03-08-2020 às 16:34
(03-08-2020 às 11:56)dfelix Escreveu: E tal como isto, existem outras coisas igualmente simples que desmistificava uma data de coisas que habitualmente só se chega lá mais tarde. Até alguns "ings" que o caroço tanto abomina mas também os faz instintivamente como qualquer outro.
Até porque... se está a pagar por isso.
Certo. Estamos todos 200% de acordo quanto a isso. A carta é uma palhaçada, na minha assinei a folha das aulas teóricas, tive 2 aulas só para não dizer que ia sem nenhuma, e fiz o exame na APEC que demorou 10minutos e foi basicamente fazer 8's. Quando se paga, estás à espera que mais do que saber identificar quantos cilindros têm o motor com base numa foto de uma mota, te ensinem como usar os travões, o acelerador ou os "ings".
El_Bosco Escreveu:O melhor exemplo é o sistema de travagem em piso molhado com e sem ABS que a Honda tem na escola de Palmela. Vai treinar isto em estrada Caroço ou a ver vídeos Manteigas.
Provavelmente é o melhor exemplo do quão pouco uteis são esses cursos. Andares meia hora numa mota que nem é tua a praticar em ambiente controlado nada faz relativamente à tua capacidade de travar em piso molhado. O controlo dos travões é algo que requer tempo, prática, e conhecimento da mota até se tornar memória muscular. Os principios, qualquer livro ou video te explica. Travar numa SD1290R ou numa CB650R é substancialmente diferente. Travar numa CB500 escafiada da escola da Honda é substancialmente diferente de travar na tua própria mota. Se ao dia de hoje, séc. XXI, precisas de pagar 150 ou 200€ para te dizeres que em piso molhado deves ser progressivo na travagem e para te molharem alcatrão para praticares, nada contra, mas acho um desperdicio. A melhor forma é sempre a aprendizagem por repetição. Ir testando e aumentando os limites em situações de vida real. Porque na vida real, não são os cursos de 1 dia que te vão ajudar, é a memória muscular ou o instinto que tende a fazer aquilo que estás habituado.
Por exemplo, achas que se fores fazer o curso da Honda, aprendes instintivamente a fazer melhores trajetórias nas tuas curvas? Ou achas que é algo que progressivamente irás melhorando, primeiro "forçando" aquilo que sabes que é correto e que está explicado em tantos sitios até começar a ser instintivo a escolha da melhor trajetória para cada curva especifica? Nem estou a dizer para não fazeres o curso. Mas acho que com esses 150€ mais deslocação e eventual alojamento, ser-te-á muito mais util pegar nesse dinheiro e gastar em viagens de mota para meteres em prática as várias técnicas que existem. E nem precisas de videos. O motonliners está cheio de bons recursos.
Ditadura dos Flocos de Neve