O novo V4 para as Touring DUCATI
#46

(19-10-2020 às 12:38)dmanteigas Escreveu:  
(19-10-2020 às 12:02)carlos-kb Escreveu:  Aliás, até a maturidade, respeito e postura se vai aprendendo e refinando. Claro que há sempre quem revele mais dificuldades. Mas até para estes casos, há sempre outros métodos pedagógicos focados e adequados.

Podes ir a Wikipedia procurar dois ou três métodos desses, editar meia dúzia de palavras, e depois colocar aqui como se fosse uma inutilidade qualquer que leste numa revista da especialidade em 1997 enquanto davas uma cagadela na pausa das aulas do curso de arquitetura? smile

Yep... até poderia! Mas não entenderias e continuarias incomodadinho porque existe quem efectivamente queira discutir e falar de motos... num forúm de motos.
Inutilidade por inutilidade, sempre é preferível que sejam sobre motos. É que fóruns para falar de merda, não sei se há alguns. Mas como enches a boca para falar dela em todos os teus posts, talvez saibas tu se os há! Afinal os trolls do forúm ainda não foram totalmente extintos.

Algumas temáticas, para as aprenderes, basta uma vez. E mesmo em 97 (ou até antes), sem internet, já era possível aprender-se. É que por esse tempo, enquanto estavas a deixar de borrar fraldas, já havia quem andasse de mota, lesse, trabalhasse e aprendesse com elas. Ignorante não é aquele que não sabe e quer aprender... é aquele que não sabe e embirra que outros saibam!

(19-10-2020 às 14:39)dfelix Escreveu:  
(19-10-2020 às 12:02)carlos-kb Escreveu:  E estar a pagar mais, por algo que é redundante, só por fetichismo ou facciosismo.

É a tua opinião pessoal, com a qual não concordo.
Não vejo a existência de elementos de diferenciação como algo pejorativo.

Os construtores ao adoptarem e persistirem algo por tradição ou "imagem de marca" associada é o que ainda lhes confere alguma identidade.

Exacto... por ser uma "imagem de marca"... no fundo é algo diferenciador, que se segue ou se tem preferência... um fetiche, portanto. O facto é que isso vende (e se não vendesse, não seria opção desses construtores). Os ditos puristas (que falámos atrás), independentemente de saberem à partida que isso lhes vai custar mais, seja na aquisição, seja na manutenção, estão dispostos a pagá-lo... o tal facciosismo.
No entanto, aqui, meto algumas ressalvas. É facto que a Ducati mantém o desmodrómico porque a diferencia e no "bolo todo", vende. Ainda que acredite que mesmo sem ele, continuaria a vender. E basta ver quando foi a questão algo similar de prescindirem gradualmente das dry clutch, outro dos porta-estandartes da marca do Borgo... e não se passou grande coisa.

(19-10-2020 às 14:39)dfelix Escreveu:  Tudo o que se pode apontar ao desmo pode-se aplicar ao boxer ou qualquer motor em V. Pois consegue-se o mesmo com um bloco paralelo, reduzindo custos.
E ainda estender ao resto dos elementos e até acessórios de qualquer moto.

Mais ou menos. O desmo numa moto de produção faz o mesmo que uma distribuição convencional, sem grandes ganhos relevantes. Mas perde na manutenção mais incisiva e cara, que requer.

O mesmo não se passa se comparares um inline 4 (ou mesmo um V4), com um similar paralelo. Apesar de serem mais caros de produzir (mais material e mais componentes), a manutenção periódica não é nada por demais (ok, entre 4 cilindros vs twin, gastas de quando em quando, mais 2 velas ou mais 4 pares de pastilhas de válvulas)... mas de resto, leva sensivelmente a mesma quantidade de óleo ou até o mesmo filtro. No entanto, regra geral, o ganho nas prestações e na condução é notório e em muitos casos, relevante. E se "esticas" o twin para se aproximar dos números do 4 cilindros, acabas a poder prejudicar a fiabilidade.


(19-10-2020 às 14:39)dfelix Escreveu:  Há sempre uma forma mais barata de produzir algo "redundante" para motos de produção.

Claro que há... pecando por defeito, se os números não forem importantes, bem como o conforto de condução, comportamento, ou prestações, com um simples mono OHC de duas válvulas, podes ter a solução.
Mas uma moto não é só isso. E o resto?

Uma distribuição desmo está nesse antípodas... tende a pecar pelo excesso, em relação a uma congénere standard, por molas, sem grande ganho evidente. Não que isso seja negativo, que não é. Apenas é mais caro e requer mais atenção no capítulo da manutenção.

(19-10-2020 às 14:39)dfelix Escreveu:  Referi o accionamento pneumático de válvulas como exemplo mais "moderno" que me ocorreu.
Da mesma forma indiquei ter dúvidas quanto à flutuação das válvulas ser um "problema do passado", pelo simples facto destes protótipos não fazerem mais rotação que muitas desportivas convencionais.

Problemas de flutuação das válvulas nas mãos do condutor convencional é uma coisa.

Mais uma moeda, mais uma voltinha. Voltamos à questão já falada atrás, da forma como são usadas. Mesmo que esse espectro de rotação seja idêntico, um protótipo em pista, a ser levado ao seu limite mecânico pelos melhores pilotos, é algo diferente de uma moto de produção conduzida na estrada por um qualquer Zé Manel (mesmo que este tenha a mania que é o Rossi da Buraca)... e por mais "inspirada" que essa moto de produção seja nas versões de competição e até delas colha muitos dos componentes ou sistemas. O resto é marketing.

(19-10-2020 às 14:39)dfelix Escreveu:  Esta é daqueles temas perfeitamente legítimos num forum de discussão sobre motociclismo.

Qualquer tema sobre motos é legítimo num forum de discussão sobre motociclismo. Por mais que haja quem se incomode com isso.

(20-10-2020 às 11:57)FerroH Escreveu:  Problemas no sistema Desmo: = 0 zero
Problemas em geral no Motor = 0 zero
Manutenção do sistema Desmo cara? nunca achei isso!
Agora se nos actuais concessionários levam o "couro e o cabelo" por uma manutenção "que eu acho simples" ao Desmo... isso já outro assunto que eu acho ridículo!

A questão do desmo nunca foi a fiabilidade. Pelo contrário, ele existe para incrementar fiabilidade, numa situação de flutuação de válvulas a rotações elevadas. E só pode dar problemas, se não for mantido devidamente.
É um facto que a rede da Ducati é escassa e é uma marca tida como "premium". Neste aspecto, fazem-se valer disso, nos valores cobrados. Depois, não é qualquer mecânico fora da rede, que mexe nelas... e aliás, até há aqui uma Ducati neste forúm, cujo anterior dono dela conta que chegou a ter como resposta de um mecânico dito "multi-marcas": «- Eu não mexo em Ducatis!».

(20-10-2020 às 23:18)pareias Escreveu:  "Avarílias", "Sucatis", "Gelatinosas", vem tudo de uma visão maniqueísta da realidade. Que tanto nos caracteriza.

Sabes que para seres enaltecido, tens de acertar um milhão de vezes. Mas para te depreciarem, basta fazeres bosta uma única vez!!!

Claro que os estigmas surgem de algo... e mesmo que a sua génese seja ínfima, tendem a generalizar, acabando por ficar, ainda que a sua veracidade possa ser muito parcial ou relativa.

Dão sempre para fazer umas piadolas e toada de picardia... e pouco mais. Porque na hora de pagar a factura, doí com todas, sejam nipónicas, sejam europeias, americanas ou chinesas.

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