escrevi foi gerado automágicamente através do Moto Lero
Responder
#7

Além de careca... Neste último ano, fiquei com o cabelo (ou o que me resta) e a barba toda branca...

[Imagem: SM4eYt9.png]
Responder




Utilizadores a ver este tópico: 1 Visitante(s)